Celular do PIX: boa ideia ou não?

Vi essa notícia e não pude deixar de compartilhar aqui. O que vocês acham dessa ideia? Vi que muita gente está preocupada com os recentes casos de roubos, um celular apenas pra transações bancárias que ficaria em casa seria uma alternativa em meio à falta de segurança pública?
Ao meu ver o ideal neste momento seria um seguro que cobriria transações sob coerção.
Se eu fosse adotar essa ideia eu iria usar um celular mais antigo, principalmente manter o aparelho anterior quando fizer a troca por um novo. Talvez uma boa ideia nesse caso seria transferir apenas os apps de corretoras ou bancos com maiores volumes de investimentos pro celular do PIX e no aparelho principal ficar apenas os apps bancários de uso cotidiano.

19 curtidas

:point_up_2::point_up_2: Concordo com vc @marcos_yi.

Assistir uma reportagem semana passada falando sobre isso mesmo. Inclusive conheço algumas pessoas que ja estão fazendo isso. Tem 2 celulares. O de aplicativos de bancos fica em casa.

17 curtidas

Tenho uma amiga que fez isso e me aconselhou fazer também, mas ela comprou iPhone, pois a segurança é maior contra hackers kkk. Achei uma ideia muito cara, mas também uma boa ideia.

18 curtidas

Pois é, também acho que é um investimento alto ter um celular só pra isso.

Mas nesse mundo em que vivemos, acaba sendo uma das únicas saídas. :slightly_frowning_face:

17 curtidas

Particularmente não acho uma boa ideia ou uma boa alternativa para combate ao crime, muita gente não pode se quer ter 1 smartphone que dira 2… por falta de segurança! Duro e triste pensar nessa realidade mas entendo quem faça e ja pensei em aderir mesmo a contra gosto, na real desde o inicio achei desnecessária a criação do pix, seria mais viável retirar a tarifa da TED e pronto… agora a gente que lute pra criar mecanismos de proteção, proteção essa que quem teve a brilhante ideia de pix não pensou, pois sabe bem que os mais afetados por violência não seriam eles.

5 curtidas

Aí vc sai pra ir num barzinho (ou em qualquer lugar pra comprar alguma coisa), e tem que levar os 2 celulares, da na mesma…

6 curtidas

A ideia é boa, mas não muito viável, eu só troco de celular quando ele pede SOCORRO!
Meu Nokia Lumia ainda funciona, mas não tem atualização de nenhum app, o MotoZ2 a tela não acende mais, até pensei em consertar pra fazer isso, de deixar em casa, legal ver que mais alguém pensa assim.

Uma opção, que tentei no celular atual, mas ele não tem essa função, é deixar dois perfis ativos no celular, um com os bancos principais, e outro com os apps do dia a dia.

8 curtidas

Eu nunca deixo todo meu dinheiro em uma só conta. A conta do “dia a dia”, deixo no celular e uso tranquilamente, sem perder a praticidade de ter o banco no meu bolso em qualquer lugar! Meus limites Pix são sempre baixos e os meus investimentos, na Nuinvest, só acesso pelo computador! São minhas “camadas de segurança”!

Como já falaram muitas vezes aqui na comunidade, em situações de roubo em que se tem uma arma apontada para você, as chances de sair sem nenhum prejuízo é mínima. Ademais, entre a vida e o dinheiro, prefiro que levem os bens materiais e preservar minha vida!

O fato é que a segurança pública do nosso país é frágil e que precisamos mesmo buscar mecanismos para nos proteger! Eu, particularmente, conheço a região onde vivo; sei onde posso entrar e sair, a que horas e etc… afinal, não adianta reclamar de segurança se eu mesmo coloco a minha em risco indo a um lugar perigoso em horário duvidoso!

13 curtidas

Essa é uma ideia que já pensei também ter 2 aparelhos, porém olha só o que está virando isso, estamos discutindo esconder tecnologias que podemos usar no dia a dia, ter acesso em tudo na hora que quisermos, dificultar coisas que vieram para facilitar nossa vida como PIX e o contactless.
E a verdadeira discussão que é a segurança publica sequer tocamos neste ponto de o que precisamos fazer para não nos sentirmos inseguros no dia a dia.

13 curtidas

Particularmente eu não acho que faça muito sentido, primeiro por ser inviável economicamente para a maioria da população ter dois smartphones e nem mesmo prático no dia a dia estar operando com dois aparelhos.

Imaginem o cenário que eu perco a bolsa/carteira, esqueço no escritório, ou tomam ela de assalto. Se todos os meus apps bancários ficarem em casa e eu perco o acesso ao cartão de crédito, estarei absolutamente vulnerável na rua.

E se o banco passar por uma instabilidade, não passar minhas compras no cartão de crédito e eu não estiver com o celular para fazer um Pix?

E se por acaso eu for tomado num sequestro relâmpago, quem garante que o bandido não vai me obrigar a voltar a em casa para repassar meu valores para ele (inclusive potencialmente colocando outras pessoas da família em risco com isso)?

