Logo por favor

Maquininha de cartão por favor

4 curtidas

Com o PIX, cada vez mais a necessidade de maquinetas está diminuindo. Acredito que em breve, serão vastamente substituídas. Pois o serviço é instantâneo e sem as taxas pesadas da maquineta.

Ideia válida! Quem sabe um dia não cheguem as maquinetas roxinhas? (Penso que seja difícil, mas vamos torcer). :wink:

7 curtidas

Fiquei pensando aqui como seria viver no fantástico mundo das maquinetas!

6 curtidas

Isso é algo bem pedido por aqui. Quem sabe o Nubank não disponibiliza isso em breve?

2 curtidas

Acho que você está confundindo um pouco as coisas. O Pix pode sim substituir o dinheiro físico e o cartão de débito, mas Pix e cartão de crédito não tem absolutamente nada a ver. Eu estou usando bastante o Pix, porém não tenho pretensão nenhuma de deixar de usar meu cartão de crédito, que me permite parcelar a compra, pagar a fatura em outra data e acumular pontos. Portanto a procura por maquininhas não deve mudar.
Sem contar que pro consumidor, da muito mais trabalho ter que entrar no app do banco e escanear o qr code do que simplesmente aproximar o cartão, por exemplo.

1 curtida

O pix também vai operar tanto pro débito quanto pro crédito acredito que ano que vem o BC já até falou sobre isso é será interessante pode cadastrar os cartões como é cadastrado no MP é assim não precisar ficar andando com cartão será uma boa opção.

2 curtidas

Ainda não vi nada do BC que fale sobre o uso do pix no crédito, apenas no débito, saques em estabelecimentos e tal, mas não vejo nada tão difícil o uso no crédito, só não creio que possa ser tão de imediato.

Essa notícia da Exame é fresquinha, acabei de ver :point_down:

https://exame.com/future-of-money/pix-open-banking/banco-central-explica-gratuidade-do-pix-e-divulga-novas-funcionalidades/

1 curtida

Por enquanto.

Por enquanto. Aqui já estão aceitando pagamentos com o PIX. Concordo que comprar no crédito ainda é um empasse, mas pensa comigo, um entregador do iFood carregando a máquina maior que um tijolo, que pode acabar ficando sem bateria ou sem sinal. (Uso iFood constantemente e muitos até cancelam a venda por conta disso). Versus o entregador levar um cartão de papel que cabe na carteira.

A tendência é cada vez imergirmos mais no digital e menos no físico. Se você se inteirar mais sobre as tecnologias que já temos, você ficaria perplexo.

Talvez ainda não, mas não levará muito tempo para isso mudar.

Tu liga a câmera e já é direcionado, alguns celulares já vem com o leitor de QR imbutidos no software da câmera.

Pesquisa sobre as tecnologias sendo testadas pela Amazon lá dos States.

O foco principal foi responder ao questionamento. Por ora acredito não ser de interesse da Nubank ter maquinetas próprias, mas tudo pode mudar.

4 curtidas

:clap::clap::clap::clap::clap::clap:

1 curtida

Olá @Vanessa_Andrade1 seja bem-vinda a Nucommunity , é algo bem pedido aqui

Olá @Vanessa_Andrade1 seja bem-vinda e olha, o PIX chegou justamente pra quebrar paradigmas, prepare-se para o Open Banking.

2 curtidas

Concordo plenamente, porém existem maquinas de cartão super pequenas, bem menores que um celular, já viu? Também existem maquinas que se acoplam ao celular, virando uma coisa só. As pessoas tem uma certa mania de pensar que pra algo realmente “evoluir”, é preciso reinventar a roda, mas não é assim. Tenho certeza que já ouviu falar sobre Apple Pay, Samsung Pay, etc. Já usou? Eu já usei bastante, e posso te falar que funciona mil vezes melhor do que o Pix. Aproximar o celular e encostar o dedo em um botão é muito mais fácil do que ser obrigado a escanear um QR code e logar no app do banco. Sem contar que não é todo mundo que vai correndo usar qualquer novidade que apareça no mercado. Quer um exemplo? Eu sou sócio de uma empresa, e ajudo minha família em um comércio. Implementei pagamentos com o pix no site da empresa, e no comércio da minha família tbm. Sabe quantas pessoas já usaram? Menos de 1% dos clientes. A maioria esmagadora ainda passa tudo no cartão ou boleto, e nas compras presenciais, posso ver que mesmo pessoas com cartão contactless por exemplo, inserem o mesmo na maquininha. Ou seja, nem todos são como eu e você, ligados em todas as novidades e prontos para usa-las.

Eu sou formado nisso e trabalho com tecnologia, e sei que o futuro é cada vez mais digital, mas não creio que o pix tenha muito a ver com isso. O pix é ótimo para transferencias, mas como meio de pagamento, ta longe de ser o ideal. Também dúvido muito que o Nubank lance suas próprias maquininhas, mas agora dizer que elas vão ser extintas por causa do Pix, ai acho praticamente impossível.

