Bom dia, boa tarde e boa noite seus lindos e lindas!
Galera, infelizmente o nosso país não incentiva o estudo sobre dinheiro, mais do que isso até, a nossa cultura não facilita essa conversa, seja na escola, em casa ou entre amigos.
Com exceção de uma minoria que construiu riqueza do zero e tenta passar essa preocupação e ensinamentos para seus filhos, a grande massa vê a riqueza como algo pejorativo (embora gostariam muito de serem ricos).
Tá…
Mas, por que estou dizendo isso?
O Nu Bank é uma das soluções maravilhosas dessa era pós-digital, a inovação tem nos ajudado muito e eu acredito fielmente, que embora aconteça tragédias e ficamos sabendo de coisas horríveis, estamos vivendo na melhor era de todas até hoje.
Então, já que o Nu Bank já nos ajudou com seus serviços a melhorar nosso relacionamento com o dinheiro. Vamos nos ajudar enquanto sabedoria para tratá-lo bem? E quando digo tratar bem, quero dizer: gastar menos que ganha e melhor, fazer ele trabalhar para você – investir bem, doar para causas que farão a diferença no mundo, enfim, tudo que beneficie essa relação homem x dinheiro.
Dinheiro deve ser um meio, não um fim.
~Hélder Sena de Souza
Quem topa?!
Só deixar nos comentários livros, hábitos, séries, documentários, apps ou qualquer outra coisa que vocês acreditam que pode agregar na saúde financeira.
Eu começo! ![]()
Livros
Pai Rico e Pai Pobre – Robert Kiyosaki, Sharon Lechter
Do mil ao milhão “sem cortar o cafézinho” – Thiago Nigro
Os segredos das mentes milionárias – T. Harv Eker
Smart Money – João Kepler
O homem mais rico da Babilônia – George Samuel Clason
Como organizar sua vida financeira – Gustavo Cerbasi
Bônus: As armas da persuasão – Robert Cialdini (não é um livro de finanças, mas, explica as técnicas que os vendedores usam para te convencer a comprar até aquilo que não precisa, ao mesmo tempo em que te ensina a negociar e economizar)
Filmes
A grande aposta (The big short) – uma comédia dramática sobre a crise de 2008, mas, contando a história de um grupo que lucrou encima da queda de Wall Street.
Trabalho interno (Inside Job) – também sobre a crise de 2008, desta vez quase no formato de um documentário, detalhando os bastidores que levaram ao colapso e como o mundo financeiro e o político são “amarrados”.
O lobo de Wall Street – apesar de ser um clássico e todo mundo talvez ter visto, é importante por uma mensagem: o sucesso é doloroso e dá trabalho, dinheiro que vem fácil, vai fácil.
Aplicativos
Aqui pessoal, sei que aplicativo é muito particular, porque envolve a forma que preferimos nos organizar. No meu caso, uso os apps dos bancos onde tenho conta + o Guiabolso + uma planilha de excel (acho que tem tanto pra android quanto pra iOS).
Pra quem leu até aqui, muito obrigado! Essa é a minha contribuição, apesar de ter mais material, eu prefiro ver nos comentários o que a galera anda lendo, estudando e o comportamento, porque ainda tenho muito a melhorar e quero aprender com vocês!
Bora construir um Brasil mais próspero e responsável financeiramente.
Grande abraço! ![]()