Qual a sua relação com o dinheiro?

Estou lendo um livro disponibilizado por um membro da NuCommunity, “O segredo da mente milionária”, e eu percebi o quanto as minhas experiências sobre o dinheiro e a forma como eu penso sobre ele influencia na minha vida financeira.
Até ontem eu pensava (aprendi a pensar assim desde criança) que dinheiro foi feito para gastar e que caixão não tem gaveta, ou seja que não precisava guardar dinheiro para o futuro. Como resultado desse pensamento eu sempre gastei o meu dinheiro até o último centavo. O que obviamente me impediu até hoje de prosperar financeiramente e me deixou em apuros sempre que eu perdia um emprego.
Agora eu te pergunto, qual a sua relação com o dinheiro, qual sua experiência passada e como isso tem afetado seu presente?

3 curtidas

Eu administro até um centavo hoje em dia , guardo para chegar a 1 milhão de reais. Antes eu não tinha educação financeira, mas com um tempo fui estudando e daí me abdiquei para guardar tudo que sobra.

1 curtida

A minha não foi muito boa,assim que comecei a trabalhar depois de 1 ano me endividei caindo no limite do cheque especial e cartao de crédito com limite muito alto,até hj me pergunto como posso ter sido tão ingênua naquela época,mas é vivendo e aprendendo e até hj sinto o impacto que teve na minha vida financeira.

Se me permite um conselho: não esqueça de viver o presente também. Abdicar de tudo agora pode trazer problemas futuros. Quando alcançar aquilo que deseja poderá pensar “fiquei esses anos todos me privando de tudo agora vou aproveitar…”

Eu vivo , porém junto uma grana para necessidades, curtição e investimento, separo para o agora e para o futuro.

Essa era a forma que seus pais usavam o dinheiro?
Eu sempre entrei em dívidas tbm pq minha mãe sempre dizia: " se você não se endividar não tem nada na vida" :confused: e isso não é verdade, agora eu vejo

Me identifico completamente com a sua postagem. Eu sou MUITO jovem ainda e eu não tenho tantas responsabilidades por não ser completamente independente, mas a minha noção e planejamento no financeiro de uns anos pra cá tem sido um dos valores que eu mais tenho valorizado em mim.

Sim,na realidade minha mãe até hj não sabe se controlar e fico tendo que dar umas broncas nela de vez enquando pra vê se um dia ela aprende a valorizar o dinheiro que tanto luta pra conseguir

Isso brother temos que ter uma Educação financeira senão acabamos desvalorizando no dinheiro.

Só não curto porque estou sem curtida, gostei da sua colocação com o dinheiro.

@Marlonx e @Vanilson_Duarte vocês podem ajudar muito colocando seus conhecimentos , dicas e experiências neste tópico

1 curtida

Eu as vezes me considero um pouco ingênuo e otimista quando se trata de dinheiro. Minha família não tem uma condição favorável, mas ainda tenho o pensamento de que com um planejamento e controle dedicados, conseguimos dar a volta na situação… mesmo que a longo prazo. Acreditar nessa possibilidade é o primeiro passo.

Meu desafio pessoal é que mesmo que eu me envolva cada vez mais no financeiro aqui de casa, meus avisos e minhas discussões são muitas vezes ignorados por não me levarem a serio. :man_shrugging:t2:

Sempre tento guardar o máximo de dinheiro possível, para eventuais desconfortos ou divertimento

Vou contribuir , pode deixar!

Você tem toda a razão, o conhecimento é muito importante, mas nada vale se você não colocá-los em prática e acreditar de verdade que dará certo. As vezes, as reações negativas das pessoas a nossa volta pode nos paralisar, então é importante saber filtrar isso e não deixar que isso afete a nossa atitude.
Sabe quando vc tem uma ideia e conta para uma pessoa e ela diz que não dar certo? Se você fica com aquilo na cabeça vc nem mesmo põe em prática algo que você achava genial. Confie no seu conhecimento e continue otimista :wink:

2 curtidas

Educação Financeira deveria ser disciplina obrigatória nas escolas. Temos que ter está disciplina desde os primórdios e não depois quando o estrago está formado. Certamente teríamos uma economia melhor!

2 curtidas

Sem dúvidas, mas espero que isso mude em breve

2 curtidas

Isso vai acontecer várias vezes,pq os pais acham que não somos maduros o suficiente pra entender sobre o dinheiro,cabe a você tentar fazer a diferença é quem sabe assim mudar o pensamento e atitudes da sua família.

Assim que eu faço,um passo de cada vez para um futuro melhor

sim com certeza

concordo com vc