Como se prevenir da invasão pela troca de email

Uma dúvida que sempre tive em relação a esse golpe era como os criminosos conseguiam (ou se conseguiam) burlar o reconhecimento facial para a autorização do dispositivo, o que não é trivial de se fazer apenas com a selfie com o documento.

Olha que curioso o relato da @Patricia_Goncalves_C:

Parece que essa galera tenta (com sucesso talvez?) burlar o reconhecimento facial autorizando o dispositivo através do documento ou da própria selfie com o documento.

2 curtidas

Sim, quando vi a mensagem no chat fiquei desesperada deles liberarem, pois a moça começou a enviar instruções de como desbloquear.
A atendente no chat mandou instruções, que ele poderia enviar uma foto por e-mail segurando no papel um código enviado pelo Nubank pelo e-mail também.
Ele ia ter acesso a minha conta, se eu não tivesse conseguido acionar o Nubank a tempo ou tivesse demorado muito.
Essa liberação achei fácil de bular, manipulando imagem…enfim, precisam melhorar as camadas/etapas de liberação/segurança

1 curtida

Você poderia, por favor, compartilhar prints dessa conversa com a atendente? Fiquei bastante curioso

@lucasresck Espero do fundo do meu coração, que eles cancelem esse fluxo, que tenha sido só um erro do atendente do chat.

1 curtida

Salve, pessoas!

Hoje foi a minha vez de ter a conta invadida.

Utilizaram uma foto impressa para enganar o reconhecimento facial e, assim, trocar o e-mail e a senha do aplicativo.

Além disso, verificando os e-mail utilizados, creio que foi a mesma pessoa que tentou aplicar o golpe na Patrícia.

Tentaram autorizar outro aparelho para ter acesso ao meu dinheiro, mas consegui entrar em contato com o Nubank via telefone e impedir.

Vou registrar uma queixa junto ao Bacen. Sugiro a todos que sofram esse golpe que façam o mesmo.

Abri um tópico sobre o caso para deixar o registro.

Abraços

1 curtida

Sinto muito por seu ocorrido, deve ter sido um grande stress.

Como sabe que utilizaram uma foto impressa? Você tem acesso a essa foto?

Apenas linkando neste tópico o tópico que você criou:

2 curtidas

Olá @lucasresck!

Quem me contou sobre a foto foi a pessoa que me atendeu via 0800, então infelizmente não tenho acesso.

O que pude perceber é que eles podem visualizar todas as imagens que são enviadas pelo reconhecimento facial, então deve haver um registro no sistema deles.

3 curtidas

O Nubank não deveria permitir a troca de e-mail somente.
Mas deveria colocar na hora de trocar o e-mail 3 verificação

  1. E-mail antigo
  2. Senha de acesso e 4 digito
  3. Verificação SMS
1 curtida

Uma novidade legal é que recentemente o Nubank passou a exigir reconhecimento facial para visualizar a senha de quatro dígitos:

Mesmo que o aparelho esteja autorizado. Portanto, em uma situação em que o criminoso consegue autorizar o dispositivo utilizando engenharia social no chat, por exemplo, ainda seria necessário o reconhecimento facial pra visualizar a senha de quatro dígitos.

2 curtidas

Mas, se ele chegou a esse ponto, quer dizer que ele já conseguiu driblar o reconhecimento facial para acessar o aplicativo, alterando e-mail da conta e a senha de acesso do aplicativo, não é?

Tem um relato aqui no fórum de um caso em que conseguiram roubar o dinheiro, ou seja, já conseguem driblar o reconhecimento facial para acessar a senha de 4 dígitos.

1 curtida

Acho que são dois processos diferentes.

  • Para a troca do email, é necessário o envio de uma selfie com o documento; aí pode até ter algum processo de reconhecimento facial por trás, mas basta a foto com o documento vazada.
  • No caso do reconhecimento facial dentro do aplicativo teoricamente não seria possível burlar com uma foto apenas, teria que ser com o rosto mesmo. Ou pelo menos seria mais difícil.

Talvez ainda não tivessem implantado a medida. Só fiquei sabendo disso hoje, por exemplo. Mas não duvido dessa galera burlando isso também, não.

Um fluxo que acho interessante é do concorrente “laranjinha (não o bancão)” foi uma das experiências de segurança de conta mais bacanas que vi atualmente. Pois envolve vários fatores de autenticação. O reconhecimento facial envolve profundidade e mapeamento de vários ângulos do rosto, teoricamente impossibilitando o reconhecimento bem sucedido de uma foto por exemplo.

1 curtida

Uma dúvida… A utilização de maquiagem no cadastro do Face ID pode prejudicar a análise da imagem pelo software de reconhecimento facial escondendo marcas faciais que poderiam ser utilizadas para reconhecer/diferenciar pessoas, diminuindo a sua eficiência?

Se sim, talvez um pequeno aviso do Nubank no momento de cadastro possa ajudar a melhorar a segurança, apesar de afetar mais as mulheres

Acredito que não pq o Face ID do iPhone reconhece até com máscara

1 curtida

Só pra deixar mais claro, o Nubank utiliza uma tecnologia de reconhecimento facial de uma empresa terceira e os dispositivos da Apple utilizam o Face ID. Apesar de parecidas, são soluções diferentes.

No caso do Face ID, maquiagens, barba e demais alterações no rosto não costumam confundir ou dificultar o uso do sistema.

Já no recurso utilizado pelo Nubank, eu acredito que também não haja problemas. Mas para ter certeza só consultando a instituição mesmo.

6 curtidas