A história do score no Brasil!

Tinha problemas com score também por isso resolvi estudar e entender como funciona para usar isso ao meu favor, não sou contador nem nada do tipo.

No final do ano passado meu score estava abaixo de 200 então limpei meu nome e quitei todas as minha dividas, todos os cartões que tentei foi negado
todas as lojas que tentava abrir crediário eu ouvia “você precisa movimentar seu score” :thinking: (Como vou movimentar se não consigo credito em lugar nenhum) ai em fevereiro de 2020 veio a Nubank e me deu um cartão de crédito de R$ 50,00 :smiling_face_with_three_hearts: e por incrível que pareça isso me ajudou muito,
hoje meu score está acima de 600 oque já e bom, mais ainda não é o ideal já que o ideal para empréstimos e financiamentos é acima de 750, desculpem a Sessão detalhes da minha vida mais precisava mostrar que deu certo pra mim ok, espero que dê certo pra vocês também.

Aproveitem o aprendizado.

Antes de saber como aumentar, vamos entender como ele funciona.

Se você utiliza redes sociais como Facebook, Instagram entre outras do tipo, já deve ter
percebido que é comum que alguns brasileiros reclamem de tudo e de todos.
Sobre o score não é muito diferente.
Primeiramente, você precisa saber que a história do score nem começou no Brasil. Para
ser ainda mais exato, a palavra Score nem é brasileira , ela é inglesa e em português
significa pontuação. O Serasa também não é brasileiro, ele veio de fora, assim como o
SPC.
Vamos falar primeiramente do Serasa e em seguida do SPC.
O Serasa nasceu em 1968, como uma organização fundada pela Febraban e que,
caso não saiba, é a Federação Brasileira dos Bancos, atualmente. Ao ser fundada, a ideia
era que um órgão só pudesse reunir os dados dos credores, para que os bancos pudessem
analisar aqueles que mais tinham hábito de pagar as contas em dia e aqueles que não
possuíam este hábito. Mas era algo bem mais simples do que é hoje e não possuía o tal
score ainda, isso só veio algumas décadas depois.
Com o tempo, o Serasa se tornou uma empresa e, em 2007, foi adquirido por um grupo
irlandês de nome Experian, surgindo então o nome, Serasa Experian. A sua criação não
possui muitos fatos relevantes e o que é mais importante que você saiba é que ela oferece
22 tipos de análises diferentes para o mercado, fatura alguns bilhões de reais por causa
disso e como você leu acima, ela foi criada pelos bancos.
Ou seja, a sua análise em si tem mais poder através dos bancos do que em lojas. O SPC,
por sua vez, surgiu em 1955, pela Associação Comercial de São Paulo e tinha o foco similar
ao do Serasa. Porém, a sua preocupação era com os lojistas que vendiam os seus produtos
através dos famosos carnês de pagamento. A ideia na sua fundação era evitar
inadimplência, ou os famosos “golpes na praça”, o que acontecia quando um cliente devia
a uma loja, mas vivia comprando em outras sem parar, algo que graças ao SPC foi
diminuindo ao longo dos anos.
Historicamente, tanto o SPC quanto o Serasa utilizavam apenas os seus dados de pagador
para definir o histórico e o seu score, algo que felizmente hoje em dia foi alterado graças
ao Cadastro Positivo.
É óbvio que, além desse contexto básico histórico citado acima, existem mais coisas
que aconteceram durante a criação dos órgãos. Mas são fatos que não vão impactar o
seu score, por isso, não os citarei aqui e focarei apenas naquilo que realmente é
relevante para o seu dia a dia.
Atualmente, os dois órgãos de crédito citados acima compartilham os seus dados através
do RENIC, que é a Rede Nacional de Informações Comerciais, ou, em outras palavras, é
mais um órgão onde os seus dados são guardados. Em resumo, diversos órgãos mantém
dados seus e em conjunto eles formam o seu score de crédito. Também é importante
lembrar que o score não teve sua criação no Brasil, mas sim foi trazido para cá uma cópia
daquilo que já funcionava em outros países, adaptando o sistema ao nosso país, o
diferenciando de outros lugares do mundo.
Com a criação dos dois órgãos, foram feitos diversos modelos de pontuação, dos mais
simples aos mais complexos e hoje temos o nosso famoso score, que você vai entender
como é formado mais adiante. Mas acredite se quiser, o sistema atual funciona muito bem
e pode ser um excelente aliado em seu dia a dia.

6 curtidas

Eu tento fazer o básico para manter meu score em um nível aceitável: manter as contas em dia e só solicitar crédito quando realmente preciso.

Por enquanto isso tem funcionado.

Creio que se conseguirmos manter nossa vida financeira de forma saudável, o score vai aumentando naturalmente.

5 curtidas

Muito bom @Wesley_Trind, obrigado por trazer essas informações, sempre bom aprender mais​:clap::clap::clap:

1 curtida

Muito boa postagem.

Parabéns, ótimo texto, muito bem escrito e bem explicado.

Que aula! @Wesley_Trind :clap:t2: :clap:t2: :clap:t2:

Amei a iniciativa do tópico! Atualmente estou negativada com apenas uma dívida e de baixo valor, porém tenho ciência e não ire quitá-la tão cedo! Tenho mais de um cartão e faço o uso adequado de ambos “graças a Deus, em dias \•/”. Meu score está bem baixo, mas estou bem tranquila :slight_smile:

Score só funciona em países desenvolvidos,onde não EXISTE o ILEGAL, INCONSTITUCIONAL e perverso Serasa e SPC, se duvidam é só dar uma olhadinha no Código Civil e CDC está lá é ilegal…!, diferente disso nos USA Score é aplicado em compras a prazo como deveria ser aqui, lá você pode não ser um bom cliente em um determinado local, porém faz e honra bons negócios com outra empresa, aqui você compra de empresas PICARETAS é enganado e ainda te metem no pau quando vc resolve reclamar seus direitos !, comprei um objeto no valor de 3.200,00 reais e deu problema 10 dias antes de vencer a garantia, ok, foi para garantia quando chegou lá já havia expirado a garantia !, só me devolveram 90 dias após ter ido, no Procon ficou acordado que a cobrança estaria suspensa até receber meu produto de volta em boas condições, não terminei de pagar as 2 ultimas parcelas, sujaram meu nome, e fiquei com o prejuízo, após 3 anos procurei a justiça PAGA, advogado ok ?, acionei então a empresa requerendo o valor de volta e danos morais que foi arbitrado em +3X o valor do produto, mais 60 dias ganhei a causa que corrigido deu 5X o valor total da compra. Brasileiro reclama muito e não estuda, é nisso que dá as grandes empresas deitam e rolam com seus lobistas.