Olá pessoal, bom dia! Sou novo aqui na comunidade

Faz uns dois meses que estou acumulando nucoins, atualmente estou no nível cinco, estou aproveitando essa queda pra poder ir p próximo nivel. Estou acostumado a investir em renda variável, então não estou surpreso com essa queda dos nucoins, como meu intuito é somente acumular p longo prazo, estou lendo bastante sobre cripto e utility token, mas umas dúvidas que ainda não consegui encontrar em lugar algum é:

É possível uma utility token passar a ser uma cripto? E o nubank pode mudar as regras sobre os benefícios oferecidos por ter elas congeladas? Por exemplo: diminuir a quantidade de nucoins recebidos por real gasto?

5 curtidas

Seja bem-vindo à NuCommunity, @Gean_Ferreira2! Que bom vê-lo por aqui. Sobre suas dúvidas, vou separar por tópico pra contribuir da melhor forma possível, tá bom?

  • Sobre um dia virar criptomoeda, acho bem difícil. Visto que o Nucoin desde a sua construção é focado como um programa de benefícios, não digo que é impossível que no futuro haja alguma alteração, mas pra isso teria que mudar todo o foco do programa e por hora vejo que o Nucoin tem muito a evoluir com o tempo, então não é possível te afirmar com exatidão.

  • Sobre os benefícios, o Nubank pode alterar os benefícios que oferecem com o tempo, seja incluir ou remover, mas sempre comunicando previamente os clientes, conforme consta em um trecho regulamento do programa que vou deixar abaixo, mas depois vale dar uma lida completa.

15 curtidas

Bem Vindo!

3 curtidas

Primeiramente seja muito bem-vindo a comunidade.

E continue acumulando e compensando em retorno como benefício a longo prazo.

4 curtidas

Oi @Gean_Ferreira2, seja bem-vindo à @NuCommunity.

Fazendo aqui uma pesquisa na internet para ver se também conseguiria achar sua resposta, acabei encontrando um artigo bem legal. Ele não diz se pode ou nao, mas fala das diferenças entre um token e uma criptomoeda.

Talvez lhe ajudar com a resposta. Segue abaixo o trecho:

Qual a diferença entre token, moeda fiduciária e criptomoeda?

""moedas fiduciárias** podem realizar transações no mundo real e no sistema financeiro como conhecemos, criptomoedas podem ser utilizadas no mundo real mas estão em redes alheias ao sistema tradicional e tokens são a digitalização de ativos/direitos, conectando as duas pontas.

Vale notar outro ponto bastante importante de diferencial dos tokens: apresentam funções que vão muito além das funções pretendidas pelas moedas fiduciárias e criptomoedas (geralmente associadas a realização de pagamentos, servir de unidade de conta e reserva de valor).

Fica muito mais fácil de entender quando você descobre quais são os tipos de tokens.

Quais são os tipos de tokens?

São basicamente cinco: payment, utility, security, equity e os NFTs.

Payment tokens são aqueles utilizados exclusivamente para pagamentos. Sim, aqui entram as criptomoedas como você conhece, como Bitcoin, Litecoin e Ripple, aquelas que você compra para poder depois comprar coisas com elas, como um dinheiro digital.

Utility token são aqueles cuja função principal é permitir que uma pessoa atue dentro de algum ecossistema ou plataforma. Várias comunidades cripto estabelecem sua governança por meio de tokens de utilidade para realizar votações ou tomar decisões importantes para o projeto. Ou seja, quem possui esses tokens tem poder de voto.

Security token é a transformação digital de ativos securitizáveis: ações, direitos, obrigações, dívidas… Tudo que puder ser securitizado e inserido no universo cripto (ou seja, colocado em uma rede blockchain), pode virar um token desse tipo.

Equity tokens são as ações que passaram a ser tokenizadas. Pode ser que você encontre esse tipo dentro do anterior (security), mas a diferença é que, nesse caso, fala-se exclusivamente do que acontece quando você detém ações, não os outros tipos de securitizáveis.

NFTs, ou tokens não-fungíveis, são aqueles itens sobre os quais você consegue colocar identificação única, o que serve tanto para facilitar o histórico do item quanto para facilitar a comercialização. Geralmente têm relação direta com o desenvolvimento de obras de arte e itens exclusivos disponíveis no universo cripto.

Importante apontar que, entre esses diferentes tipos, você também pode ouvir falar da figura dos tokens sintéticos. Esse não é um tipo específico de token, mas se refere ao acompanhamento de um ativo sem que você o tenha. Ou, de maneira bem direta: token sintético é aquele que te permite ter uma exposição a determinado token sem que você precise comprá-lo, como por exemplo sUDS reproduz o valor do dólar dos EUA e renBTC busca acompanhar o valor do Bitcoin.

Fonte: Terraço Econômico

3 curtidas

Continue concentrado em sua estratégia, parece a mais racional para o atual estágio do programa.

3 curtidas

Excelente estratégia. Ter dúvidas é sinal de grandeza. Parabéns pela iniciativa de interagir conosco aqui na comunidade. @ranielreis passou informações precisas :clap:

5 curtidas

Seja bem vindo!

Penso que deve ser sim possível mas não usual, porque ao mudar o token, boa parte ou talvez até todos eles já tenham sido distribuídos, não dando igual oportunidade para os possíveis interessados.
Acredito que, se um dia o Nubank quiser uma cripto, vai lançar do zero, com airdrop etc. E nada impede que as 2 coexistam.

2 curtidas

Há um certo consenso dentro do sistema financeiro, das Exchanges e dos próprios desenvolvedores de criptoativos que:

Toda criptomoeda é também um token, mas nem todo token é uma criptomoeda.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.