Pedi o crédito de confiança pois o estorno da loja que fiz a compra, que foi cancelada pela demora que seria o envio, só séria feito a partir de duas faturas subsequentes. Corro o risco de perder a disputa? Anexei os emails recebidos pela loja informando o prazo do estorno
Pedi ou não o crédito de confiança não impacta na análise, ela é feita pela bandeira, a Mastercard, só aguardar mesmo.
Quero saber se ter aberto a disputa reclamando do prazo muito grande para o estorno, me faz ter chance de perder
O que faz você perder é o estabelecimento comprovar que foi entregue a mercadoria no prazo, se não é caso, não precisa se preocupar.
Então eu ter aberto a disputa reclamando do prazo de 60 dias para o meu estorno e ter recebido o Crédito confiança, não é um motivo para me fazer perder a disputa?! Tenho medo de perder por alguma justificativa da loja e ficar sem meu reembolso
Não.
Mas como já houve a antecipação do valor pago pela bandeira através da concessão do crédito de confiança, eles vão ficar com valor eventualmente estornado (efeito da sub-rogação, a bandeira se tornou credora perante a empresa devedora por ter “comprado” a dívida).
Entendi, obrigada por tirar minha dúvida! Perder essa disputa me deixou com medo
Esse prazo é uma herança do tempo das faturas impressas via correios e não faz mais sentido atualmente. Quando o estabelecimento processava o estorno após o fechamento da fatura, mas antes do recebimento, o reembolso constaria somente na segunda fatura.
Como hoje os processos são todos digitais e as transações podem ser acompanhadas em tempo real, a partir da confirmação do estorno, o crédito já será lançado na sua fatura parcial e poderá ser verificado via app. Dessa forma, reclamar desse prazo não terá nenhum efeito.
A loja que fiz a compra me deu esse prazo e disse que eu teria que aguardar até duas faturas subsequentes para ter meu estorno, e que não poderiam fazer mais nada em relação ao prazo. Por isso entrei em contato com a nubank e me sugeriram entrar em disputa, mostrei a comprovação da afirmação desse prazo mas o meu medo era que eu tivesse minha conta e cartões da nubank bloqueados e a loja usasse algo para argumentar contra e eu ter que realmente esperar mais 60 dias (pois o resultado da disputa é em até 100 dias) para ter o estorno.
Não me importei de não poder comprar na loja mais, só não queria ter que pagar por algo que não vou ter.
(Obs: a loja é a Casa&Vídeo)
Essa é uma resposta padrão e não corresponde ao prazo em que o estorno será de fato efetivado, mas quando você terá a informação do lançamento na fatura impressa. A resposta do estabelecimento é baseada no pior cenário, no qual você não teria acesso aos lançamentos e receberia a fatura via correio apenas após o fechamento.
Para exemplificar, esse foi um cancelamento recente meu. Como pode ser observado, o prazo seria o mesmo que te informaram, mas o estorno ocorreu no dia útil seguinte, dia 26. Se minha fatura já estivesse fechada e eu não tivesse acesso às transações, só teria essa informação na fatura seguinte, embora a data do estorno continuasse sendo dia 26.
Então, a resposta que me deram foi que seria até duas faturas subsequentes para o valor aparecer na minha conta e em caso de compra parcelada o prazo seria maior, por isso entrei com a disputa como me foi orientado pela atendente da nubank. Pois eu precisava desse limite antes do período que me deram, então decide pelo crédito de confiança e aguardar a decisão da disputa, porém, agora estou com medo de perder a disputa, ter que pagar a compra cancelada no valor cheio e ainda não ter meu reembolso.
O ideal seria ter aguardado o estorno e só solicitado o crédito de confiança caso o estorno ocorresse após o fechamento da fatura. Agora não há nada a fazer senão aguardar.
Realmente, segui o conselho da atendente da nubank no desespero mas agora estou tentando ter esperança de que a c&v vai aceitar o acordo
A disputa somente é para casos em q a loja não devolve / realiza estorno… no seu caso, eles fizeram mas mesmo assim vc abriu a disputa, sinceramente (na minha opinião), acho q a mastercard não vai aceitar sua disputa, não acredito q vão cancelar suas funções q pelo entendi era oq vc tinha medo. Mas se eles aceitarem a disputa vc meio q receberia 2 estornos, o da loja e o do cartão (oq nao faz sentido ja q a loja devolveu o valor)
O prazo de 2 faturas é pra caso o estorno seja feito depois q sua fatura ja tiver sido fechada, conforme exemplo do @LuckPass