Qual o incentivo para ativar a opção de poupar usando RBD's?

E aí pessoal… Sabiam que podemos guardar dinheiro da nossa NuConta utilizando RBD’s?
Na prática estaremos fornecendo recursos para o Nubank fornecer empréstimos para outras pessoas em seu app. :sunglasses:

Minha dúvida é:

Dado que a liquidez, a proteção* e o rendimento de ambas as escolhas é igual,
qual seria meu incentivo a habilitar HOJE os depósitos em RDB’s?

* O saldo da NuConta só pode ser aplicado em Títulos Públicos Federais, logo a garantia é o risco do Tesouro Nacional. Já nos RDB’s, os valores serão protegidos pelo FGC.

* Como no RDB o recurso será utilizado pelo Nubank para realizar empréstimos, é natural imaginar que o risco desse investimento em RDB seja maior do que a operação de compra de Títulos Públicos Federais diretamente com o Governo; assim sendo, é normal o investidor exigir uma remuneração maior.

E… cadê ela?

Do modo que está HOJE não vejo incentivo algum para ativar essa opção… além de puro amor e confiança na equipe do Nubank… :kissing_closed_eyes: :crazy_face:

O GIF a seguir mostra como ativar a nova função:

10 curtidas

Eu não ativei. Mantive nos títulos públicos mesmo :wink:

5 curtidas

Então… como eu disse… pensando racionalmente, tirando o motivo “AMOR À EMPRESA”, não existe nenhum incentivo a habilitar essa função (que vai ser ótima pra aumentar a rentabilidade do Nubank).

2 curtidas

Eu já optei por ativar. :wink::crossed_fingers:

2 curtidas

De inicio
Eu mesmo não entendi a funcionalidade do RBD
E até achava estranho, ter que liberar ela, pois, se fosse algo voltado apenas para a segurança
Compensava deixar todos os aplicativos já habilitados…
Masss vendo a sua explicação de agora, eu pude entender.
Todavia, ainda deixo habilitado, que nem a @Nina_B.P

3 curtidas

Que bom que te ajudei a entender… :+1:

Mas é como disse… economicamente falando, você e a @Nina_B.P assumiram um risco “maior” pois ao habilitar a função decidiram investir na empresa Nubank ao invés de investirem no Governo Brasileiro.
Mesmo decidindo - por amor, ou por falta de conhecimento financeiro - ajudar a empresa Nubank, vocês não estão recebendo HOJE uma remuneração relativamente “adequada” ao risco desse tipo de investimento. :nerd_face: :face_with_monocle:

2 curtidas

Eu ativei o RDB já sabendo disso. E ativei exatamente para o dinheiro estar no Nubank e não com o governo. Os riscos são os mesmo, a não ser que se tenha muito dinheiro ultrapassando o limite da proteção. E com o RDB ajudamos o Nubank a ter mais capital para movimentação e empréstimos.

4 curtidas

Eu ativei

1 curtida

Você mesmo já respondeu o que eu ia dizer :sweat_smile:
De fato, não tem taaaanta diferença assim, mas considerando que eu estou beeem longe dos 250.000 de limite protegidos pelo FGC, o que custa ajudar uma empresa que eu admiro a crescer?
Em termos práticos é a mesma coisa.

4 curtidas

Existe o “custo de oportunidade” de não investir seu dinheiro em, outra alternativa com uma relação risco/retorno melhor hehehe…
Isso faz com que vc não acumule tão rápido os 250 mil de limite do FGC, por exemplo… :wink:

2 curtidas
  1. Os riscos não são os mesmos… um é o Governo do Brasil e o outro é uma Empresa Privada.

  2. Quando vc faz um investimento, não deve-se olhar somente o risco, mas sim a relação “Risco x Retorno”.

Vc prefere, por exemplo, deixar seu dinheiro no “Investimento A” onde vc corre 2% de risco pra ter 6,4% de retorno ou no “Investimento B”, onde vc corre 5% de risco pra ter 6,4% de retorno?
Me parece mais sensato aplicar no Investimento A, pois corro menos risco pra ter o mesmo retorno… :moneybag:

2 curtidas

Olha… eu tb não vi incentivo para investir do RDB. Mas ainda sou nova na nubank… assim como eles estão me conhecendo, estou conhecendo eles…

Vamos ver futuramente :slight_smile: talvez surja uma taxa de juro mais baixa para esses investidores… Não sei.

4 curtidas

Eu ativei.
Até que se prove contrário, eu quero o sucesso do Nubank.
Por conta disso, investirei meu dinheiro nessa parceria. Eles me pagam 100% do CDI com liquidez diária, e com cobertura do FGC, e como passar do tempo, não precisarão mais recorrer às corretoras para vender o CDB ou RDB (pagando taxas a intermediários).

2 curtidas

Isso é mais benéfico pro nubank do que pra mim, eu até faria pra ajudar o nubank se eles tivessem cumprido a “promessa” de 2015 de suporte pro Apple Pay (carteiras digitais em geral), mas como apesar de já terem um sistema de tokenização (aquele que atualiza o número do cartão em alguns serviços) a relutância do nubank em aderir às carteiras digitais é igual a minha relutância em fazer algo pra ajudar uma empresa que só me decepciona nos últimos anos.

Em 2014 eram incríveis, hoje são só uma solução incompleta e deficiente que ouviu tanto que eram incríveis no início que isso subiu a cabeça e perderam contato com a realidade.

3 curtidas

Boa explicação, estava por fora disso, obrigado.

1 curtida

Hahahaha. Melhor resposta até agora!

1 curtida

Lendo os comentários aqui…comecei a ficar bolada com RDB…:face_with_raised_eyebrow::face_with_raised_eyebrow::face_with_raised_eyebrow:

1 curtida

Nina,

Não perca seu tempo ficando bolada. Simplesmente escolha a opção antiga. A rentabilidade é a mesma, enquanto os riscos são menores. Nesse cenário, é a única escolha correta a se fazer. :wink:

2 curtidas

Edmilson,

Não entendi direito. Até que provem o que? Que o RDB tem mais riscos que os títulos públicos? É só pesquisar no Google. :wink:

Sobre recorrer às corretores, proponho a seguinte reflexão: se eles estão te oferecendo um RDB diretamente com eles, sem que eles tenham que pagar nada pra corretora, não seria uma razão ENORME pra que eles pagassem uma remuneração MAIOR do que a instituição que vende os títulos por meio das corretoras? Pensei nisso.

1 curtida

RDB o dinheiro fica investido no nubank pra eles usarem como quiserem, enquanto que na conta de pagamentos o dinheiro fica investido em títulos públicos separado do capital do nubank.

A diferença é que se o Nubank quebrar, até recuperar o RDB vai ser demorado.

1 curtida