EFP - Educação Financeira Pessoal

Bom dia, boa tarde e boa noite seus lindos e lindas!

Galera, infelizmente o nosso país não incentiva o estudo sobre dinheiro, mais do que isso até, a nossa cultura não facilita essa conversa, seja na escola, em casa ou entre amigos.

Com exceção de uma minoria que construiu riqueza do zero e tenta passar essa preocupação e ensinamentos para seus filhos, a grande massa vê a riqueza como algo pejorativo (embora gostariam muito de serem ricos).

Tá…

Mas, por que estou dizendo isso?

O Nu Bank é uma das soluções maravilhosas dessa era pós-digital, a inovação tem nos ajudado muito e eu acredito fielmente, que embora aconteça tragédias e ficamos sabendo de coisas horríveis, estamos vivendo na melhor era de todas até hoje.

Então, já que o Nu Bank já nos ajudou com seus serviços a melhorar nosso relacionamento com o dinheiro. Vamos nos ajudar enquanto sabedoria para tratá-lo bem? E quando digo tratar bem, quero dizer: gastar menos que ganha e melhor, fazer ele trabalhar para você – investir bem, doar para causas que farão a diferença no mundo, enfim, tudo que beneficie essa relação homem x dinheiro.

Dinheiro deve ser um meio, não um fim.

~Hélder Sena de Souza

Quem topa?!

Só deixar nos comentários livros, hábitos, séries, documentários, apps ou qualquer outra coisa que vocês acreditam que pode agregar na saúde financeira.

Eu começo! :blush:

Livros

Pai Rico e Pai Pobre – Robert Kiyosaki, Sharon Lechter
Do mil ao milhão “sem cortar o cafézinho” – Thiago Nigro
Os segredos das mentes milionárias – T. Harv Eker
Smart Money – João Kepler
O homem mais rico da Babilônia – George Samuel Clason
Como organizar sua vida financeira – Gustavo Cerbasi

Bônus: As armas da persuasão – Robert Cialdini (não é um livro de finanças, mas, explica as técnicas que os vendedores usam para te convencer a comprar até aquilo que não precisa, ao mesmo tempo em que te ensina a negociar e economizar)

Filmes

A grande aposta (The big short) – uma comédia dramática sobre a crise de 2008, mas, contando a história de um grupo que lucrou encima da queda de Wall Street.

Trabalho interno (Inside Job) – também sobre a crise de 2008, desta vez quase no formato de um documentário, detalhando os bastidores que levaram ao colapso e como o mundo financeiro e o político são “amarrados”.

O lobo de Wall Street – apesar de ser um clássico e todo mundo talvez ter visto, é importante por uma mensagem: o sucesso é doloroso e dá trabalho, dinheiro que vem fácil, vai fácil.

Aplicativos

Aqui pessoal, sei que aplicativo é muito particular, porque envolve a forma que preferimos nos organizar. No meu caso, uso os apps dos bancos onde tenho conta + o Guiabolso + uma planilha de excel (acho que tem tanto pra android quanto pra iOS).

Pra quem leu até aqui, muito obrigado! Essa é a minha contribuição, apesar de ter mais material, eu prefiro ver nos comentários o que a galera anda lendo, estudando e o comportamento, porque ainda tenho muito a melhorar e quero aprender com vocês!

Bora construir um Brasil mais próspero e responsável financeiramente.

Grande abraço! :kissing_heart:

7 curtidas

Sou professora em uma faculdade particular pequena no interior de São Paulo e acabo tendo muito contato com alunos da rede pública que são praticamente 100% do nosso público.
Como às vezes dou aula de química, vejo a dificuldade que muitos alunos têm em fazer uma regra de três básica…
Vamos percebendo que o buraco da educação é muito mais embaixo… muitas vezes eles não entendem nem as correlações básicas da matemática simples!!! E extrapolar isso para um pensamento básico de finanças às vezes já é pedir muito.
Mas tento ser aquela professora que dá umas cutucadas para eles se questionarem um pouco sobre as coisas.
Em relação às finanças, eu tenho uma planilha de Excel na qual alimento meus dados e gastos divididos mais ou menos nas seguintes categorias:

  1. Gastos fixos - nessa categoria coloco as contas fixas da casa como aluguel, internet água, luz e as minhas saídas para investimentos mensais e o pagamento da parcela de um empréstimo que eu peguei numa situação de emergência

  2. Gastos semi-fixos - em gastos semifixos coloco aquelas despesas que temos todos os meses mas que às vezes tem variação como por exemplo farmácia, supermercado, um x por mês relativo a lazer, sair para jantar fora entre outros

  3. Gastos variáveis - nessa categoria coloco algum presente/lembrancinha que tenha que comprar, uma viagem, alguma despesa extra… Enfim, algo que não estava planejado.

Isso me ajuda a ter uma ideia de onde está indo o meu dinheiro beeeem melhor!

3 curtidas

Muito boa a dica
hoje em dia se não tomarmos conta das finanças acabamos nos endividando
@Nubank me ajudou muito pela facilidade
conecto ele ao Guiabolso e me ajuda muito a tomar conta da grana

Vocês tambem usam o @Nubank conectado ao Guiabolso

  • Sim
  • Não

0 votantes

Ótimo tópico, amigo. Vou salvar pra futuramente usá-lo!

1 curtida

Vou colocar o nome de um autor que já publicou vários livros do gênero. Já li alguns e recomendo. Gustavo Cervasi. Espero que aproveitem a leitura.

1 curtida

Excelente iniciativa Bruno. Muitas pessoas precisam destas informações e não tem a menor ideia de onde buscar. Com atitudes como as sua estas pessoas vão cada vez mais ter acesso a este conhecimento.

1 curtida

Ótima ideia. Só comecei a me interessar e pesquisar sobre economia e finanças há pouco tempo. Acho legal para começar a entender um pouco mais sobre economia, ler o livro “Crash, Uma Breve História da Economia”. O livro me ajudou muito a entender vários termos que escuto diariamente para que então eu pudesse começar a pensar em investimento.

As mulheres são minoria ainda nesse ramo. Então para incentivar outras mulheres a começarem a investir indico o canal da Nathalia Arcuri. Também é valido para homens.

Lá é possível encontrar vídeos sobre diferentes investimentos e ver o que melhor se encaixa para o seu perfil de acordo com seus objetivos. Além disso, o canal é super descontraído e você se diverte ao mesmo tempo que aprende. Acho que é um bom começo.

E aproveitem os recursos que o @Jhonatan.bc oferece. Lá seu dinheiro rende todos os dias e você pode tirar a qualquer momento. O ideal seria não ficar mexendo no dinheiro para que ele renda mais e não seja cobrado o IOF. Mas, como isso é muito difícil, a função Guardar Dinheiro vem ai. Com ela você pode separar o dinheiro que movimenta sempre durante o mês do dinheiro que deseja guardar por um prazo maior.

Espero ter ajudado de alguma forma! :money_mouth_face:

1 curtida