Cartão de débito separado do cartão de crédito

Acho que nunca vi ninguém falar sobre isso aqui, mas será que sou o único que prefere ter um cartão separado para cada forma de pagamento?
Primeiro que não gosto de ter que ficar falando se quero débito ou crédito sempre que vou fazer uma compra, e quando o cartão tem uma função única, a máquina detecta automaticamente…mas isso é o de menos.
Como sempre passo tudo no crédito, o cartão de débito não me é muito útil, então eu gostaria de poder deixa-lo guardado, pelo seguinte motivo: Caso eu seja assaltado e levem meu celular e cartão, fico totalmente impossibilitado de movimentar minha conta até eu conseguir acesso a outro celular ou até receber outro cartão. Sem contar que o nubank não oferece nenhum tipo de seguro para o cartão, então caso eu demore para fazer o bloqueio (até pq vou estar no meio da rua sem celular) podem zerar minha conta rapidinho, e eu não vou poder fazer nada. Se desse pra bloquear apenas o débito ou o crédito, ao invés de bloquear o cartão todo, serviria o mesmo propósito.
Enfim, sei que provavelmente não vão implementar isso, mas gostaria de saber se sou o único que pensa assim

Ei @lfelippe, é bastante pessoal isso mesmo, eu prefiro não ter nenhum cartão físico e que tudo seja o mais virtual possível no futuro. O que não deixa de ser uma boa possibilidade, ter vários cartões virtuais com finalidades diferentes de uso. :smiley:

8 curtidas

Não gosto, quanto menos coisas na bolsa melhor.

Para sacar seu dinheiro, eles vão precisar da senha de quatro dígitos. Para fazer transferências, vão precisar dela e também da senha do celular ou Face ID/TouchID. Se mesmo assim você se sentir inseguro, dívida seu dinheiro em mais de uma instituição e contrate um seguro antirroubo, várias seguradoras oferecem o serviço. De todo modo, não acho que a separação das funções em dois cartões melhora a segurança em nada.

8 curtidas

Entendo, e como eu disse, sei que é praticamente impossível que implementem algo assim.
Você mencionou a senha, porém o cartão é contactless, então qualquer pessoa que me roubar pode passar valores até R$50 sem precisar da senha. Tbm existem sites que aceitem cartão de débito, inclusive o PayPal, oq permite que você faça compras de qualquer valor sem precisar de senha.
E o meu ponto principal nem é a segurança, e sim o fato de eu ficar totalmente impossibilitado de movimentar a conta. Se levassem apenas um dos cartões, ainda teria o outro para usar. Os bancos tradicionais tem o app, cartão, agência, internet banking, caixa eletrônico…o nubank só tem o app e o cartão. Caso você perca ambos, não há muito o que fazer a não ser comprar outro celular e esperar outro cartão chegar. Ter que comprar outro celular e esperar outro cartão chegar para movimentar o dinheiro não me parece muito prático.
E eu já tenho outras contas em outros bancos, mas não acho que essa deveria ser uma solução. Existem diversas pessoas que usam apenas o Nubank como instituição financeira.

O valor foi atualizado para 100 reais, mas ainda assim você pode desativar o contacless. E eu deixo todo o meu dinheiro na aba “Dinheiro Guardado” para não correr esse risco, já que o saldo disponível fica como zerado.

5 curtidas

@lfelippe Fala mano, então… Eu penso um pouco contrário, eu penso bastante pela simplicidade da coisa, eu sou um cara de poucos cartões e na verdade o único que tenho é o do NuBank (tinha, já que agora eu tenho o do Bradesco devido ao meu trabalho), costumo usar muito ele pra diversas coisas e acredito que separar os cartões, na minha opinião… Não seria prático, inclusive foi até um dos vários motivos que me fez querer ter um NuBank, o cartão híbrido.

Sobre esse caso, irmão. Se não tiver no próprio cartão, eles vão perguntar se é crédito ou débito, uma experiência que tive mesmo, fiz compras a pedido da minha mãe, e ela tem o cartão da caixa, e nesse caso mesmo estando específico que é débito, seja pelo fato da senhorita não ter visto ou eu ter virado o cartão pra mim, ela não viu… Então acho que de toda forma eles sempre vão perguntar a não ser que eles veja no cartão

Mas realmente isso eu achei interessante, ter dois e no caso de um ser tomado, as coisas seriam muito mais fáceis de se resolver.

