ARTIGO: A arte de economizar (Parte 1)

Investir mais é um objetivo almejado por muitos, mas alcançá-lo requer não apenas conhecimento financeiro, mas também habilidades práticas de gestão de recursos. Uma das estratégias mais poderosas nesse sentido é a arte de economizar. Neste artigo, exploraremos como a economia de energia elétrica pode ser um exemplo emblemático dessa estratégia, destacando medidas simples que podem gerar grandes economias.

A economia de energia elétrica é uma prática que não apenas reduz despesas imediatas, mas também promove uma mentalidade econômica e sustentável. Um exemplo disso é a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED.

As lâmpadas de LED consomem cerca de 80% menos energia do que as lâmpadas incandescentes, o que se traduz em economias significativas na conta de luz. Além disso, as lâmpadas de LED têm uma vida útil muito mais longa, reduzindo ainda mais os custos a longo prazo.

Outras medidas comuns para economizar energia elétrica incluem:

  1. Desligar aparelhos em standby: Muitos aparelhos eletrônicos consomem energia mesmo quando não estão sendo usados. Desligá-los completamente, especialmente durante períodos prolongados de ausência, pode resultar em economias substanciais.
  2. Aproveitar a luz natural: Manter cortinas e persianas abertas durante o dia para aproveitar a luz natural pode reduzir a necessidade de iluminação artificial, economizando energia elétrica.
  3. Utilizar eletrodomésticos eficientes: Ao analisar dois modelos de eletrodomésticos, um modelo mais econômico, com preço inicial baixo, mas alto consumo de energia, e um modelo mais eficiente energeticamente, pode-se perceber que o modelo mais eficiente energeticamente pode gerar economias substanciais na conta de luz ao longo dos anos. Portanto, pagar um pouco mais inicialmente por um produto com menor consumo energético pode ser um investimento inteligente a longo prazo.
  4. Regular o uso do ar-condicionado e aquecedores: Regular a temperatura do ar-condicionado para um nível confortável e evitar o uso desnecessário de aquecedores elétricos pode ajudar a reduzir o consumo de energia em climas quentes e frios, respectivamente.
  5. Realizar manutenção regular: Com o passar dos anos, é comum que eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos sofram uma perda gradual de eficiência energética. Esse fenômeno pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo o desgaste natural dos componentes, o acúmulo de sujeira e a obsolescência tecnológica. Para mitigar a perda de eficiência energética, é importante adotar práticas de manutenção regulares, como limpeza dos equipamentos, verificação de conexões e troca de peças desgastadas. Além disso, considerar a substituição de eletrodomésticos mais antigos por modelos mais eficientes pode ser uma estratégia eficaz para reduzir o consumo de energia a longo prazo.
  6. Utilizar painéis solares: Os painéis solares convertem a luz solar em eletricidade, reduzindo a dependência de fontes de energia tradicionais, como a rede elétrica. Isso pode levar a uma significativa economia nas contas de energia elétrica ao longo do tempo, especialmente em áreas com alta incidência solar.
  7. Utilizar temporizadores e sensores: Instalar temporizadores e sensores de presença em iluminação e equipamentos pode garantir que eles sejam desligados automaticamente quando não estão em uso, evitando desperdício de energia.
  8. Isolamento térmico: Investir em isolamento térmico para paredes, janelas e telhados pode reduzir a necessidade de aquecimento e refrigeração, economizando energia no processo.
  9. Monitoramento do consumo: Utilizar dispositivos de monitoramento de consumo de energia, como medidores inteligentes, pode ajudar a identificar padrões de consumo e áreas onde é possível economizar energia.
  10. Fugas de energia: Fugas de energia devido a instalações elétricas antigas, cabos danificados, tomadas mal isoladas e outros problemas elétricos podem resultar em perdas significativas de energia ao longo do tempo.
  11. Medição Incorreta: Um dos problemas mais graves é a medição incorreta da energia consumida. Isso pode ocorrer devido a falhas no próprio relógio de medição, como componentes defeituosos ou desgastados ao longo do tempo. Uma medição incorreta pode resultar em faturas de energia mais altas do que o consumo real. Aprenda a analisar suas faturas de energia lendo este artigo.
  12. Educação e conscientização: Promover a conscientização sobre o uso responsável de energia elétrica e incentivar práticas de economia de energia entre os usuários pode ser uma estratégia eficaz para reduzir o consumo global de energia.
  13. Modo de economia de energia: Muitos eletrodomésticos modernos vêm equipados com um modo de economia de energia. Esse modo, quando ativado, ajusta automaticamente o funcionamento do aparelho para consumir menos energia, sem comprometer significativamente sua eficácia. Por exemplo, em um ar-condicionado, o modo de economia pode ajustar a temperatura de forma mais gradual e reduzir a velocidade do ventilador quando a temperatura desejada é alcançada, economizando energia sem comprometer o conforto. Semelhantemente, em computadores e dispositivos eletrônicos, o modo de economia pode reduzir o brilho da tela, desligar componentes não utilizados e colocar o dispositivo em um estado de baixo consumo quando não está em uso. Ativar o modo de economia de energia em seus eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos pode gerar economias significativas ao longo do tempo, contribuindo para um consumo mais consciente e eficiente de energia.

