O que é LTN, o Tesouro Prefixado?

A LTN é a sigla para Letra do Tesouro Nacional, hoje chamada de Tesouro Prefixado. Ela é um tipo de investimento considerado de baixo risco e que pode ser feito por qualquer cidadão.

Além disso, instituições financeiras podem aplicar o dinheiro dos clientes na LTN e fazê-lo render.

Na prática, a LTN é um título prefixado do Tesouro Direto.

Calma, o que é um título público?

Os títulos públicos são emitidos pelo governo federal como forma de arrecadar recursos.

Isso significa que, ao comprar um título público, você está emprestando dinheiro para o governo brasileiro em troca de uma remuneração por este empréstimo, que você receberá quando vender o título.

Todos os títulos do Tesouro, incluindo a LTN ou Tesouro Prefixado, são ativos de Renda Fixa – ao comprar o título, você tem uma ideia de quanto terá no momento do resgate.

Ou seja: você compra o título por um valor determinado e, ao vendê-lo, recebe o valor inicial mais juros sobre ele.

O que é um título prefixado?

A LTN é um título prefixado do Tesouro Direto. Vale lembrar que os títulos podem ser de dois tipos:

  • Prefixados – ou seja, em que é possível saber qual será o retorno no fim da aplicação, por exemplo, 6% ao ano. É aqui que a LTN se encaixa.

  • Pós fixados – quando o rendimento é atrelado a algum outro índice da economia. Por exemplo, um rendimento de 100% do CDI (uma taxa comum usada pelos bancos). Nesse caso, o investidor sabe que seu dinheiro vai render conforme algo específico – mas não sabe exatamente quanto porque esse indicador tem suas flutuações.

Com exceção dos títulos LTN, todos os demais comercializados no Tesouro Direto estão atrelados a algum índice, como a Selic ou o IPCA.

Ou seja: você receberá o valor emprestado mais os juros de acordo com a variação de um desses índices. Não se sabe, portanto, exatamente o quanto receberá no vencimento do título pós fixado , já que os índices variam.

Quais são os títulos de LTN?

Hoje a plataforma do Tesouro Direto disponibiliza três títulos prefixados – ou LTN – para compra:

  • O Tesouro Prefixado 2022;

  • O Tesouro Prefixado 2025;

  • E o Tesouro Prefixado com juros semestrais 2029.

O que muda entre eles é a data de vencimento do título e, por consequência, a taxa de rendimento ao ano.

Quanto maior o prazo do título, maior será sua taxa de rendimento ao ano – mas isso não significa que você não pode sacar o investimento antes do prazo.

O Tesouro Direto é um investimento, como os demais de Renda Fixa, que possui liquidez diária e permite que você resgate o valor investido a qualquer momento. Em outras palavras, o seu dinheiro fica livre.

Comprar LTN ou Tesouro Prefixado

É possível comprar e vender os títulos do Tesouro Direto por três canais:

  • No site do Tesouro Direto,
  • No site de sua instituição financeira – normalmente, na plataforma de investidor
  • Através de sua própria instituição financeira, permitindo que ela aplique seu dinheiro na LTN.

Assim como os demais títulos do Tesouro Direto, a LTN é negociada por uma plataforma do governo federal.

O valor mínimo para investir no Tesouro Prefixado é, como os demais títulos públicos, R$ 30. O valor máximo para aplicação no Tesouro é de R$ 1 milhão por mês.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui .

Fonte: Blog Nubank

8 curtidas

Muuuuuito obrigada pelas informações! Eu entendo pouquíssimo disso tudo, e este post ajudou bastante! :clap:t4::wink::purple_heart:

2 curtidas

Posts como esse aumentam a expectativa daqueles que querem que o Nubank se torne mais um meio para investimentos.
Educação financeiro é extremamente importante e não aprendemos isso na escola, portanto todo aprendizado é pouco, uma vez que a maioria (dos brasileiros) não tem essa conscientização ainda.

3 curtidas