Pedi o crédito de confiança pois o estorno da loja que fiz a compra, que foi cancelada pela demora que seria o envio, só séria feito a partir de duas faturas subsequentes. Corro o risco de perder a disputa? Anexei os emails recebidos pela loja informando o prazo do estorno
Pedi ou não o crédito de confiança não impacta na análise, ela é feita pela bandeira, a Mastercard, só aguardar mesmo.
Quero saber se ter aberto a disputa reclamando do prazo muito grande para o estorno, me faz ter chance de perder
O que faz você perder é o estabelecimento comprovar que foi entregue a mercadoria no prazo, se não é caso, não precisa se preocupar.
Então eu ter aberto a disputa reclamando do prazo de 60 dias para o meu estorno e ter recebido o Crédito confiança, não é um motivo para me fazer perder a disputa?! Tenho medo de perder por alguma justificativa da loja e ficar sem meu reembolso
Não.
Mas como já houve a antecipação do valor pago pela bandeira através da concessão do crédito de confiança, eles vão ficar com valor eventualmente estornado (efeito da sub-rogação, a bandeira se tornou credora perante a empresa devedora por ter “comprado” a dívida).
Entendi, obrigada por tirar minha dúvida! Perder essa disputa me deixou com medo
Esse prazo é uma herança do tempo das faturas impressas via correios e não faz mais sentido atualmente. Quando o estabelecimento processava o estorno após o fechamento da fatura, mas antes do recebimento, o reembolso constaria somente na segunda fatura.
Como hoje os processos são todos digitais e as transações podem ser acompanhadas em tempo real, a partir da confirmação do estorno, o crédito já será lançado na sua fatura parcial e poderá ser verificado via app. Dessa forma, reclamar desse prazo não terá nenhum efeito.
A loja que fiz a compra me deu esse prazo e disse que eu teria que aguardar até duas faturas subsequentes para ter meu estorno, e que não poderiam fazer mais nada em relação ao prazo. Por isso entrei em contato com a nubank e me sugeriram entrar em disputa, mostrei a comprovação da afirmação desse prazo mas o meu medo era que eu tivesse minha conta e cartões da nubank bloqueados e a loja usasse algo para argumentar contra e eu ter que realmente esperar mais 60 dias (pois o resultado da disputa é em até 100 dias) para ter o estorno.
Não me importei de não poder comprar na loja mais, só não queria ter que pagar por algo que não vou ter.
(Obs: a loja é a Casa&Vídeo)
Essa é uma resposta padrão e não corresponde ao prazo em que o estorno será de fato efetivado, mas quando você terá a informação do lançamento na fatura impressa. A resposta do estabelecimento é baseada no pior cenário, no qual você não teria acesso aos lançamentos e receberia a fatura via correio apenas após o fechamento.
Para exemplificar, esse foi um cancelamento recente meu. Como pode ser observado, o prazo seria o mesmo que te informaram, mas o estorno ocorreu no dia útil seguinte, dia 26. Se minha fatura já estivesse fechada e eu não tivesse acesso às transações, só teria essa informação na fatura seguinte, embora a data do estorno continuasse sendo dia 26.
Então, a resposta que me deram foi que seria até duas faturas subsequentes para o valor aparecer na minha conta e em caso de compra parcelada o prazo seria maior, por isso entrei com a disputa como me foi orientado pela atendente da nubank. Pois eu precisava desse limite antes do período que me deram, então decide pelo crédito de confiança e aguardar a decisão da disputa, porém, agora estou com medo de perder a disputa, ter que pagar a compra cancelada no valor cheio e ainda não ter meu reembolso.
O ideal seria ter aguardado o estorno e só solicitado o crédito de confiança caso o estorno ocorresse após o fechamento da fatura. Agora não há nada a fazer senão aguardar.
Realmente, segui o conselho da atendente da nubank no desespero mas agora estou tentando ter esperança de que a c&v vai aceitar o acordo
A disputa somente é para casos em q a loja não devolve / realiza estorno… no seu caso, eles fizeram mas mesmo assim vc abriu a disputa, sinceramente (na minha opinião), acho q a mastercard não vai aceitar sua disputa, não acredito q vão cancelar suas funções q pelo entendi era oq vc tinha medo. Mas se eles aceitarem a disputa vc meio q receberia 2 estornos, o da loja e o do cartão (oq nao faz sentido ja q a loja devolveu o valor)
O prazo de 2 faturas é pra caso o estorno seja feito depois q sua fatura ja tiver sido fechada, conforme exemplo do @LuckPass
Eu realizei a contestação de uma compra e me foi dado um crédito de confiança enquanto o nubank esperava a conclusão da mesma.