Implementar essas práticas de economia de energia não apenas contribui para a preservação do meio ambiente e redução da conta de luz, mas também representa uma oportunidade de transformação positiva em sua vida. Imagine poder direcionar os recursos economizados para realizar aquele sonho de viagem, investir em educação ou até mesmo construir uma reserva financeira sólida para o futuro.

Cada pequena ação conta, e ao adotar essas medidas simples, você não só estará fazendo a sua parte para um mundo mais sustentável, mas também estará colhendo os frutos de uma gestão financeira inteligente.
Então, que tal começar hoje mesmo a colocar em prática essas dicas de economia de energia? Você verá como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença em seu bolso.

19 curtidas

Excelente tópico @Danielbighelini! Tenho total certeza de que essas dicas são indispensáveis e úteis para economizar, pois ponho em prática algumas dessas dicas e funciona. Irei até compartilhar com os amigos.

14 curtidas

Muito bom, @Danielbighelini! Obrigado por compartilhar com a gente. :slightly_smiling_face::handshake:

16 curtidas

Oi @Danielbighelini, excelente tópico. Eu já faço alguns destes, mas confesso que a maioria não.

Já estou refletindo aqui e vou colocar mais alguns, o mais breve possível, em prática.

Obrigado por compartilhar.

10 curtidas

Essa questão da temperatura do ar-condicionado faz muita diferença; de uns 4 meses para cá passei a adotar e a economina de energia é considerável. Vale a pena!

@Danielbighelini Obrigado e parabéns pelo tópico, muito útil!

12 curtidas

Orientações pertinentes num cenário onde os gastos com energia tendem a elevar-se com frequência.

Paradoxalmente, para economizar no médio/longo prazo, na maioria dos casos, é necessário um investimento inicial, inviabilizando a economia pretendida.

9 curtidas

Um dia coloco em prática na minha casinha um sistema solar. No momento as brechas pra manutenção, uma rede de gatos perambulando no telhado e a falta de um sistema de limpeza nas placas me fez repensar :thinking:

Sei que o tema é outro, mas economia pra mim parte do princípio ecológico.

7 curtidas

Bom tópico @Danielbighelini :clap:t5: :facepunch:t5: Considero crucial a parte da educação e conscientização sobre o consumo responsável de energia. Iniciativas educacionais, seja em escolas, no ambiente de trabalho ou através de campanhas públicas, são fundamentais para que haja uma mudança de comportamento em larga escala.

Acredito que poderíamos explorar mais sobre como a tecnologia pode nos ajudar nesse sentido. Por exemplo, aplicativos de automação residencial que ajustam o consumo de energia de acordo com o uso real dos ambientes podem ser uma adição valiosa às estratégias mencionadas.

