Definir uso máximo do limite por compra

Só pra contextualizar…

Há algumas semanas fui vítima de uso indevido do meu cartão. Acionei o Nubank imediatamente e agora estão fazendo todo processo de análise, mas já recebi meu cartão novinho e eu não terei que pagar o valor.

O prejuízo seria de cerca de R$ 130, pq eu tinha apenas R$ 150 de limite (ufa).

Então vamos lá…

Hoje o Nubank oferece a possibilidade de você ajustar o limite abaixo do seu limite real.

Por exemplo, supondo que eu tenha um cartão com limite real/máximo de R$ 1.000. Por segurança, eu poderia reduzir esse limite para apenas R$ 100. E então, caso eu venha a precisar, poderei ampliá-lo pouco a pouco, desde que nunca ultrapasse o limite real. Assim, caso você seja vítima como eu fui, o prejuízo não seria tão grande.

Mas ai que tá o problema…

Vamos supor que eu venha a gastar R$ 800 do meu limite real, que seria de R$ 1.000. Dai por segurança, eu informo que quero gastar apenas mais R$ 100 (totalizando R$ 900), mas não vou gastar de fato. Até aqui, ok.

Acontece que assim que eu pagar a fatura (os R$ 800), o valor do limite definido por mim não seria apenas R$ 100, e sim R$ 900. Se eu não me atentar a isso sempre que eu pagar uma fatura, o problema poderá ser grande.

Hoje eu sempre tenho que ir manualmente ajustar o quanto de limite disponível eu quero ter naquele momento. É ruim, e as vezes eu esqueço.

Então eu tenho uma série de sugestões nesse sentido:

  1. Facilidade: hoje pra você definir um limite específico depende de uma barrinha bem difícil de controlar. Você não consegue definir esse limite para exatamente R$ 100, a não ser que tenha bastante paciência. Sugestão: permitir informar o limite digitando o número que você quiser, clicando no próprio número verdinho que aparece. Hoje dá pra você ajustar o limite total, mas dai você tem que ficar calculando pra saber quanto precisa informar pra ter o limite disponível que você espera ter.
  2. Automação: sempre que uma fatura for paga, caso eu tenha definido um limite abaixo do meu limite real, reajustar o limite disponível para que ele seja mantido o mesmo. Ou seja: se eu defini R$ 100 de limite disponível, mesmo que eu pague a fatura, continuará R$ 100 de limite. O app precisará recalcular sempre que o cartão for pago.
  3. Segurança: caso a compra ultrapasse o limite informado, avisar no app se a compra deveria ser liberada (assim como já acontece quando há suspeita de fraude). Então eu poderia definir meu limite para R$ 0, assim, pra qualquer compra que eu fizer, eu terei que confirmar se eu autorizo ou não. E então eu tento novamente. Exemplo: meu limite disponível é R$ 0 (pq eu configurei assim), se eu vou na farmácia e tento comprar R$ 30 em produtos, o cartão rejeita, o app me avisa que foi rejeitado por ultrapassar o limite que defini e me pergunta se eu pretendo abrir uma exceção. Se eu disser que sim, o app pede pra eu tentar pagar novamente. O limite disponível precisa ser recalculado também pra ser mantido em R$ 0, se não será um número negativo.
    a. Vale lembrar que alguns serviços, como Spotify e Netflix, geram cobranças mensais. Então seria interessante indicar que algumas compras podem “ignorar” o limite até determinado valor. Por exemplo: eu poderia autorizar qualquer compra em Netflix até R$ 40/mês. Assim eu posso manter meu limite R$ 0, sem ficar preocupado se meu serviço será cancelado ou eu ter que ficar reajustando o limite antes da data de vencimento.
    b. Nesse aspecto, seria importante também eu poder já marcar quais serviços poderão fazer isso com base em compras que já fiz. Por exemplo: eu vou no histórico de pagamentos do Netflix e clico em uma opção do tipo “permitir que este serviço cobre até R$ 40 mensais, mesmo quando não houver limite disponível” (desde que tenha limite real disponível, claro).

Acredito que as mudanças não sejam tão simples, mas são importantes pra quem fica preocupado com a segurança.

Valeu!

3 curtidas

Boa tarde @DavidProweb!
Pra mim não faria muito sentido porque sempre pago pela conta do Nubank e logo após o pagamento abaixo o limite. Acredito que essa função pode ser confusa para muitos clientes e vai ser pouco utilizada o que me leva a crer que ela não aparecerá no app.

Isso já é possível sim! Basta tocar no número que informa o limite (encima da barrinha) e digitar o valor que quiser. :wink:

4 curtidas

Meu limite.nao da para por como eu faso

Oi, como assim pôr?
:thinking:

@Jucileide_Jesus_Dos Você está falando do cartão com limite adicionado? Se for, não está disponível para todos ainda, está sendo liberado aos poucos.

Basta tocar no valor e digitar. :wink:

2 curtidas