Fala pessoal, tudo bem?
Você sabiam que hoje, dia 13 de setembro, é comemorado o Dia do Programador? Sim, o simbólico 256º dia do ano é um dia especial para todas as pessoas desenvolvedoras! E como eu me incluo nessa, parabéns para nós!
Esse dia foi escolhido pois o número 256 é bem comum para os profissionais da área. Ele é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits. Além disso, 256 em hexadecimal é 100 (0x100)!
E para comemorar esse dia tão bacana, eu trouxe aqui o @Caio_Moreira, que é Engenheiro de Dados do Nubank e topou dar uma pausa no debugging pra participar de uma rápida entrevista! Bora lá?
Como você descobriu o interesse por programação e tecnologia no geral?
Sempre fui muito mais de humanas do que de exatas (História e Filosofia nunca foram meu forte ), quando chegou naquela hora decisiva no fim do Ensino Médio foi um pouco assustador de pensar o que eu queria fazer pelo resto da vida.
Uma coisa que sempre tive muito claro na cabeça é que queria algo que ajudasse de alguma forma, e como eu era muito ligado em inovações tecnológicas e no impacto social delas acabei encontrando na programação uma forma de atingir esse meu objetivo e me aprofundar em algo que eu já gostava.
Como foi o processo para conseguir o seu trabalho atual e como você se sentiu?
Foi um processo muito legal! adorei participar, mesmo que tenha ficado bem ansioso e nervoso em alguns momentos, ainda bem que resolvi tentar!
De cara me pareceu um processo bem longo, mas olhando para trás eu vejo que foi bem rápido considerando os outros que participei ao longo da carreira, em 3 semanas saí do contato inicial a receber a oferta, e sempre falavam comigo por e-mail e respondiam rápido quando eu mandava dúvidas, o que foi me deixando mais a vontade.
Nesse meio tempo tive um mini projeto — case —, a apresentação dele e duas entrevistas. Inclusive temos um artigo no nosso blog que fala com mais detalhes sobre o processo que participei.
Você poderia descrever como é um dia típico no seu trabalho?
Geralmente estou em casa (moro em São Luís - MA), mas a cada 8 semanas vou ao escritório em São Paulo pra ter uma integração melhor com o time (que faz parte do novo modelo de trabalho do Nubank), fui uma vez e adorei o clima e já estou bem ansioso pra voltar! Queria dar esse contexto antes por que acho importante ressaltar que os dias mudam bastante entre esses dois cenários — casa e escritório.
Mergulhando na resposta da pergunta, meu dia a dia como Analytics Engineer é bem focado em programação, mas envolve também trocar com pessoas que entendem mais do negócio que eu, o que eu acho incrível no Nubank, sempre falo com várias pessoas que entendem mais que eu sobre diversos assuntos, então tô sempre aprendendo algo novo!
Então em um dia típico eu passo boa parte do tempo desenvolvendo aplicações que coletam e tratam dados, mas sempre com algumas reuniões pra entender qual dor queremos resolver, o que é muito importante pra qualquer pessoa desenvolvedora.
Quais os maiores desafios que você enfrenta na sua rotina?
Falando de trabalho, acho que é o normal da comunidade dev ter uma dificuldade de entender o negócio, isso pra mim sempre foi um desafio, então é onde mais trabalho pra melhorar. Aí volto na minha resposta anterior pra ressaltar que quando a gente desenvolve sem saber o que queremos resolver, acabamos fazendo por fazer, isso acaba deixando a gente muito desmotivado as vezes.
Como você usa a tecnologia para tornar a vida das pessoas melhor?
Hoje no Nubank eu trabalho pra ajudar as pessoas ao meu redor a proporcionar a melhor experiência possível pra todo mundo que acompanha nossos conteúdos, acho que falando assim parece que é só “trazer mais clientes”, mas pra mim é realmente ajudar as pessoas a terem um melhor controle da vida financeira, e vejo muito que o Nubank se importa de verdade com as pessoas.
Isso vai de produtos fáceis e acessíveis aos conteúdos que ajudam, acho incrível termos esse empenho em querer que as pessoas entendam as pequenas coisas que podemos fazer para mudar a forma de lidar com o dinheiro. Só de sentir essa preocupação genuína que estamos ajudando as pessoas a tomarem as decisões certas pra si mesmo, já me sinto realizado com o que era meu objetivo ao sair da escola.
É isso aí pessoal! Acho que deu pra conhecer um pouquinho mais sobre esse mundo e sobre como as coisas funcionam no Nubank!
Tem alguma dúvida, quer saber mais sobre algo ou tem alguma curiosidade? Podem perguntar aqui no tópico ou por mensagem privada que o @Caio_Moreira está de olho!
Será que hoje vai ter bolo?