Tesouro selic / crise gaúcha

Pessoal eu tava pensando aqui eu como gaúcho e acompanhando e vendo com meus próprios olhos oque tá acontecendo aqui na minha cidade/estado . Fico pensando será que com toda esta tragédia aqui no Sul é seguro ainda investir no tesouro Selic ? Porque o governo tá tendo que mexe na moeda ! Não fica mais perigoso se perder dinheiro ou até perde oque investir lá

1 curtida

Não.
Já pensou se a cada crise que o país enfrentasse, o impacto sobre o Tesouro Direto fosse relevante?
Pense da seguinte forma: o Governo controla a “máquina de imprimir dinheiro”.

12 curtidas

Se o governo quiser, ele imprime dinheiro. Simples assim. O capital que você investir, em qualquer lugar aqui no país, , é afetado da mesma forma.
Por isso há o risco Brasil e investimentos no exterior para se proteger de situações assim.
Tesouro direto ainda é o meio mais seguro dentro do país.

1 curtida

Resumindo se der ruim , eles imprimem dinheiro pra pagar o valor que a pessoa investiu ?

É, esse é o grande poder da máquina estatal.
O problema é que ao fazerem isso, o real desvaloriza, mas para todos, investidores ou não. Então, tem uma segurança e ainda é a forma mais segura de investimento dentro do país.
Mas ressaltando, isso pelo tesouro direto: ipca, selic ou prefixado.
Para facilitar o entendimento de cada:
Prefixado - acompanha um valor fixo
IPCA - acompanha a inflação
Selic - acompanha a taxa de juros

1 curtida

Não, o governo não imprime mais dinheiro para pagar as dividas. Isso não se faz a muitos anos, em praticamente todos os países (quem conhece economia sabe do resultado de imprimir mais dinheiro).

A impressão de mais dinheiro gera inflação, aumena o risco do país, diminui o índice de investimentos (dentre outros problemas), o que aumentaria ainda mais o problema financeiro e econômico do país, podendo em último caso, quebrar o país (não se imprime dinheiro se não existe de onde vir os recursos para cobrir o valor).

O que os governos fazem é simplesmente “rolar a dívida”, com novos juros. E, se for o caso, com a conversão da dívida em precatórios.


Vale ressaltar que se a dívida virar precatório, como existem várias manobras legais… é mais fácil você morrer que receber o que é seu por direito.

1 curtida

Eu vou deixar esse dado aqui que por si só explica que se um país quiser aumentar seu capital circulante, ele aumenta.
No caso os Estados Unidos e seu aumento significativo sem entrada de capital que justifique (impressão de mais dólares na pandemia). A diferença é que como as reservas são em dólares, o que ocorre é que o dólar perde confiança, diferente do que ocorreria no Brasil onde o real perderia valor.
Nessa situação, o mundo inteiro paga o pato.
É interessante? Não, aumentou a inflação por lá e para compensar aumentaram as taxas de juros. Mas é algo que não ocorre? Ai você não está coerente.

Agora não entendi mais nada , um diz que imprimi e que por isso ele é tão seguro , agora tu disse que não imprimi . Entendi foi mais nada .

Se oque mais falam e que ele é o mais seguro por se der ruim o governo imprimi

Tu então dizendo que não imprimi já não torna ele o mais seguro então

Se não me engando, durante a pandemia, vários países ligaram suas impressoras em suas respectivas casas da moeda.

A impressão de moeda sem lastro (as moedas fiduciárias não tem mais lastro em ouro já tem vários anos) causa inflação e pode até quebrar a economia.

2 curtidas

Na prática, o investimento mais seguro são os títulos do Tesouro, pois a única maneira do Governo Federal (União) não pagar esses títulos é somente se o país quebrar.

Na hipotética possibilidade do país quebrar (economia entrar em absoluto colapso), não importa se você tem investimentos em títulos do Tesouro, Poupança, CDBs, RDBs, etc… vai tudo pro ralo pois não existirá mais economia e portanto moeda fiduciária para honrar os compromissos do Governo Federal e, por consequência, com o pagamento de qualquer tipo de investimento, salários, etc.

Será literalmente um… Corra Pparas as Montanhas!!

2 curtidas

Aplicação em tesouro selic é a mais segura do Brasil, não existe a hipótese do governo dar o calote em quem financia ele. Se isso acontecer será uma catástrofe financeira e ninguém mais iria comprar TPF, isso quebraria o país.

A questão de imprimir dinheiro seria num cenário hipotético onde o sistema como um todo estaria falido e em última cartada o governo poderia imprimir dinheiro para honrar (de forma fictícia) suas dívidas.

Imprimir dinheiro eleva a inflação e corroe o poder de compra da moeda. Porém, como eu sitei, em um cenário de caos extremo (financeiramente falando) isso seria uma hipótese.

4 curtidas

Quem viveu a época da Hiperinflação sabe muito bem o que é um país quebrado. :grimacing:

O governo imprimindo dinheiro a rodo e o mesmo não tendo valor algum… :man_shrugging:t2:

Bem ao estilo “Tentar tapar o Sol com uma peneira.” :rofl:

4 curtidas

Ah tá agora entendi os melhores títulos para se investir e no tesouro exemplo tesouro Selic pq a única hipótese do governo não te pagar e se o país quebrar . Agora entendi Uffa ! E o país quebrar e bem difícil !