RDB e CDB: quais as diferenças entre eles?

RDB e CDB: quais as diferenças entre eles?

Não é nada difícil confundir o que cada um deles significa - e, se isso acontecer, o prejuízo para seu bolso pode ser dos grandes. Entenda quais são as diferenças.


RDB e CDB são siglas do mercado financeiro muito parecidas e até estão relacionada – mas não podem ser confundidas: elas têm diferenças fundamentais que todo investidor deve conhecer. Mas, afinal: quais são essas diferenças entre o RDB e CDB?

RDB é a sigla para Recibo de Depósito Financeiro. Basicamente, os RDBs são títulos de renda fixaemitidos por bancos comerciais, bancos de investimentos, sociedades de crédito, sociedades de financiamento e cooperativas de crédito.

Os CDBs, Certificado de Depósito Bancário, também são títulos de renda fixa privados, emitidos pelas mesmas instituições financeiras.

Ambos funcionam da seguinte maneira: ao investir em um CDB ou RDB, o cliente está “emprestando” dinheiro para a instituição, que o paga de volta com juros – como acontece na maioria dos empréstimos. Esses juros são exatamente a rentabilidade que o investimento paga ao cliente.

Os RDBs e CDBs também têm outros pontos em comum:

  • São investimentos seguros;
  • Podem ter uma boa rentabilidade;
  • E também têm um prazo de vencimento.

Diferenças entre CDB e RDB

A grande – e importantíssima – diferença entre eles está relacionada à liquidez. Enquanto os CDBs têm liquidez diária (ou seja, os valores investidos nele podem ser resgatados a qualquer momento e até revendidos para outros investidores), o RDB praticamente não tem liquidez – todo o valor investido pode ser resgatado somente no vencimento do investimento.

Segundo o Banco Central, os RDBs são intransferíveis e inegociáveis – isso significa ele não pode ser vendido a um investidor secundário e que o valor depositado nele só será resgatado ao vencimento do título.

Mas isso não é, necessariamente, uma regra: o emissor do RDB pode garantir a liquidez do título antes do vencimento.

Vale ressaltar que por este motivo, a rentabilidade do RDB e os valores mínimos para aplicação normalmente são maiores.

Outra diferença entre os dois investimentos é que o RDB é mais difícil de ser encontrado. Nem todos os bancos ou instituições o emitem e oferecem para o cliente. Os CDBs, por sua vez, são muito mais comuns e acessíveis.

CDB ou RDB: qual escolher?

Saber qual é a finalidade de seu investimento é fundamental para escolher um dos produtos. Isso porque, se decidir investir no RDB, você só terá o saldo em mãos novamente no vencimento do título – e isso pode ser em 2, 3 anos ou até mais.

Os CDBs são mais flexíveis e, portanto, mais indicados para quem precisa que o dinheiro seja resgatado rapidamente, como em uma reserva de emergência, por exemplo.

Além disso, vale lembrar que o valor mínimo para investir também é um fator determinante: o de CDBs tende a ser menor, por volta de R$ 5 mil.

CDB e RDB têm taxas?

Nem CDBs ou CDBs cobram taxas do investidor. São cobrados sobre os rendimentos desses investimentos somente dois impostos obrigatórios: o IR e IOF.

A incidência do IR é sobre os rendimentos do investimento e está ligada ao prazo da aplicação, portanto, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor será a alíquota cobrada:

  • Até 180 dias: 22,5%
  • De 181 a 360 dias: 20%
  • De 361 a 720 dias: 17,5%
  • Acima de 720 dias: 15%

O IOF também incide sobre os rendimentos, mas somente se houver resgate do dinheiro investido em menos de 30 dias após a aplicação.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.

Fonte: Blog: Fala Nubank!

26 curtidas

Informações importantes @Luiz_S!!

5 curtidas

Para o consultor financeiro André Massaro, o RDB é uma boa opção para investidores que miram em baixo risco. “A diferença dos dois é que o RDB não possui liquidez nem permite transferência do papel”, diz. “Assim, é necessário esperar um tempo para sacar os valores investidos nessa aplicação.”

Questionado sobre o tema, o Nubank afirma que vai permitir liquidez diária para o RDB – os valores poderão ser utilizados via transferência bancária, pagamento de boleto ou até mesmo o cartão de débito via Banco 24 Horas. A garantia da liquidez, segundo a instituição, virá de seu próprio caixa, que será responsável pelos pagamentos.

10 curtidas

A empresa que já oferece um RDB também pode ofertar um CDB? :thinking:
Então, porque não ser completo?

3 curtidas

Não rola de oferecer taxas acima de 100% ?

6 curtidas

Oxe o RDB parece com um título de capitalização, e o CDB se parece com a Nuconta.

3 curtidas

Bem vinda @missfleur a comunidade.

3 curtidas

Ainda não saquei qual será a real diferença no caso do Nubank, uma vez que o mesmo vai dar liquidez diária também ao RDB.
A diferença será apenas do Fundo Garantidor?

5 curtidas

Acho que somente isto, mas que pode fazer uma grande diferença pra quem tem receio de deixar dinheiro sem garantia do FGC.

4 curtidas

@missfleur seja bem vinda!

3 curtidas

O que eu quero saber é como eu posso escolher entre um ou outro. E se eu posso mudar essa escolha posteriormente.

1 curtida

@Leonardo_Jungblut pelo que entendi para nós usuários o que muda efetivamente é que aplicando RDB teremos o FGC, mas quanto a liquidez e o rendimento permanecerá o mesmo do CDB que também não oferece risco nenhum tendo em vista estar separado do patrimônio da Nubank,

Acho que o único benefício será para a própria Nubank, já que poderá se utilizar do valor aplicado em RDB para oferecer empréstimos.

Parece que não está definido que a RDB tenha liquidez diária, pelo que percebi.

1 curtida

Bem vindo @Adeilton, saiu isso na matéria de um site, e bom saber algo oficial por parte da Nubank para confirmar.

Questionado sobre o tema, o Nubank afirma que vai permitir liquidez diária para o RDB – os valores poderão ser utilizados via transferência bancária, pagamento de boleto ou até mesmo o cartão de débito via Banco 24 Horas. A garantia da liquidez, segundo a instituição, virá de seu próprio caixa, que será responsável pelos pagamentos.

Vlw por esclarecer :+1:
Cara onde eu sugiro melhoria para se digital aquí? Preciso retirar o teclado da tela pra visualizar o que escrevo.
Somente a partir da linha acima, o texto que estou digitando aparece sem a necessidade de tirar o teclado.
Atrapalha e muito.
Agradeço atenção.

:pensive: Eu acho que tem só pelo chat ou email no meajuda@nubank.com.br, coloca o assunto sobre a comunidade. Se tiver outra opção a glr aqui dá comunidade vai falar. :grin:

2 curtidas

Blz👏 tb vou pedir ajuda por lá para saber onde insiro minha foto pois não conseguí.

2 curtidas

Foto aqui no perfil da comunidade?, deve ter algum tópico explicando. Tenta ir na lupa e coloca perfil para ver os resultados que aparece.

2 curtidas

Ok. Vou buscar pela :mag:
Acabo de entrar hj na comu @nu e já sou bem recepcionado, Vlw @Andre_Kolb
Joinha pra ti. :+1:

@Adeilton vou ver se acho algo relacionado a foto e coloco aqui :grin: