Por que somos tão crucificados ao guardar dinheiro?

Não sei se vocês passam por isso, mas eu sofro meio que um “bullying” das pessoas quando falo que guardo dinheiro. É sempre a mesma conversa, você morre e fica tudo aí, mas na primeira oportunidade a pessoa vem te pedir dinheiro emprestado! Não sei se essa cultura de gastar sem pensar no dia de amanhã é só aqui no Brasil, mas as pessoas são muito indisciplinadas financeiramente e querem nos tachar de doidos quando queremos fazer o contrário!

23 curtidas

Para os filhos darem continuidade ao seu legado ou doar para uma causa nobre como muitos que construiu a sua herança tem feito, é algo que também não entendo porque tratar de dinheiro com tanta polêmica em vários cenários já percebi isso. :handshake:

11 curtidas

Entendo que essa situação é bem comum @Sabrina_Santos17 .
A maioria das pessoas receia economizar por entender que a vida precisa ser vivida no agora, imediatamente. Que não sabemos o dia de amanhã, e por aí vai…
Também penso um pouco nisso e por isso divido o assunto investimentos em dois pedacos: para o “Eu de agora” e para o meu “Eu do futuro”.
Gosto de pensar que existem várias formas de se investir e isso não se limita apenas a dinheiro. Investir tempo, investir em conhecimento, em felicidade, etc.
E por esta razão tento guardar estes “dinheiros” em caixinhas bem separadas que serão gastas em curto, médio e longo prazo.
Se não fizermos isso, provavelmente meu “Eu de agora” não conseguirá ser totalmente feliz. Por isso, tenho este pensamento.

12 curtidas

Pior que ja sofri muito por isso hein,

ja ouvir muito, e ainda mais que eu não gosto de sair, é raro os momentos que quero sair pra fazer algo, meu lazer sempre foi bem mais barato do que a galera com a mesma idade.

Na adolescência consegui guardar bastante dinheiro porque não gostava de sair e muito menos festas e baladas, graças a isso aprendi a investir e a importancia do dinheiro e da reserva de emergencia :slight_smile:

hoje já tenho um equilibrio maior entre investir e curtir minha vida.

11 curtidas

Este é o famoso grupo da “manada” e você, tá fora. Por isso, pra “te proteger” eles tentam de tudo, trazer você para o fracasso de vida que eles tem.

Na cabeça deles, “guardar dinheiro” é sinônimo de ser pão duro (“murrinha”). Mas, pelo contrário. E saber controlar os seus impulsos, comprar por uma real necessidade, ao invés de ir pelo consumismo. Logo, guardar dinheiro :moneybag: é sabedoria, mas guardar, investindo esse dinheiro, ao invés de deixar “embaixo do colchão”…

Você :index_pointing_at_the_viewer:, eu e muitos outros, não estão sozinhos. E digo mais, mexer com pobre de espírito (“mentalidade”) é muito difícil mudar o pensamento deles… Mas, sabe como você, muda? Fica na sua, caladinha… as vezes as ações falam mais do que palavras.

E quando, eles, menos esperar de você. Você estará dando exemplos… Mas, pode esperar, terá muitos obstáculos no caminho… E sempre que duvidar de si. Acredite. Você está indo na direção certa.

A propósito ninguém te oferece pra pagar boleto, só pra dar palpite na sua vida, já percebeu? Se querem “opiniar” nas suas escolhas, pedem pra pagar um boleto. E ainda assim “você vai pensar, se vai ouvir!”. Afinal, o dinheiro é seu, o trampo é seu e quem ralou foi você :index_pointing_at_the_viewer:. Dê valor ao seu dinheiro!

Por fim, some de pessoas falidas nesse sentido. Elas só trazem mal olhado e vivem sempre o agora, lá na frente, a idade chega pra todos!. E com disciplina, planejamento, erros e acertos, você chega lá…


Em outras palavras, afaste de gente atrasado, atrapalhado que não prospera (pode ver!) e vive o hoje, planeje o futuro e fica em paz. Tá no caminho certo… :pray: #ficaadica

10 curtidas

Interessante essa sua visão, bem legal mesmo!

8 curtidas

Essa questão do exemplo realmente é muito real. Eu comecei a me calar, mas as pessoas mais próximas começaram a seguir alguns exemplos e vieram me agradecer! Hoje em dia a melhor coisa é ficar calada mesmo.

8 curtidas

É algo normal de se ouvir, mas depende muito do objetivo de cada um.

7 curtidas

Já escutei muitas críticas por guardar dinheiro como ja recebi muitos elogios também. Eu tento levar equílibrar as coisas fazendo uma reserva mas também me dou uns luxos

4 curtidas

Exatamente, ninguém quer guardar algo e deixar rendendo para o futuro, mesmo sabendo que vai ganhar mais. As pessoas querem tudo para agora e a primeira oportunidade de gasto que tiver, pode ter certeza q essa pessoa vai gastar sem nenhum esforço

3 curtidas

Acho que é uma questão muito cultural.
Guarde hoje para usufruir amanhã
Interessante sempre tentarmos viver com um pouco a menos do que ganhamos, não sabemos o que pode acontecer no futuro.
Pra quem consegue, acho interessante guardar de 10-20% da renda para imprevistos e para não subir o padrão de vida caso tenha a necessidade de descer um degrau.
É muito fácil subir o padrão, descer é bem difícil.