Não sou ingênuo, sei bem que tem pessoas sem acesso aos direitos básicos de saneamento, alimentação, educação e neste exato momento estão excluídos deste cenário que citei.

Mas é interessante refletir sobre como essas economias, por menores que sejam individualmente, quando somadas ao longo do tempo e multiplicadas por milhares de pessoas, podem efetivamente contribuir para uma economia mais robusta e um planeta mais saudável.

É vital vermos mais incentivos governamentais e privados para a implementação dessas práticas, até mesmo promover benefícios fiscais para quem adota medidas de economia de energia de forma significativa e aplicar recursos para incluir que vive à margem de toda esta realidade.

8 curtidas

@Manoel_Enio De fato isso faz muita diferença no consumo de um ar condicionado. As vezes o simples ajuste de 1 ou 2 graus representa uma boa economia.

3 curtidas

@LuizGSF Algumas medidas exigem algum tipo de investimento mas a questão aqui é destacar estes “cuidados” no consumo de energia. Seja na aquisição de futuros equipamentos, ou simplesmente pequenos ajustes que fazem uma grande diferença a curto/médio/longo prazo.
O mais importante deste artigo, na minha opinião, é a própria conscientização para se obter o uso racional de recursos e com isso gastar menos.

3 curtidas

É @ClaudioSilvaDigital… Quem tem o conhecimento tem o poder de mudar as coisas.
Gosto muito deste assunto e particularmente tenho planos para automação residencial aqui na minha casa. O problema é encaixar o orçamento para adquirir os equipamentos específicos que são necessários. E que infelizmente ainda não são baratos para o grande público ao qual me incluo. Mas um dia chego lá. :slight_smile:
Quanto a questão de conhecimento, tem tanto assunto de extrema importância que deveria ser abordado com mais intensidade nas nossas mídias e nas escolas… Minha filha, na escola que estuda, teve uma matéria optativa chamada “Economia doméstica” em um dos anos letivos mas infelizmente a matéria foi encerrada. Gostaria que esta disciplina fosse obrigatória em todas as escolas do país. Afinal, este conhecimento é mais do que necessário em qualquer sociedade.
Quanto a incentivos governamentais, eu tenho o seguinte pensamento: Se os governos definissem incentivos fiscais em políticas ESG, de forma que a tributação fosse menor para os produtos mais inteligentes e sustentáveis, o mundo seria outro.
Mas vamos ser otimistas: Estamos trilhando neste caminho e um dia chegaremos.

2 curtidas

Otimismo sempre, ações concretas também, rsrsrsrs. Bom seu ponto, eu trouxe a questão da tecnologia, porque às vezes nos esquecemos que podemos contar com ela para cenários importantes.

5 curtidas

@mladeira, @LuisGuilhermee e @ThiagoMoura .
Inclui mais um item no artigo relacionado a " Modo de economia de energia".
Abraço.

6 curtidas

Foi exatamente isso; como tenho dois aparelhos, então valeu a pena!

8 curtidas

Parabéns pelo o tópico, @Danielbighelini! Por mais conteúdos que agregue no nosso dia a dia. :purple_heart:

8 curtidas

O tema é muito pertinente e todos podem contribuir de forma positiva com essa gestão de recursos.
Excelente contribuição!

8 curtidas

O objetivo de seu Tópico está muito claro e, reitero; altamente pertinente, contudo, expus uma questão, que, por vezes, limita a materialização de uma excelente idéia, por falta de recursos financeiros.

Para que não haja nenhuma dúvida, concordo plenamente com suas colocações acerca do tema.

7 curtidas

Sabendo gerir adequadamente a temperatura do ar-condicionado já se dá um grande passo no sentido de economizar energia elétrica, visto que se se trata do grande vilão do consumo.

4 curtidas

@Edson_Bezerra No TOP5 que fiz aqui em casa, o grande vilão do consumo não é o ar condicionado, mas sim, o chuveiro elétrico. Mas o ar está em 2º lugar.

5 curtidas

Uma dupla perigosa e bem custosa. :rofl::rofl::rofl::rofl:

6 curtidas