Cartão de ônibus

Olá, já que o nubank tem como colocar crédito em celular, pensei que poderia adicionar pra podermos colocar saldo no cartão de ônibus.
Usava muito o cartão antes da pandemia, essa função irá facilitar muito no dia a dia. Ajudaria a centralizar os gastos.

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Certamente facilitaria a vida de muitos usuários…

Agora é aguardar pra ver, no futuro!

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Mas isso já é possível há algum tempo com o próprio cartão Nubank, @Francisco_Franco, da uma olhada:

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Marróia!

Tamo atrasado @Francisco_Franco!

Acorda pra vida!
O futuro já chegou e veio de foguete!

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Na verdade não estou não, moro no RS e essa tecnologia não chegou aqui. Então implementar algo como carregar a carteira estudantil seria uma boa. Eu já sabia que tinha cartões de RFID/contactless ou celular com NFC que substituíam os cartões normais, mas como pode-se ver na matéria atende somente SP.

Ao meu ver, implementar algo desse tipo não seria muito difícil, pois, já que tem vários aplicativos que oferecem essa funcionalidade, o que pode significar que seja algo de código aberto (os códigos base de implementação de uma funcionalidade está disponibilizado em uma página da internet) ou seja muito parecido com a recarga de celular (o que auxilia na rápida implementação do sistema, pois já teria um exemplo de código).

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Na verdade não é código aberto.
São APIs disponibilizadas para que parceiros cadastrados possam atuar na recarga de Cartão transporte, celular aplicativos
Existe uma interface com a administradora do serviço para processar o crédito.
Existe uma remuneração negociada para serviço.

Na pratica oferecer serviços de recarga de cartão transporte, celular, aplicativos alem de criar um atrativo para o cliente gera receita para a instituição a cada operação efetivada.

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É complicado implementar algo assim pois as linhas de ônibus são operadas ou concedidas a empresas pelo governo municipal, ou seja, cada município opera por meio de sistemas diferentes. Para que o Nubank pudesse efetuar a recarga, seria necessário que todos fossem operados pelo mesmo sistema.

O que o cartão é capaz de fazer, conforme foi mostrado na reportagem, é passar passagens no débito e em apenas cidade específicas.

Com isso em mente, complicado imaginar uma unificação desses serviços ou mesmo a implementação desse recurso, já que o Nubank precisaria contatar e fechar um contrato de parceria com cada uma delas.

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E olha que foi uma parceria entre a Mastercard e Visa com essas empresas de transportes, nem foi o Nubank diretamente.

Somente algumas linhas de São Paulo - SP, é necessário adaptar a catraca para receber esse pagamento, pois ela precisa de internet constante e o ônibus se movimenta por áreas que o sinal por falhar, diferente de uma catraca comum que trabalha offline.

Já a recarga para o cartão de transporte, é algo que poderia ser facilmente implementado se fosse unificado, mas não é, o Nubank teria que fazer contratos com várias empresas de transporte e ao mesmo tempo adaptar o aplicativo pra isso, fora a equipe de atendimento que teria que ser treinada para resolver os problemas de cada sistema de recarga.

Muitas vezes esse aplicativos são da própria empresa de transporte, ou são como o Recarga Pay que nem consegue atingir todas as capitais do país.

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Na verdade não.
A instituição pode prestar o serviço de forma seletiva.

No app PagSeguro, Ame Digital, Banco do Brasil, Mercado Pago, e PicPay tem o serviço, Recarga Bilhete Unico (apenas São Paulo)
Mercado Pago tambem tem Suporte para URBS (Curitiba)
Ame Digital tem Suporte tambem para SOU - Diadema, Com Voce - Sorocaba

Ambas instituições prestam serviço em territorio nacional, mas a recarga de cartao transporte e limitada ao publico de certas regioes.

De acordo com o contrato, a recarga é realizada pelo parceiro, qualquer problema relacionado é resolvido diretamente pela administradora do serviço.
Dessa forma o parceiro é isento de responsábilidade caso a recarga não seja creditada.

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A questão é, faz sentido priorizar um serviço que é limitado a clientes de uma região?

É diferente do recurso de recarga de celular, que foi disponibilizado a nível nacional para as 4 maiores operadoras de maior abrangência do país.

A recarga seria feita pelo app do Nubank e uma falha pode ser causada pelo mesmo, não exclusivamente ao parceiro.

Assim como o serviço de saque no 24 horas, que não é prestado pelo Nubank, mas nada impede a equipe de atendimento receber chamados de dúvidas e problemas que ocorrem no uso dele, de toda forma seria necessário um treinamento da equipe para esse assunto e isso aumenta a demanda.

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Tudo depende do contrato e onde o erro ocorreu

Por exemplo: Valor debitado em conta, porem com erro de retorno de falha de comunicação com o parceiro. Tratativa Nubank
Valor debitado em conta com resposta de sucesso do parceiro e o valor não foi creditado, será aplicado a responsabilidade conforme contrato. A instituição pode se isentar da responsabilidade e direcionar o cliente para atendimento do parceiro se o contrato assim permitir. O contrato tambem pode permitir tambem a intermedição junto ao parceiro
Por regra geral o ponto de recarga se isenta de responsabilidade quando a transação é finalizada com sucesso e confirmada pelo parceiro.

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