E pra finalizar, quer meio de pagamento mais arcaico que dinheiro vivo? As notas sofrem danos, rasgam, acumulam sujeira, são roubadas, podem ser falsificadas e são difíceis de rastrear. Mesmo assim elas ainda estão circulando, e não ha nem ideia de quando vão ser extintas. Portanto, as coisas não mudam na mesma velocidade que as novas tecnologias surgem.

Sim, já vi, mas sabia que o QR Code do PIX cabe num pedaço de papel? Mais compacto que isso impossível.

Ninguém imaginava até ontem, que poderíamos carregar um telefone no bolso, antes eram bem pesados, geralmente ficavam chumbados na parede, os primeiros celulares eram praticamente uma mala de viagem, hoje é praticamente indispensável na vida de qualquer pessoa ter um smartphone. Que tira fotos, tem GPS, comando e tradutor por voz, praticamente um computador. Muitos tiveram que se adaptar mesmo já sendo bem idosos. Faz menos de 15 anos que celulares ficaram populares e acessíveis, uma mudança bem notável.
(CNH será apenas via digital, então idosos serão forçados a terem um smartphone em pouco tempo, isso é apenas um dos milhares de exemplos.)

Imagina com formas simples de pagamento. Daqui a pouco alguns estão até fazendo tatuagem de QR Code do PIX.

Já ouviu falar em criptomoedas? Bom então, estão dizendo que vão sim substituir o papel-moeda na próxima geração. O PIX já é um tipo de transação criptografada, vemos assim um prelúdio do que está por vir.

Pagar já não seria um tipo de transferência? E por que não é o ideal?

1 curtida

Eu sou desses, dou preferência ao crédito, tenho prazo, débito só com desconto.

1 curtida

Claro que cabe, mas já vi que você não trabalha com isso.
Existe um QR Code estático, que realmente cabe em um papel, mas para um estabelecimento ou empresa, é inútil. O QR Code estático não tem as mesmas opções do dinamico. Você não pode estipular preços diferentes, você não pode estipular um vencimento…você não tem controle nenhum, quem tem é quem está pagando. Acha mesmo prático ir pagar a conta do mercado e ter que digitar certinho o valor? E se alguem digitar errado? Vai ter que fazer o processo todo dnv? QR Code estático não serve pro que você quer, e pra gerar um QR Code dinâmico vc precisa de um aparelhor conectado a internet, tipo o que? Isso mesmo, tipo uma maquininha de cartão.
E outra, pagamentos por QR Code precisam de internet nas duas pontas. Os estabelecimentos vão precisar de um aparelho conectado a internet para gerar QR code dinamicos, e quem for pagar tbm precisa de internet. Se a ideia é oferecer praticidade, você acabou de ir contra isso. Um cartão funciona em praticamente qualquer lugar do mundo, sempre sem precisar de internet pro pagador.

Claro, eu invisto em criptomoedas, e dai? Sabe quantas vezes paguei alguma coisa com elas? Nunca, igual a grande maioria das pessoas que investem nisso.
Aqui onde moro, todos os bancos e lotéricas tem um fila quilometrica, não importa o dia. Acha mesmo que essas pessoas, que não sabem nem usar um app de banco para pagar as contas, vão usar criptomoedas? Você é muito otimista pelo jeito.

Simplesmente pq quando você vai transferir dinheiro para alguem, não tem uma fila atrás de você esperando seu app carregar, esperando a camera detectar o QR Code, ou esperando você conferir os dados da outra pessoa.

Entenda uma coisa, nem todas as novas tecnologias surgem para substituir as já existentes. Claro que pagamentos por QR Code são legais, mas não são perfeitos e não devem substituir outras formas de pagamento. Cartões de crédito também oferecem vantagens e benefícios incríveis para quem sabe usar, e não existe a necessidade de serem substituidos no momento.

O uso do PIX para recebimento em estabelecimentos ainda é um pouco complexo por conta dos equipamentos de PDVs que entram aí várias informações como preço, fechamento da venda e tals. Para aceitação nesses estabelecimentos creio que terá que haver modificações em seus sistemas internos. Mas creio que alguns já tenham se preparado logo que começaram a falar do pix, e podem até já estar usando, mas entendi seu ponto de vista.

2 curtidas

Sim, o que estou tentando explicar é que o QR Code que a gente pode imprimir, não serve para um negócio. Cada compra tem um valor diferente, um prazo para pagar diferente, etc. Você precisa gerar um código novo a cada venda, e para isso você precisa de um aparelho conectado a internet de qualquer jeito. Já existem maquininhas do PagSeguro que aceitam pagamentos por PIX. Pq aceitar pagamentos por pix em uma maquinha e pagar taxa, ao inves de simplesmente imprimir um papel com um código? Justamente pq o QR Code impresso não serve para uma loja ou negócio.

Nossa seria um tudo s2

Isso mesmo, se não me falha a memória, já ouvi falar em algum estabelecimento conhecido que está aceitando pagamentos via PIX.

Vai existir a partir de janeiro uma taxa de ambas as partes cliente/estabelecimento, só não lembro como vai funcionar, parece-me que tem a ver com o número de transações.

Olá @Vanessa_Andrade Seja bem vinda a comunidade nubank