Debate necessário: a contradição do Agro?

E aí, gente, tudo bem? :purple_heart::flexed_biceps:t3::slightly_smiling_face:

O nosso Agro representa uma fatia importante no PIB. Ele sempre vai existir, não tem como, mesmo com o avanço tecnológico (que também está presente no Agro). Não dá pra imprimir comida. Porém, quero levantar dois pontos nesse bate-papo.

Como um país que alimenta 10% do planeta ainda tem milhões de pessoas em insegurança alimentar?

Estudos recentes dizem que o Agro alimenta 10% da população mundial.

Contudo, essa força coexiste com um cenário de milhões de brasileiros em insegurança alimentar, uma crise que é de acesso e distribuição, não de falta de produção.

​A produção de soja e milho evidencia que o setor é guiado pela demanda global e pela rentabilidade.

Qual o desafio então? Seria unir a vocação exportadora à segurança alimentar interna?

Existe um lado negativo da história que é contada também. Como por exemplo, o efeito nas questões ambientais relacionadas ao Agro.

E pra finalizar, visto a importância, robustez e contradição desse setor, a grande questão que eu deixo para nossa comunidade é:

Você investe no Agro?

• Sim, invisto
  • Não, não invisto
0 votante
  • Se sim, qual é a sua visão sobre o potencial de crescimento do setor?
  • Se não, o que o impede de participar de um dos pilares mais sólidos da economia nacional?

Compartilhe suas opiniões e experiências.

7 curtidas

Tenho muito vontade de empreender na agropecuária, gado confinado. Tenho visto muitos vídeos sobre o assunto.

10 curtidas

Se faz necessário debater sobre o desperdício de alimentos também.

3 curtidas

Verdade. Isso traz prejuízos econômicos para o produtor e para o setor.

3 curtidas

Não invisto por ser extramamente volátil e falta de governança. O mesmo para varejo por exemplo.

Vide:

3 curtidas

Agro é um setor complicado… pode ganhar bem mas pode perder muito, considerando as intempéries climáticas, por exemplo.

Sobre a insegurança alimentar não tem muito o que fazer, isso é muito mais sobre a cotação do dólar mesmo, obvio que vão plantar o que for mais lucrativo. Se os outros setores fossem mais fortes e exportassem mais, o agro brasileiro seria menos competitivo num cenário global, levando a produção a ficar mais por aqui, pelo menos existiria uma tendência para tal, como não é o que ocorre…

O agro acaba sendo “necessário” para manter as divisas monetárias daqui do Brasil. Pra piorar como importamos muitos produtos, a longo prazo, a tendencia é a moeda enfraquecer cada vez mais, levando a um ciclo sem fim do fortalecimento do setor primário perante os outros. Uma bomba relógio mesmo, prestes a explodir kk.

Só vai mudar isso se um dia diminuir a dependência de importação de produtos e outros insumos perante outros países, o que aparenta ser difícil, considerando a produção abundante de outros países, como China, que é uma potência nesse quesito.

É a minha opinião, posso estar equivocado, então não levem a ferro e fogo meu ponto de vista rs.

3 curtidas

Já existe um projeto para reduzir a dependência da :russia:. Porém, é desafiador.

3 curtidas

realmente, e antes fosse so fertilizante, mas são várias áreas tbm, complicado.

3 curtidas

Pessoal acha que insegurança alimentar é só falta de comida. Bom, não é, mas a falta de qualidade nos alimentos. Quando pensam em alimento, logo vem as frutas, verduras e carnes, que não é tão acessivel assim em boa dos países a fora, no Brasil ainda somos privilegiados.

Hoje temos uma incidência de obesidade muito maior que desnutrição calórica no Brasil, isso se da pelas escolhas dos alimentos.

A situação é mais profunda e cultural do que julgar o agro como vilão e que tem que resolver isso, porque não vai. Basta ver com os próprios olhos na realidade

2 curtidas

Você trouxe pontos importantes. Realmente, insegurança alimentar não é só falta de comida, mas também de acesso a alimentos de boa qualidade. E a questão das escolhas alimentares envolve muita coisa além do indivíduo: renda, acesso, costumes, preço…

Também é verdade que o Brasil vive mais obesidade do que desnutrição, mas isso muitas vezes acontece porque o que é mais barato e disponível tende a ser menos nutritivo.

Algumas pessoas dizem que o Agro é o inimigo do país, pois só visa o lucro, e não ao povo. Não concordo com esse discurso ideológico. Temos que incentivá-lo, financiar… Muito produto é perdido por falta de armazenamento (silos).

2 curtidas