Regra número 1… não conte pra ninguém o que vc faz da sua vida financeira, quando ganha, quanto tem, quanto gasta e o que faz e não faz da sua vida financeira… não conte nem pra sua sombra!!!
Então, quando me ofereceram uma plano de previdência complementar lá trás, a maioria que trabalhava comigo não deu mínima, carros e motos eram o que queriam, resultado, dos poucos que ainda tenho contato estão na situação do seu irmão.
Hoje complementa minha aposentadoria, continuo trabalhando, e venho reaplicando essa renda, não fiquei rico como disse em outro post, mas vivo tranquilamente.
A maioria aqui é jovem, se tem uma renda sobrando, não custa pensar no futuro.
Minha regra de vida é simples: tratar os outros como gostaria de ser tratado. Sempre fui curioso e questionador, e, no ensino médio técnico, percebi que muitos evitavam falar sobre salário. Prometi a mim mesmo que, quando começasse a trabalhar, seria transparente sobre isso.
Passei em um concurso público e, antes da posse, tentei obter informações sobre o salário com colegas, mas até servidores públicos fugiam do assunto. Quando me perguntavam, eu respondia com todos os detalhes.
No início, só conhecia a poupança como investimento, e via outras opções como complexas ou suspeitas. Ao estudar mais, percebi o quanto esse conhecimento faz diferença e tentei compartilhar com familiares e amigos, mas poucos se interessaram. Alguns preferiam apostar em BETs a investir em um CDB.
Com um salário líquido de R$ 2.000, investia 50% ao mês. Enquanto isso, um parente, servidor federal ganhando R$ 11.000, estava endividado e me pediu R$ 10.000 emprestados, demorando um ano para devolver. Outra vez, uma amiga reapareceu após dez anos sem contato, pediu ajuda para pagar uma conta e, quando cobrei, virei o vilão.
Tentar ajudar com informações e conselhos nem sempre é valorizado. Muitas vezes, as pessoas preferem tirar vantagem a aprender algo útil.
Por experiência pessoal, eu também já fiz isso de divulgar os produtos financeiros pra familiares e colegas, porém, poucos se importaram e continuam com o assunto. O resto só fala mal. É melhor você ficar na sua e não dizer pra ninguém oq tá fazendo, se não essas coisas podem acontecer, como os pedidos de empréstimo
Eu até comecei a fazer pequenos empréstimos para parentes e amigos, com juros baixos, mais com intuito de ajudar mesmo. Resultado: só levei bolo, poucos foram fiéis no pagamento. A corrupção no Brasil é cultural, não se trata apenas dos políticos, infelizmente.
É por isso é que temos esse nível de politicos
A regra de ouro é: todo mês gastar menos do que se ganha e economizar pelo menos 10-25%, que irão compor uma “massa crítica”. Vale a pena e traz uma sensação de tranquilidade indescritível ter, por exemplo, meio milhão guardados no banco. Além disso, é possível ajudar os outros sem pedir nada em troca. Eu mesmo já dei quantias altas, de 15k, por exemplo, sem pedir nada em troca.
Enfim, vamos poupar mais, vejo gente que gasta tudo que ganha ou que gasta mais do que ganha todo santo mês e isso só leva ao endividamento.
Isso mesmo, @NucoinN6.
Sempre reforço isso com as pessoas que fazem parte do meu ciclo social.
Observo uma dificuldade entre uns e resistência entre outros. As duas, muito forte.
Não precisa ser um milhão (claro que um milhão é bem simbólico), mas qualquer tanto que seja investido em reserva de emergência (rendimento diário com liquidez imediata).
Destrói famílias e relacionamentos. Temos que muito cuidado com endividamento descontrolado.