Hoje, 9 de junho, a Apple apresentou ao mundo, durante sua conferência anual de desenvolvedores — a WWDC25 — os avanços nos seus sistemas operacionais.
Com destaque para o novo iOS 26 e seu tão aguardado redesign. A nova interface traz elementos translúcidos e uma nova textura chamada Liquid Glass.
E mais:
Tradução ao vivo: agora é possível traduzir mensagens, ligações e chamadas no FaceTime em tempo real, com processamento local no próprio aparelho para garantir a privacidade.
Novo app “Games”: uma central para jogos, com acesso ao Apple Arcade, desafios, placares e integração com amigos.
Recursos de IA (Apple Intelligence): otimização inteligente da bateria, resumos automáticos de recados de voz, filtragem de chamadas e mensagens, além de novas funções baseadas em IA rodando diretamente no dispositivo. Será que esse ano a IA da Apple finalmente sai?
Este lançamento inicial tem como objetivo permitir que empresas — como o Nubank — se preparem para a nova versão do sistema e adaptem seus aplicativos.
Cronograma previsto do iOS 26:
• Beta para desenvolvedores: disponível desde 09/06
• Beta público: esperado para o início de julho (com atualizações semanais)
• Versão final para todos os usuários: lançamento previsto para setembro
Antes de instalar um beta, é importante saber versão beta é instável e pode causar:
Impossibilidade de acessar o app do seu banco (como o Nubank);
Travamentos ou falhas em serviços essenciais;
Vulnerabilidades de segurança.
⸻
Instalou o iOS 26 beta e está com problemas?
Veja o que fazer:
Opção 1: esperar a próxima versão beta
Se você quiser continuar testando o beta, aguarde a liberação de uma nova versão, que poderá corrigir os bugs atuais.
Opção 2: remover o beta e voltar ao iOS estável (atualmente o iOS 18.5)
Para isso, será necessário apagar e restaurar o dispositivo. Importante: backups criados no iOS beta podem não ser compatíveis com versões anteriores.
Conecte o dispositivo ao computador e, em seguida, coloque-o no modo de recuperação. Pressione e solte rapidamente o botão de aumentar volume. Pressione e solte rapidamente o botão Diminuir Volume. Em seguida, mantenha pressionado o botão lateral até a tela do modo de recuperação ser exibida.
Quando aparecer a opção Restaurar, clique nela. Isso apaga o dispositivo e instala a versão atual, não beta, do iOS ou do iPadOS. Se o download demorar mais que 15 minutos e o dispositivo sair da tela do modo de recuperação, deixe o download ser concluído e repita a etapa 2.
e você Dev ou entusiasta que já baixou o beta traga aqui as suas considerações e reporte possíveis bug e instabilidades que possam ocorrer com o app do Nu.
O que vai ter de gente instalando o beta e reclamando, todo ano é assim na comunidade, mas ainda bem que você precaveu e já fez um tutorial ensinando a reverter. Sobre a novidade em geral que foi mais o redesign do sistema pra assimiliar com o Vision Pro, achei bonitinho!
A ideia desse tópico é justamente para isso! Centralizar todos os problemas do beta aqui rs
Eu, formado em design, tou em ecstasy com esse redesign, ficou muito lindo e as micro interações perfeitas do jeito que só an Apple faz! Meu único ponto até agora é com acessibilidade, em algumas telas não ficou bom não hahaha
Apple correndo atrás do prejuízo, negligenciou no que se refere a avanços da IA pensando que não ia rolar… francamente… pelo menos tem capital pra contornar o problema que criou por suas decisões equivocadas.
Ficou muito top, gostei muito do estilo Liquid Glass!!! Vou instalar no iPhone quando chegar a versão Beta Público, essa de desenvolvedor da muito B.O…
Agora o Macbook eu só vou instalar a versão final… Como trabalho nele, existe o risco de alguns programas não funcionarem nessa nova versão.
Já o Apple Watch eu talvez atualize, num sei… Vamos ver.
Por aqui eu vou esperar um pouquinho antes de atualizar. Eu comprei meu primeiro iPhone há um ano e ainda me considero uma usuária iniciante, melhor não mexer em nada aqui até que o próprio sistema me obrigue
E foi o Nubank parar de usar o bottom navigation flutuante e adotar o desing padrão, que vem a apple e estabelece como novo padrão um bottom navigation flutuante e translúcido kkkk
Então não desinstale ele ou formate o aparelho pra ficar com uma versão “limpa” do iOS 26 pois você não conseguirá mais entrar no app mesmo colocando corretamente a senha. Você recebe o e-mail com o código de acesso mas ao colocar no app só fica carregando eternamente
A restauração faz bem ao aparelho especialmente para pessoas que costuma instalar muitos apps. Mas quem usa apps bancários tem algum trabalho de reinstalá-los depois.
Minha torcida é que o AutoMix do Apple Music não seja apenas pro iOS, vi uns testes e gostei. Amo função que faz mesclagens de uma música com a outra de uma forma bem imperceptível e sei que o Spotify “tem”, mas é meio gambiarra, só abaixa o som de uma música e passa pra outra, o que a Apple fez é utlizar IA para no fim da música emendar com uma outra que tem o som semelhante, trazendo um envolvimento maior, assinaria algum serviço de streaming que fizesse bem feito, porque o Spotify e Youtube Music (que utilizo hoje) não faz como gosto, só resta que não limite só pro iOS, mas é provável.