Conta para estrangeiros com RNM em confecção

Olá, minha esposa é estrangeira e possui residência no Brasil. No entanto, o RNM fisico demora meses para ser confeccionado e um protocolo é entregue temporariamente. O app não aceita e no telefone dizem que não tem o que fazer. Não há uma exceção???

2 curtidas

Seja bem-vindo a Comunidade de Clientes do Nu.
Se o requisito para abertura de conta não foi atendido, resta, no seu caso, aguardar a documentação necessária estar disponível e reiniciar o procedimento.

15 curtidas

Olá, os únicos documentos que o Nubank aceita para a abertura da conta são os listados abaixo como o RNE e RNM. Como o suporte te indicou, só tem como validar com documento em mãos.

12 curtidas

É complicado que o Nubank não tenha um processo de exceção, visto que o Protocolo entregue pela polícia federal deve ser entendido como documento oficial (segundo a própria PF), enquanto o documento final está sendo confeccionado.
Demos preferência a Nubank, pois eu já sou cliente há anos. Mas, se nesse meio tempo outro banco aceitar a documentação atual, será um cliente a menos.

3 curtidas

Obrigado pela sua atenção em me responder :slight_smile:

5 curtidas

Olá, só os chamados bancões aceitam protocolo de RNM ou de refugiado ( não sei o pq, não é o q fala a lei, deveriam aceitar todos incluso o mesmíssimo Nubank), mas veja bem, muitas vezes você vai se deparar com o fato de não aceitarem e ficarem enrolando. Segundo a ANCUR os refugiados tem direito a abrir conta bancária, e muitos bancos violam esse direito, no caso do RNM obtidos por outros motivos q não o refúgio, o q posso disser é q o protocolo recebido é um documento oficial, incluso com todas as medidas de seguridade como QR code e efetivamente este protocolo é emitido para q durante o tempo q a pessoa aguarda, ela possa se inscrever em uma escola, fazer o CPF, abrir contas bancárias, receber pagamentos , remessas do exterior etc…Sugiro procurar ajuda na DEFESORIA PUBLICA DA UNIAO, se nenhum banco está lê abrindo conta a tua senhora.

1 curtida

Isso mesmo! é um documento oficial e criado exatamente com esse objetivo q o cidadão possa exercer seus direitos enquanto aguarda pelo RNM. Mas lamentavelmente muitos bancos fazem vista grossa os digitais nesse sentido são os piores e mais desconsiderados, pq veja bem a obrigação é de abrir a conta não de dar crédito ou oferecer empréstimo, é lógico q o análise de crédito vai ser desfavorável, mas tu tem q ter conta para poder trabalhar e receber, já os bancões você pode ir e como é presencial eles vão ter q te atender, mas mesmo assim se o atendente estiver despreparado ou mal intencionado vão estar te negando a tua abertura de conta o que é um direito, você não está pedindo um favor. Então luta pelos direitos de tua senhora. Sucesso!

3 curtidas

Olá me acabou de confirmar um colega estrangeiro q abriu conta no Picpay só com CPF, se tua senhora está sem nenhuma conta faz uma tentativa com esse banco digital, se der certo é melhor do q nada.

2 curtidas

@LeandroFSJR e @smj,
Para conhecimento, nenhuma entidade bancária está obrigada a abrir conta de deposito.
Fonte: Banco Central

2 curtidas

Solicitantes de refúgio e refugiados podem abrir contas bancárias, tendo em vista que o Protocolo de Solicitação de Refúgio e a Carteira de Registro Nacional Migratório (antigo Registro Nacional de Estrangeiro – RNE) são documentos válidos no país. Esse direito é assegurado expressamente pela Lei 13.445/2017 – Lei de Migração

Sou um solicitante de refúgio e tive o pedido de abertura de conta bancária negado. O que posso fazer?

Como solicitante de refúgio, você tem o direito de abrir uma conta bancária. No entanto, alguns bancos desconhecem este direito. Se você passar por esta situação, entre em contato com a Defensoria Pública da União (DPU) ou com algum parceiro do ACNUR.

Ao que se mostra a questão em voga é de interpretação do direito.
A abertura da conta, requer um documento com foto, independente da condição de permanência da pretensa cliente.

No caso relatado, esse requisito ainda não foi atendido, logo, não se trata de uma negativa por parte do banco, que ressalte-se, todo o processo de abertura da conta é online.

Respeito suas considerações, porém a melhor orientação neste cenário é o interessado consultar ajuda especializada, conforme você sugeriu.

1 curtida

Apenas uma correção, Luiz. O protocolo é um documento com foto e com todas as informações necessárias (nome, RNM, filiação, data de validade, QR code para validação junto ao sismigra). O ponto aqui é exclusivamente uma inaptidão técnica da nubank (que não reconhece o documento no processo padrão) e não possui um processo de exceção. Não é falta de documentação, é escolha do banco. Mas é direito do banco, busquei aqui apenas alternativas pois a atendente poderia desconhecer algum caminho possível da própria Nubank. Apenas perdem uma nova cliente em potencial e possivelmente um que já estava há anos com conta e que centraliza a vida financeira por aqui.

Decisões e direitos de ambos os lados, paciência. Mas agradeço a ajuda dada e as sugestões de ambos, obrigado!!!

4 curtidas

O problema é que os atendentes, aparentemente quero acreditar que despreparados, e não por má fé, e o Nubank aparentemente por desconhecimento quero acreditar também, não estão reconhecendo um documento que é oficial e outorgado exatamente para casos como o da senhora do amigo, e é um direito garantido por lei. Entendo que nenhum banco tem obrigação de abrir uma conta uma vez que tem pessoas que por algum motivo não deve se lhe reconhecer esse direito ( digamos que a pessoa é uma das mais procuradas pela Interpol ) o banco não tem porque ter um correntista com essas características. Veja bem a assistência à saúde é um direito garantido por lei, mas tem exceções um médico não é obrigado a atender uma paciente se este previamente ou desrespeitou e por aí vai ( tem exceções situações de vida ou morte na qual o cara é o único médico plantonista tá obrigado a atender o paciente). Os atendentes estão desconhecendo um direito sem motivo ou explicação alguma. É bem diferente se eles pegarem o protocolo e retornassem para a mulher do amigo, sentimos muito seu documento está com alguma irregularidade e agora não podemos abrir tua conta, nesse caso a moça terá que concertar a irregularidade e logo depois a conta deveria ser aberta, o ponto é que não é isso o que está acontecendo, os atendentes estão tirando um direito e o próprio sistema ao não permitir o protocolo como documento.

1 curtida

Compreendo vosso entendimento, porém discordo.
Espero que o autor do post consiga uma solução adequada para essa demanda.

1 curtida

Excelente discordamos um com o outro com respeito. Amarei se o autor do post resolve. Disso se trata de tentarmos ajudar uns aos outros mesmo com opiniões diferentes. Obrigado também por suas interpretações e sobre tudo pelo respeito com o qual expôs seus critérios.

4 curtidas