Ocorre que o estabelecimento cancelou a compra, estornou os valores que haviam sido pagos por mim e agora consta na minha fatura a cobrança do valor total do crédito de confiança mais uma parcela da compra que está cancelada (sim, ela foi cancelada pelo estabelecimento e ainda está sendo cobrada na minha fatura).
Não sei o que fazer e acredito que esta cobrança em duplicidade seja ilegal.
Ocorre que o suporte da nubank é um lixo, ninguém me dá uma informação precisa sobre o que está acontecendo comigo e eu fico assim, no escuro.
Penso em judicializar a questão contra o banco.
Alguém já passou por uma situação similar?
Por favor, me ajudem.
Seja bem-vi do a Comunidade de Clientes do NU.
Nesse espaço, somos todos clientes e, com base em experiências pessoais e de outros, procuramos orientar quanto a dúvidas similares já ocorridas.
Faça um cálculo simples; quanto você tinha de crédito antes da compra e, quanto tem após a compra, reembolso, etc.
Se o valor final for o mesmo está tudo ok.
Se não estiver, contate o NU pelo Chat do App.
Olá Luiz, boa tarde.
Eu já fiz essa conta e hoje, possuo crédito inferior ao que tinha no momento da compra. Esse é um dos problemas.
O principal deles é que eu não entendo como estou sendo cobrado duas vezes por algo que não deveria. A loja já realizou o cancelamento da compra e posterior estorno e, ainda assim, consta na fatura do mês vigente o valor do crédito de confiança + uma parcela dessa compra.
Eu passei o dia inteiro em contato com os atendentes do chat e é estéril tentar resolver algo por lá. Ninguém traz uma informação clara e, por duas vezes, simplesmente jogam na minha cara que está tudo certo e finalizam o atendimento, sem mais nem menos.
Estou bem chateado com a situação.
Essa é uma dúvida relativamente comum por aqui, essas compras parceladas, contestadas com crédito de confiança e estornadas acabam gerando uma série de lançamentos na fatura e o cliente fica confuso apesar de muito provavelmente estar tudo certo, como o atendimento fica “jogando na sua cara”…
O Nu realmente poderia dar o seu jeito para deixar essa situação mais didática e fácil de verificar.
Vou tentar dar um exemplo básico aqui de como isso costuma ocorrer, para que você verifique os lançamentos na sua fatura (ideal é olhar na fatura detalhada).
Supondo que não exista nenhuma outra compra na fatura atual e nem em faturas futuras, você começa devendo zero para o banco.
Momento 1: cliente faz uma compra de R$ 200, parcelada em 4x
Na fatura atual aparece o lançamento da primeira parcela:
- R$ 50 (1 de 4)
Nas faturas seguintes aparece o lançamentos das demais parcelas:
- R$ 50 (2 de 4)
- R$ 50 (3 de 4)
- R$ 50 (4 de 4)
Resultado: você encerra esse primeiro momento devendo R$ 200 para o banco, sendo que vai pagar R$ 50 em cada uma das faturas seguintes.
Importante destacar que todos esses lançamentos vão ficar nas faturas, por motivo de manter o histórico. O que vai ocorrer nos lançamentos seguintes é entrar outros lançamentos que vão acabar neutralizando o efeito destes referentes à compra.