No mais, ainda acho que a praticidade do cartão híbrido faz o charme dele, não ter que levar uma carteira ao invés de um cartão ou um carteira menor torna as coisas muito mais praticas, minha opinião :wink:

1 curtida

Para esse caso eu acredito que lançar um programa de internet banking para computadores seria muito mais viável que separar as funções em dois cartões, já que um dos objetivos do Nubank é ser uma empresa sustentável. Imagine a quantidade de lixo plástico com essa medida. E quando fosse ofertado a mudança do Gold para o Platinum, seriam duas tarjas de plástico jogadas no lixo.

5 curtidas

Eu prefiro um cartão apenas, menos plástico, menos coisa na carteira, menos confusão.

6 curtidas

De fato até chegaria a dobrar, mas hoje temos opções de bloquear a conta pela internet, já cheguei a ver até tentando acessá-la pelo web, claro que poxa… Ter um IB ia ser incrível

2 curtidas

Exato. Simplificar as coisas é tudo :joy_cat:

3 curtidas

Eu sugeri dois cartões separados pq já tive alguns assim e gostava. Mas claro, ter apenas um cartão é muito mais prático. Creio que se implementassem um ib e uma função no app que permitisse bloquear apenas uma das funções do cartão, já resolveria o problema

1 curtida

Eu também sou do time que prefere um único cartão. Quanto menos coisa na carteira, melhor.

Se você for roubado e zerarem a sua conta é possível ter esses valores ressarcidos, mesmo sem seguro.

7 curtidas

Pelo contactless acredito que o Nubank deva ressarcir, assim como compras online ao tentaram usar os números e o CVV do cartão, importante é avisar o mais rápido possível após o roubo, nem precisa fazer B.O. antes, pode enviar depois.

Agora quando a compra é feita com a senha de 4 dígitos, aí não tem como, até na justiça já vi juiz dar improcedente, portanto nunca informe sua senha de 4 dígitos para terceiros ou anote em papeis que o criminoso possa ter acesso.

Para valores muito acima do salário eu prefiro colocar em uma corretora, pois a mesma só permite que se transfira para uma conta em que sou titular após o resgate, e o criminoso teria que fraudar duas instituições ao mesmo tempo para levar meu dinheiro.

Também proteja seu e-mail pessoal que cadastra em contas bancárias, evite divulga-lo na internet, use um segundo para isso, e se possível ative a verificação em duas etapas e não use a mesma senha em vários serviços.

3 curtidas

Compartilho desse sentimento rs, eu sugiro que o app tenha a opção de habilitar/desabilitar as opções de crédito/débito, assim se a pessoa só quisesse usar o crédito bastaria ir no app e desmarcar o débito, o mesmo valeria para o débito, facilitaria muito. Toda vez que vai pagar algo tem a pergunta " É crédito ou débito? ", sempre tem que ficar avisando rsrs

Mesmo com o cartão sendo exclusivamente de débito, eles continuarão perguntando pois eles não vão adivinhar que seu cartão apenas tem função débito. Então não facilitaria em nada seu trabalho de responder uma simples pergunta.

@PauloSuzuki, não é você que entende tudo de tecnologias super avançandas?


Um é debito outro é crédito, se você inserir o cartão na máquina sem especificar a função, ela detecta automaticamente. Nunca precisei dizer se era débito ou crédito usando esses cartões. Se o cartão tiver ambas as funções, ai sim ela pergunta. Se eu estivesse com uma maquininha aqui eu demostrava pra você…
Que tal parar de se achar o sabido? Talvez você não entanda tanto assim de tecnologias igual pensa :wink:

Não disse que não existia a opção, eu sei que existe, mas duvido que mesmo escrito não tenham te feito a pergunta, digo isso pois os caixas daqui nem olham para o cartão e dizem: “crédito ou débito”? (Tenho cartão apenas na modalidade débito especificado como o seu e mesmo assim ainda perguntam). Por isso acho ineficaz, na minha OPINIÃO. Cada um tem a sua opinião e tem o direito de discordar, isso não é se achar sabido. :man_shrugging:t2:

Com certeza entendo menos que você, mas há assuntos que a obviedade sobrepõe o conhecimento.

1 curtida

Tenho um cartão do Itaú que é só débito, e realmente quando uso, nunca me perguntam, meu Credizard Zero também vai direto, pois só é crédito, já os meus híbridos vêm essa perguntinha. Os cartões híbridos, quando inseridos na maquininha aparecem para o estabelecimento as duas funções para escolha, por isso a pergunta. Mas prefiro os híbridos, não me incomodo com essa pergunta.

2 curtidas