Alerta: tenha + privacidade no Gmail

Oi, pessoal.

Tem muitos assuntos sobre segurança na comunidade, e gostaria de compartilhar uma dica pra ter mais privacidade no Gmail.

A Gemini, I.A. do Google, escaneia, lê e analisa todos os e-mails que você recebe, incluindo anexos e documentos financeiros (fiquei pensando em faturas que são enviadas por e-mail, que contém dados pessoais).

A matéria abaixo parece ser de um hacker:

Isso significa que o Gemini pode usar seus dados pessoais para treinar modelos de inteligência artificial e criar perfis publicitários, mesmo você não ter dito sim de forma explícita.

Mas dá pra parar isso agora.

  1. Abra o Gmail no seu navegador;
  2. Clique no ícone de :gear: engrenagem no canto superior direito;
  3. Selecione Mostrar todas as configurações;
  4. Na aba geral, role até Recursos Inteligentes e desmarque “Ativar os recursos inteligentes no Gmail, Chat e Meet”
  5. Logo abaixo, clique em Gerenciar as configurações de recursos inteligentes no Workspace e desative as duas opções: “Recursos inteligentes no Google Workspace” e “Recursos inteligentes em outros produtos do Google”.

Isso impede que a IA analise o conteúdo do Gmail, do Drive, dos seus documentos e de outros serviços.

Vale a pena se atentar a isso. Caso haja algum vazamento (Have I Been Pwned), mude sua senha.

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Analisar e processar dados de e-mail leva dias. A Google irá processar os dados segundo a TOS.

A opção só desativa para o usuário, mas o processamento no lado da Google continua normal. Você só desativa a visibilidade do recurso, não seu processamento.

A única forma é encerrando conta e não usando mais login Google. Microsoft também faz isso com Windows.

Um teste simples é a barra superior de possível golpe ou phishing. Para Gmail decidir isso, ele teve que ler e processar o email…

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Só tem uma forma de não ter seus dados vazados na internet: Não acessar a internet

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Utilizar essas plataformas vêm com esses questionamentos de privacidade, infelizmente isso pode ser usado depois para phishing e crimes envolvendo engenharia social.

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Se essa inteligência for usada para coibir fraudes, link contaminados e outras armadilhas virtuais não tenho porque desativar. Até quando instalo o Windows compartilho tudo, pois quanto mais informações maior a capacidade da empresa de fornecer recursos de proteção para o sistema e, por conseguinte, para sua conta.

Melhor a empresa ter meus dados que criminosos virtuais se apossarem dos meus recursos. :relieved_face:

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Razões para Desativar

  • Privacidade: A principal razão para desativar é limitar o processamento automático do conteúdo dos seus e-mails, chats e outras atividades pelo Google para personalizar sua experiência ou para integração com outros serviços. Isso dá ao usuário um maior controle sobre o uso de seus dados pessoais.

  • Controle: Você pode preferir uma experiência de e-mail mais simples e manual, sem sugestões automáticas ou categorização.

Consequências da Desativação

Ao desativar os recursos inteligentes, você perderá acesso a uma série de funcionalidades que dependem desse processamento de dados:

  • Respostas e Escrita Inteligentes: Você não receberá sugestões de frases ou respostas automáticas.

  • Categorização e Filtragem Automáticas: O Gmail não organizará automaticamente seus e-mails em categorias como Social, Promoções, etc., nem fará a filtragem inteligente de spam (embora a verificação básica de spam continue, ela pode ser menos eficaz).

Desativar os recursos inteligentes do Gmail não é prejudicial, mas sim uma escolha pessoal que implica na perda de certas conveniências automáticas em troca de mais controle sobre como seus dados são usados. É uma opção de “tanto faz” em termos de funcionalidade básica do e-mail.

A principal razão para desativar esses recursos é a privacidade. Desativar impede que o Google use o conteúdo de e-mails e atividades no Workspace para personalizar a experiência em outros produtos. Isso dá ao usuário maior controle sobre o uso de seus dados.

A decisão depende do que se valoriza mais: a conveniência dos recursos automáticos ou um maior nível de privacidade e controle sobre a personalização dos serviços.

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