Conferência de desenvolvedores Apple e o IOS 26 

Hoje, 9 de junho, a Apple apresentou ao mundo, durante sua conferência anual de desenvolvedores — a WWDC25 — os avanços nos seus sistemas operacionais.

Com destaque para o novo iOS 26 e seu tão aguardado redesign. A nova interface traz elementos translúcidos e uma nova textura chamada Liquid Glass.

E mais:

• Tradução ao vivo: agora é possível traduzir mensagens, ligações e chamadas no FaceTime em tempo real, com processamento local no próprio aparelho para garantir a privacidade.

• Novo app “Games”: uma central para jogos, com acesso ao Apple Arcade, desafios, placares e integração com amigos.

• Recursos de IA (Apple Intelligence): otimização inteligente da bateria, resumos automáticos de recados de voz, filtragem de chamadas e mensagens, além de novas funções baseadas em IA rodando diretamente no dispositivo. Será que esse ano a IA da Apple finalmente sai? :eyes:

:warning: Atenção ao instalar a versão beta!

Este lançamento inicial tem como objetivo permitir que empresas — como o Nubank — se preparem para a nova versão do sistema e adaptem seus aplicativos.

Cronograma previsto do iOS 26:
• Beta para desenvolvedores: disponível desde 09/06
• Beta público: esperado para o início de julho (com atualizações semanais)
• Versão final para todos os usuários: lançamento previsto para setembro

Antes de instalar um beta, é importante saber versão beta é instável e pode causar:

• Impossibilidade de acessar o app do seu banco (como o Nubank);
  • Travamentos ou falhas em serviços essenciais;
  • Vulnerabilidades de segurança.

Instalou o iOS 26 beta e está com problemas?

Veja o que fazer:

Opção 1: esperar a próxima versão beta

Se você quiser continuar testando o beta, aguarde a liberação de uma nova versão, que poderá corrigir os bugs atuais.

Opção 2: remover o beta e voltar ao iOS estável (atualmente o iOS 18.5)

Para isso, será necessário apagar e restaurar o dispositivo. Importante: backups criados no iOS beta podem não ser compatíveis com versões anteriores.

1. Certifique-se de que o computador tenha a versão mais recente do macOS ou a versão mais recente do app Dispositivos Apple.

2. Conecte o dispositivo ao computador e, em seguida, coloque-o no modo de recuperação. Pressione e solte rapidamente o botão de aumentar volume. Pressione e solte rapidamente o botão Diminuir Volume. Em seguida, mantenha pressionado o botão lateral até a tela do modo de recuperação ser exibida.

3. Quando aparecer a opção Restaurar, clique nela. Isso apaga o dispositivo e instala a versão atual, não beta, do iOS ou do iPadOS. Se o download demorar mais que 15 minutos e o dispositivo sair da tela do modo de recuperação, deixe o download ser concluído e repita a etapa 2.

4. Aguarde o término da restauração. Se solicitado, inicie sessão na sua Conta Apple, que desativa o Bloqueio de Ativação. Se o processo de restauração não terminar, saiba o que fazer.

Nesse link você pode verificar os passos de forma mais detalhada:

Como desinstalar o software beta do iOS ou iPadOS - Suporte da Apple (BR)

O que acharam da WWDC deste ano?

e você Dev ou entusiasta que já baixou o beta traga aqui as suas considerações e reporte possíveis bug e instabilidades que possam ocorrer com o app do Nu.

30 curtidas

O que vai ter de gente instalando o beta e reclamando, todo ano é assim na comunidade, mas ainda bem que você precaveu e já fez um tutorial ensinando a reverter. Sobre a novidade em geral que foi mais o redesign do sistema pra assimiliar com o Vision Pro, achei bonitinho! :white_heart:

19 curtidas

A ideia desse tópico é justamente para isso! Centralizar todos os problemas do beta aqui rs

Eu, formado em design, tou em ecstasy com esse redesign, ficou muito lindo e as micro interações perfeitas do jeito que só an Apple faz! Meu único ponto até agora é com acessibilidade, em algumas telas não ficou bom não hahaha

17 curtidas

Já está virando a casaca para a Apple? Kkkkk

15 curtidas

Surpreendentemente o iOS 26 não quebrou o app do Nubank e nenhum outro banco que uso. Muito bom!

12 curtidas

Que continue assim pq ano passado foi um caos! Eu ainda vou esperar mais um pouco para ir pro beta já que estou sem um aparelho reserva :confused:

14 curtidas

Apple correndo atrás do prejuízo, negligenciou no que se refere a avanços da IA pensando que não ia rolar… francamente… pelo menos tem capital pra contornar o problema que criou por suas decisões equivocadas.

7 curtidas

13 curtidas

Ficou muito top, gostei muito do estilo Liquid Glass!!! Vou instalar no iPhone quando chegar a versão Beta Público, essa de desenvolvedor da muito B.O…

Agora o Macbook eu só vou instalar a versão final… Como trabalho nele, existe o risco de alguns programas não funcionarem nessa nova versão.

Já o Apple Watch eu talvez atualize, num sei… Vamos ver.

9 curtidas

Aqui instalei em tudo, iPhone, iPad, Mac, Watch e Apple TV kkkkkkkkkkk.

Felizmente nada quebrou. (por enquanto)

8 curtidas

Amei o tópico, Rafa! Super completo!

Por aqui eu vou esperar um pouquinho antes de atualizar. Eu comprei meu primeiro iPhone há um ano e ainda me considero uma usuária iniciante, melhor não mexer em nada aqui até que o próprio sistema me obrigue :sweat_smile:

11 curtidas

E foi o Nubank parar de usar o bottom navigation flutuante e adotar o desing padrão, que vem a apple e estabelece como novo padrão um bottom navigation flutuante e translúcido kkkk

8 curtidas

Então não desinstale ele ou formate o aparelho pra ficar com uma versão “limpa” do iOS 26 pois você não conseguirá mais entrar no app mesmo colocando corretamente a senha. Você recebe o e-mail com o código de acesso mas ao colocar no app só fica carregando eternamente

5 curtidas

Quase nunca faço isso de instalação limpa. Isso é muito anos 2010… ahhaahahah
Não se faz mais necessário.

4 curtidas

A restauração faz bem ao aparelho especialmente para pessoas que costuma instalar muitos apps. Mas quem usa apps bancários tem algum trabalho de reinstalá-los depois.

2 curtidas

Agora falta o Nubank começar a suportar os novos designs da Apple

4 curtidas

Minha torcida é que o AutoMix do Apple Music não seja apenas pro iOS, vi uns testes e gostei. Amo função que faz mesclagens de uma música com a outra de uma forma bem imperceptível e sei que o Spotify “tem”, mas é meio gambiarra, só abaixa o som de uma música e passa pra outra, o que a Apple fez é utlizar IA para no fim da música emendar com uma outra que tem o som semelhante, trazendo um envolvimento maior, assinaria algum serviço de streaming que fizesse bem feito, porque o Spotify e Youtube Music (que utilizo hoje) não faz como gosto, só resta que não limite só pro iOS, mas é provável.

5 curtidas

Quem sabe o NuPlay faça bem feito :face_savoring_food:

7 curtidas

Vem aí… No dia 1° de abril! :joy:

7 curtidas

Espero também que não seja, por que, se for só para o iOS, já vi que você vira a casaca de vez :joy:

6 curtidas