Essas são só algumas situações que consigo vislumbrar para não achar a técnica tão eficiente assim. Penso ser mais eficiente e menos custoso para o usuário você diversificar onde o dinheiro está guardado, colocando em aplicações D +1, +2, +5, +10, ou então em ativos que só possam ser movimentados em horário de operação do mercado financeiro. Obviamente que uma parte do dinheiro sempre ficará disponível em liquidez diária para os usos do dia a dia + reserva de emergência, mas paciência, é tentar resguardar o patrimônio ao máximo sem inviabilizar a rotina com isso.

100% segurança é algo que infelizmente nunca teremos.

14 curtidas

Pra não sair 10x mais caro depois kkkkk

Na realidade da minha região é muito raro acontecer sequestros relâmpagos, então pra mim não daria sentido adotar uma medida tão drástica quanto ter dois aparelhos. Medidas que pra mim já são suficientes e que adoto são colocar senhas no apps de e-mail, eu uso o Yahoo nos cadastros dos bancos e ele permite colocar nativamente senha no app, eu evito usar o Gmail pela facilidade do criminoso em obter acesso ao e-mail. Os apps de corretoras e bancos com maiores volumes em dinheiro coloco na pasta segura da Samsung, um ambiente seguro que exige uma senha adicional.

2 curtidas

Muito trabalho para quase nada relevante. Eu presto muito atenção aonde estou evito de usar o celular em ambiente público como metrô, trem e especialmente na rua e não fico dando mole não.
Fora o que tenho guardado no banco é tão INSIGNIFICANTE que é capaz do ladrão me dar dinheiro.

3 curtidas

Já vejo as manchetes, “Novo golpe do Pix leva as seguradoras a falência”

Mas a questão é: Você precisa do Pix? Ele serve basicamente, pra transferir dinheiro pra outra pessoa/conta ou pagar por algo (que também é uma transferência)

No primeiro caso, a transferência tradicional, apesar de limitada pela disponibilidade e demora, pode ser usada por muitos

E, no segundo caso, o cartão de crédito/débito já era a solução contra roubo, nunca vi ladrão andar com máquina te forçando a fazer um pagamento, além de que muitos lugares não aceitam Pix ainda e você provavelmente continuará levando o cartão junto, no crédito ainda tem o tempo até fechar a fatura pra cancelar qualquer compra indevida

Se pesar o benefício e risco do Pix pra você, talvez ele não valha muito apena

Dito isso, lembro de ler sobre novas funcionalidades do Pix muito interessantes: Pix Troco e Pix Saque

1 curtida

PIX hoje é usado como um método de pagamento instantâneo.

Você abastece o carro e aponta o celular para o QR code e pronto. Tá pago.

Onde trabalho, no ecommerce o PIX substituiu quase que por completo o boleto bancário. As compras por cartão de crédito até diminuiram. Pagamentos por PIX são confirmados em ~10 segundos, enquanto boletos levam no mínimo 1 dia útil e até 3 dias úteis. Imagina comprar um produto que tem prazo de entrega de 12 horas, mas precisar esperar 3 dias até o pagamento ser confirmado?

As compras no nosso aplicativo hoje são praticamente PIX e cartão de crédito. Era uma vez boleto bancário :rofl:

TED/DOC e boleto não conseguem concorrer com PIX como forma de pagamento. PIX tem pouco mais de um ano e já conquistou mais espaço do que TED/DOC/boleto conquistaram em décadas.

5 curtidas

Infelizmente acontece bastante. Compras que utilizam o chip do cartão de crédito físico não podem ser contestadas, a Mastercard/Visa encerram a disputa à favor do seller automaticamente. Tem muitas quadrilhas que se aproveitam disso e assaltam usando maquininhas de cartão de crédito.

Isso sem contar o golpe da maquininha adulterada.

3 curtidas

Cartão de crédito/débito também. Com a tecnologia de NFC é ainda mais rápido

Sim o boleto é mais demorado, mas pra isso também serve o cartão

O PicPay já tinha um meio de pagamento por QR Code bem antes do Pix

Não estou dizendo que o Pix deve ser abolido, se pra você é bom e vale apena, vai fundo

1 curtida

Essa não é a realidade em ecommerces e marketplaces, principalmente se o setor possui alto ticket médio.

Produtos de custo elevado tendem a ser pagos em dinheiro (PIX e boleto bancário).

Não precisa ir muito longe. Eletrônicos mais caros são um bom exemplo, boa parte dos consumidores não tem condição, limite de crédito ou interesse de comprá-los no cartão de crédito.

3 curtidas

Onde trabalho o Pix é muito usado. Pessoal compra no boleto, na data de vencimento faz o pix… não tem comparação. Essa tecnologia é muito inovadora e facilita muito a vida. Além de ter um custo reduzido para os donos de negócios, é sem custo pra população.

6 curtidas