Data Limite para entregar a Defis

Oláá, NuCommunity!

Como vocês estão?

Vem aí mais um conteúdo com foco em nossos empreendedores. Hoje, venho falar diretamente para quem é Simples Nacional. Já ouviu falar sobre DEFIS? Sabe qual seria o objetivo desse documento? Sua emissão é obrigatória? O que acontece caso não seja enviada? Essas e outras respostas você terá ao continuar a leitura. Então bora!

the goldbergs GIF by TV Land

Você sabe o que é o Simples Nacional?

  • Sim
  • Não

0 votantes

Para quem ainda não conhece, o Simples Nacional é um regime de tributação criado em 2006, especialmente para facilitar a vida das micro e pequenas empresas.

Com tabela de alíquotas reduzida e todo recolhimento de impostos e tributos feitos em uma única guia — o DAS, Documento de Arrecadação do Simples Nacional — esse regime oferece diversas vantagens para os empreendedores.

O que é a DEFIS?

A Defis, Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais, é utilizada para informar à Receita Federal dados econômicos, sociais e fiscais das empresas optantes pelo Simples Nacional. Ela também comunica e comprova ao Governo Federal quais tributos foram recolhidos.

Ao buscar informações sobre a Defis, o que é e qual sua função, o contribuinte descobre que se trata da antiga DASN, Declaração Anual do Simples Nacional, que teve a nomenclatura substituída conforme determinado na Resolução CGSN 94/2011.

Apesar da mudança, a função da declaração se mantém, bem como as empresas que precisam apresentá-la: todas as tributadas pelo Simples Nacional (exceto MEI), ou seja, Micro Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), ainda que inativas (sem faturamento no ano-exercício anterior ou alterações patrimoniais).

Informações que devem conter na Defis

Sabendo de tudo isso, se a sua empresa é participante do Simples Nacional, você deve emitir a Defis. Mas para que a Receita Federal verifique sua situação, é preciso informar alguns dados, tais como:

  • ganhos de capital;
  • total de despesas;
  • lucro contábil, caso se aplique;
  • dados pessoais e rendimento dos sócios;
  • número de empregados no início e no final do período que contempla a declaração;
  • saldo bancário, ou em caixa, do início e do final do período que contempla a declaração;
  • mudança de endereço, caso tenha ocorrido.

Como é feita a entrega da Defis

O prazo para a entrega da Defis é até o dia 31 de março do ano seguinte ao período que está sendo declarado — ou seja, a prestação de contas de 2022 deve ser enviada até último dia de março de 2023.

Para isso, é preciso inserir todas as informações no Programa Gerador do Documento de Arrecadação Simples Nacional (PGDAS-D), disponível no site da Receita Federal, ou importar do seu software contábil.

Você também vai precisar de um certificado digital, código de acesso ou procuração eletrônica para transmissão dos dados.

:warning: Lembrando que as consequências de não entregar a declaração pode impedir a apuração mensal do DAS para pagamento, que estará disponível somente após a declaração referente ao ano anterior.

Compartilha com um amigo(a) empreendedor(a) que vai crescer seu negócio mais ainda em 2023. Se surgir alguma dúvida é só avisar, combinado?

23 curtidas

Não sabia disso, nem sabia que existia essa Defis

8 curtidas

É o IRPF dos MEIs.

1 curtida