Compulsão por empréstimos? Pode ser um sintoma de oniomania

A compulsão por empréstimos pode ser um sintoma de oniomania ou devedor compulsivo, transtornos que podem causar problemas financeiros, familiares e de relacionamento.
Fonte: Google

Iniciei o tópico para apresentar um problema serio que atinge inúmeras pessoas e que não são de conhecimento delas. Para refletirmos sobre nossos atos consumerista, e aqui, também sobre os empréstimos.

Afinal, quem nunca pegou um empréstimo sem que estivesse, de fato, precisando? Ne? De repente uma taxa “boa” ou uma boa apresentação da oferta acabou nos convencendo ?

Sempre com muito cuidado para não expor informação pessoal ou dados sensíveis, quem puder, compartilhem experiências sobre a temática e dêem dicas para não cairmos nas tentações relacionadas ao incentivo ao consumo sem fim.

16 curtidas

Eu pego empréstimo todo mês. E consigo pagar este empréstimo religiosamente com juro zero. Isso virou um hábito na minha vida. Praticamente tudo que eu compro só é possível com o dinheiro destes empréstimos.

Agora você que está lendo deve ter ficado curioso com este empréstimo que eu utilizo, né? Quer saber qual é?

Cartão de crédito :slight_smile:

13 curtidas

Verdade, @daniel.b. :sweat_smile:

Mas, acredito que neste caso, como não há, taxas em muitas compras que fazemos (no caso de valores que são iguais tanto à vista quando no cartão) e desde que pague em dia, esse empréstimo não se amolda à patologia.

Ainda bem, pois senão estaríamos todos precisando de tratamento. :sweat_smile: Eu também faço muito uso do cartão de crédito.

14 curtidas

Nunca tinha ouvido falar desse tipo de vício, certamente é um mal, mas penso que a jogatina seja pior.

6 curtidas

Não conhecia essa patologia. Obrigado por ter compartilhado conosco!

7 curtidas

E bem pensado, viu! Querendo ou não é uma modalidade, já que tá usando um dinheiro que até então não é seu.

Tento ao máximo evitar, só utilizaria se fosse realmente em casos de emergência, mas pesquisaria com calma sobre as taxas em várias instituições até certeza de qual é a melhor e me planejaria pra tentar quitar o quanto antes.

10 curtidas

Com a Selic alta do jeito que está. Só em caso de emergência mesmo :sweat_smile:

8 curtidas

Eu nunca tive esse tipo de compulsão, mas tive um relacionamento com uma pessoa e ela era extremamente compulsiva em gastar dinheiro, e por isso eu saí fora depois de menos de dois anos. É horrível, lembro que até a filha dela vivia conversando com ela sobre isso mas não tinha jeito. Esse foi o único motivo de eu cair fora. A oniomania é uma perturbação psiquiátrica que se caracteriza por um padrão de comportamento repetitivo e difícil de interromper. O devedor compulsivo é alguém que se enquadra em padrões de gastos que não satisfazem suas necessidades reais, e isso pode causar problemas financeiros, familiares e de relacionamento.

6 curtidas

Eu assim lendo o seu comentário e entendendo só no final o que você quis dizer:

Mind Blowing GIFs

9 curtidas

Boa reflexão, @mladeira! Obrigada por abrir esse diálogo por aqui :clap:t5:

Confesso que o meu “empréstimo preferido” é o cartão de crédito. Acho que, sabendo usar, ele pode ser uma boa ferramenta para viabilizar planos.

Mas como em qualquer situação, é importante ter cautela, né? Eu mesma já me peguei gastando um pouco além da conta no cartão pois o crédito ameniza a “dor do pagamento”.

E sinto muito pela sua experiência, @gpaulinno. Deve ser muito difícil para a família e nesses casos graves é importante ter acompanhamento médico também :confused:

10 curtidas

Pois é, eu sinto muito por ela, pois tentei ajudar assim como a filha dela também tentou. Eu saí fora porque tenho minha vida financeira altamente controlada. Só para esclarecimento, ela foi alguém com quem me relacionei após minha separação, não tivemos filhos, ela já tinha uma filha quando nos juntamos. Daí segui minha vida e nem sei como ela está hoje rsrss.

8 curtidas