20 de Fevereiro: Dia Mundial da Justiça Social

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, em novembro de 2007, que o dia 20 de fevereiro seria o Dia Mundial da Justiça Social. A organização reconheceu que a paz e a segurança entre os Estados só podem ser alcançadas por meio de justiça social.

Para este ano a ONU organizou um evento que é definido da seguinte forma, pela própria organização: “Com o lema “Justiça Social no Centro das Agendas Políticas”, a data abre o debate para o progresso da justiça social, vista como meta primordial para as políticas públicas. Segundo especialistas no tema, citados pela ONU, quando a justiça social é priorizada, as sociedades e economias operam de maneira mais coesa, fortalecendo-se mutuamente” (ONU News).

Ainda segundo a ONU, “o trabalho decente é fundamental para a justiça social”. Dessa forma, pensar no dia 20 de fevereiro e na centralidade da justiça social é, sem dúvidas, pensar nos desafios e injustiças que o nosso mercado de trabalho apresenta para que, identificados, possam ser combatidos. Quando falamos da realidade brasileira, as questões de gênero e raça vem a tona com muita força.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicados em 2021 apontam que a diferença salarial entre mulheres e homens que exercem a mesma função aumentou de 20,7% para 22%. Os dados preocupam e colocam o Brasil nas últimas posições do ranking internacional de igualdade salarial, segundo o relatório Global Gender Gap Report de 2020. Não só pela disparidade salarial, como também na dificuldade que mulheres enfrentam para acessar cargos de liderança, unicamente por seu gênero.

salario-mulheres2

No que se refere a questão racial e o mercado de trabalho brasileiro, também temos dados que revelam disparidades. Dados do IBGE publicados em 2023 apontam, por exemplo, que quase metade (46%) das pessoas negras que se dizem empregadas no Brasil estão na informalidade, ou seja, sem carteira assinada. Entre não negros a taxa é de 34%.

Ainda segundo o estudo, a população negra tem uma remuneração 39,2% menor que a população não negra do país. Isso se explica não apenas pelo fato de negros estarem nos piores cargos; uma vez que, mesmo quando se leva em conta a comparação entre negros e não negros nas mesmas funções, os rendimentos médios de negros continuam menores. Em todas as posições analisadas, o rendimento da pessoa negra é menor.

É por esses e tantos outros dados reais, que estão no nosso dia a dia e impactam as nossas vidas que, não só a discussão, mas ações para promover a justiça social e a equidade real precisam ser viabilizadas. Que esse dia 20 de fevereiro seja, pra cada um de nós, um forte lembrete disso. A justiça social é um direto humano!

31 curtidas

Olá @Maristela_Rosa. Muito obrigado por compartilhar conosco. :+1::purple_heart:

15 curtidas

Dia da Justiça Social, obrigado pro nos avisar e pelo post

9 curtidas

Esse é o caminho!

Precisamos falar sobre isso nos nossos ambientes! Muito obrigado pelo excelente artigo!

11 curtidas

Obrigado, @Maristela_Rosa, por trazer esse tópico aqui para a NuCommunity!

Eu não sei se abençoo ou amaldiçoo o dia em que aprendi sobre e criei o hábito de fazer o “teste do pescoço”. Se eu, desde cedo, tive a consciência de ser um privilegiado (homem, branco, cis), ao me habituar a olhar em volta e notar que eu frequento um mundo completamente dominado por “testosterona branca” chega a ser assustador.

Fico feliz de conseguir ter desenvolvido essa consciência, mas fico revoltado em notar vez após vez que é uma realidade que perdura por décadas (para não dizer séculos) e que a gente pouco vê mudar. É verdade que há pequenas mudanças acontecendo aqui e ali, mas a passos muito lentos, o que me leva a questionar se eu estarei vivo para ver o dia em que a pluralidade e a equidade serão algo normal, corriqueiro, a ponto de que nem seja mais assunto relevante e posts como este sejam absolutamente desnecessários.

O abismo entre apenas discutir o assunto e efetivamente agir é enorme. Como podemos atravessar esse abismo como sociedade?

13 curtidas

Excelente tópico, @Maristela_Rosa. Você trouxe um assunto extremamente necessário!

Disse tudo! :pray:t3:

10 curtidas

Excelente tópico @Maristela_Rosa

6 curtidas

A justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social. Isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.

Porque isso não acontece? Se pagamos os nossos impostos em dia?

Acho que todos nós já sabemos as respostas!

N Possibilidades

7 curtidas

Obrigado por trazer este assunto para nós refletirmos @Maristela_Rosa !

10 curtidas

Trazer visibilidade ao tema é uma excelente forma de engajar a juventude a respeito dessa discussão.

4 curtidas

" A justiça social é um princípio fundamental de coexistência pacífica e próspera entre as nações . Favorecemos a justiça social quando eliminamos as barreiras que as pessoas enfrentam, por motivos de gênero ou relacionados com a idade, raça, origem étnica, religião, cultura ou deficiência."

5 curtidas