Momento 2: Cliente contesta a compra e recebe crédito de confiança
Na fatura atual continua aparecendo o lançamento da primeira parcela, e o crédito de confiança vem no valor total da compra. Vai aparecer:
- Compra: R$ 50 (1 de 4)
- Crédito de confiança: R$ -200 (normalmente não mostra o sinal de negativo, mas aparece em verde)
Nas próximas 3 faturas continuam as outras 3 parcelas da compra:
- R$ 50 (2 de 4)
- R$ 50 (3 de 4)
- R$ 50 (4 de 4)
Resultado aqui: você ficou no zero-a-zero com o banco. Você está com R$ 150 positivos na fatura atual, e deve pagar R$ 150 pra zerar isso, R$ 50 em cada uma das próximas 3 faturas
Momento 3A: loja efetua o estorno da compra, no valor total
Na fatura atual, entra o estorno da loja, de forma similar ao crédito de confiança dado anteriormente. Vai ficar:
- Compra: R$ 50 (1 de 4)
- Crédito de confiança: R$ -200
- Estorno da compra: R$ -200
E as faturas seguintes continuam:
- R$ 50 (2 de 4)
- R$ 50 (3 de 4)
- R$ 50 (4 de 4)
Resultado aqui: se antes você estava no zero-a-zero, agora você ficou positivo em R$ 200, pois tanto o crédito de confiança quanto o estorno foram lançados na fatura. Mas uma vez que entrou o estorno, o crédito de confiança precisa ser revertido e devolvido ao banco. É nisto que vem o próximo momento:
Momento 3B: reversão do crédito de confiança
Na fatura atual, entra a reversão. Vai ficar:
- Compra: R$ 50 (1 de 4)
- Crédito de confiança: R$ -200
- Estorno da compra: R$ -200
- Reversão de crédito de confiança: R$ 200
E as faturas seguintes continuam:
- R$ 50 (2 de 4)
- R$ 50 (3 de 4)
- R$ 50 (4 de 4)
Resultado: neste caso, você retorna ao caso do “Momento 2”, ou seja, está R$ 150 positivos na fatura atual, e deve pagar R$ 150 pra zerar isso, R$ 50 em cada uma das próximas 3 faturas.
Importante: se você tem outras compras na sua fatura, esse crédito positivo vai acabar sendo usado pra abater dessas outras compras. Se a gente esquece disso, a gente tem a sensação de que continua pagando a compra que foi cancelada, mas não é o caso, pois o estorno foi efetivamente recebido e acabou sendo usado para abater dessas outras compras. Ou seja, você vai “deixar de pagar” por compras que você efetivamente fez, mas para compensar vai “pagar” as parcelas dessa compra que você cancelou.
No fim fica tudo certinho, mas é complicado mesmo de acompanhar tantos lançamentos…
Adorei a explicação, Fernando. Bem intuitiva.
Só que no meu caso, o problema tá um pouco diferente (gostaria muito que estivesse simples assim).
Paguei a primeira parcela no mês passado (dividi em 3x), de 50 reais. O crédito de confiança entrou e me gerou um superávit de 100 reais na fatura desse mês.
Ocorre que na fatura atual, consta o estorno no valor de 100 reais e uns quebrados, só que também consta o crédito de confiança (150 reais) mais o valor da segunda parcela de 50 reais.
Tinha pago 50 e recebi do banco 150 referente ao crédito de cofiança.
O estorno ocorreu (100 reais) e o valor da segunda parcela foi cobrado normalmente, porém o banco está me cobrando os 150 reais do crédito de confiança.
Ou seja, eu paguei duas parcelas e a empresa estornou 100 reais. Elas por elas.
Porém o nubank está me cobrando o crédito de confiança no valor de 150 reais, isso que não entendo e que acredito que esteja errado.
Ou seja, eu estou sendo cobrado pelo nubank por algo que já está teoricamente pago.
Se o estorno veio no valor de R$ 100, provavelmente eles cancelaram, efetivamente, a terceira parcela, nem vai aparecer na próxima fatura.
Acho que, no fim, deve estar assim:
Fatura passada:
- compra R$ 50 (1 de 3)
Fatura atual:
- compra R$ 50 (2 de 3)
- crédito de confiança R$ -150
- estorno R$ -100
- reversão do crédito de confiança R$ 150
Resultado: zero. Você pagou 50 na fatura passada, e está 50 positivo na fatura atual.
No final, você precisa devolver o crédito de confiança, pois ele é concedido provisoriamente enquanto o processo de contestação está rolando.
Acho que você está incomodado de estar pagando pelo crédito de confiança, mas provavelmente está esquecendo de contabilizar que recebeu esse crédito (que é dinheiro do banco) lá no início da contestação para lidar com essa situação temporária. Agora está simplesmente devolvendo, visto que a situação referente à contestação se encontra resolvida.
Veja se não seria isso.