Fala, pessoal!
A gente sabe que golpista não dorme, não é mesmo? Então, sim, infelizmente, já existem pessoas se aproveitando do crescimento de usuários de criptomoedas para aplicar golpes.
Por isso, trazemos aqui informações de utilidade pública para identificar o golpe vindo de longe e tomar todas as medidas para se prevenir.
Existem diferentes maneiras pelas quais as criptomoedas podem ser usadas para golpes e fraudes. Vamos a alguns exemplos!
- Phishing: os golpistas enviam e-mails ou mensagens de texto falsas que parecem vir de uma exchange de criptomoedas legítima, pedindo que os usuários forneçam suas informações de login ou senhas.
Como evitar: Não compartilhe suas informações pessoais ou financeiras com ninguém. Nenhuma exchange legítima ou negócio de criptomoedas vai pedir que você compartilhe suas informações de login ou senhas.
-
Esquemas Ponzi: os golpistas prometem rendimentos elevados para investimentos em criptomoedas, mas na verdade estão simplesmente usando o dinheiro dos novos investidores para pagar os rendimentos dos investidores anteriores.
-
ICOs fraudulentas: algumas empresas oferecem “ofertas iniciais de moedas” (ICOs) para arrecadar dinheiro para projetos de criptomoedas que na verdade não existem ou não têm chance de sucesso.
-
Esquemas de pirâmide: os golpistas recrutam novos participantes para investir em criptomoedas, prometendo rendimentos elevados. No entanto, os rendimentos são pagos com o dinheiro dos participantes recém-chegados, e eventualmente o esquema colapsa.
Como evitar: faça sua pesquisa antes de investir em qualquer criptomoeda, certifique-se de que você entende o que é e como funciona. Verifique a legitimidade da criptomoeda, seu time de desenvolvimento, e se há algum histórico de atividades fraudulentas. Além disso, fique atento a qualquer oferta de investimento que pareça boa demais para ser verdade. Esquemas Ponzi e esquemas de pirâmide são comuns no mercado de criptomoedas.
- Pump and dump: um grupo de indivíduos coordena a compra de grandes quantidades de uma determinada criptomoeda com o objetivo de aumentar artificialmente o seu preço. Uma vez que o preço tenha subido, esses indivíduos vendem suas moedas a um lucro significativo, causando o preço a cair rapidamente e prejudicando os investidores que compraram durante o “bomba” (pump).
Como evitar: Oscilações nos valores das criptomoedas não podem ser previstos, mas tenha sempre em mente que se trata de um ativo que é altamente volátil e não é adequado para todos. Nunca invista valores que você não pode perder, como reserva de emergência, e não centralize seus investimentos em um único ativo.
Lembre-se que conhecer os riscos costuma ser a melhor ferramenta para se proteger!
E aí, gostaram das dicas de como se manter em segurança ao lidar com criptos? Conta aqui pra gente se conhecem mais alguma!