2 curtidas

É por essas e outras que não falo com as pessoas sobre dinheiro.
1 - Para não me acharem pão duro só por guardar dinheiro
2 - Para não virem me pedir emprestado, por saberem que tenho dinheiro guardado
3 - Para que não venham me pedir dicas sobre investimento a espera de algo mirabolante
4 - Para que não venham me empurrar o “investimento” mirabolante que encontraram
Prefiro seguir sozinho, por minhas próprias pernas, sem questionamentos ou desaprovação. Sendo assim, quanto menos gente souber sobre minha vida financeira, melhor.

3 curtidas

É, concordo em partes Erso.
Acho que dinheiro não é algo pra comentar com qualquer pessoa. Mas amigos íntimos, família, pra trocar feedbacks, acho legal!
Claro, sempre saber filtrar o que vão usar com essa informação, infelizmente, muita gente aproveita a situação e, sabendo de uma boa posição financeira, podem vir a pedir ajuda, empréstimo, etc.

Acho bom sempre falar em %, ou não em valores exatos, só com muita intimidade pra abrir a caixinha completa.

1 curtida

Rs minha mãe sempre fala isso “Você morre e fica tudo aqui”. Quando o verdadeiro problema é se você não morrer tão cedo, vai ter que se matar de trabalhar até o último dia da vida e nunca vai poder diminuir o ritmo. Este é o preço de não poupar dinheiro. Mas até entendo que é preciso desfrutar também. Hoje estou numa fase da vida que já acumulei uma soma interessante e busco gastar com qualidade. Mas nunca abrindo mão de poupar sempre e investir

5 curtidas

Bem isso :joy: :point_up_2:t6: falam, mesmo.
Eu sempre rebato dizendo que o problema não é quando você morre, pois quando se morre, acabou. Mas, quando “não morre” e fica por ai sem ter onde “cair vivo”
pois, morto tu cai em qualquer lugar :rofl:

Futuro não existe pra quem não tem educação financeira e vive no sistema G.G.D. Ganho Gasto e Devo. :laughing:

Bora viver no G.P.I. Ganho Poupo Invisto. :saluting_face: :+1:t6:

5 curtidas

Exatamente, está certíssimo. A melhor coisa é não falar nada, até porque sempre vai ter alguém para pedir dinheiro emprestado, aí a gente luta para guardar e a pessoa pede emprestado sem fazer esforço algum para suprir os imprevistos.
Eu estou me deparando com pessoas pedindo dicas de investimento pra mim, é muito complicado você indicar investimento para alguém, ainda mais quando não trabalhamos com isso, investimos para nós mesmo, já sabemos dos riscos.

4 curtidas

Amei!!!

1 curtida

Não é só no Brasil, é em todos os lugares. A melhor coisa que você pode fazer é não contar a ninguém. Aproveite que hoje você pode investir em ativos de maneira discreta, ninguém precisa saber. Viva sua vida de forma simples e todos vão gostar de você. No momento em que pessoas sabem o que você tem, suas oportunidades e o modo como te tratam mudam. Você tem a escolha de andar ou não com um alvo nas costas é só não alimentar seu ego

2 curtidas

Não passo e nunca passei. :white_check_mark:

O negócio é fazer o que é correto pra nós mesmos no momento que achamos certo!

Não me arrependo de ter guardado e tbm não deixei de fazer o que aparecia (negócios e viagens) qdo meu tempo permitia.

9 curtidas

Sabe, são poucas escolas que tem educação financeira, vivemos muito o lema de carpe diem - que é uma expressão latina que expressa o sentido de que se deve aproveitar o presente ao máximo. Porém, ao pensar muito no presente, esquecemos o futuro, e sempre vamos passar por ele, que vai se tornar um presente e depois virar um passado. E nessa cultura do consumo imediato e a falta de disciplina que temos nos causa isso. Aconteceu a mesma coisa comigo, dentro de casa. Eu comecei a guardar o dinheiro que meu pai me dava, e todo mês eu mostrava para ele que tava rendendo (começou em centavos por MÊS, e depois passou a ser reais por DIA), no começo ele era bem cético, falava que não ia dar certo, ou que não funcionava, até que chegou um momento que ele percebeu que valia a pena.
Agora vou te falar uma coisa que me falaram “investimento infelizmente não é para todo mundo. Por isso que quem tem conhecimento, muitas vezes concentra para si.” eu fiquei bem reflexivo quando me falaram isso, e é verdade, quem tem conhecimento sobre finanças quer mais que os outros sejam ignorantes mesmo.
Eu sempre escutava de algumas pessoas: nossa, 50 mil não é nada… ou algo do tipo, o pior de tudo é que essas pessoas normalmente não tem nem 1 real na conta. Então, faça e invista por você, depois é compensador.

5 curtidas