Dia do Programador com entrevista especial

Fala pessoal, tudo bem?

Você sabiam que hoje, dia 13 de setembro, é comemorado o Dia do Programador? Sim, o simbólico 256º dia do ano é um dia especial para todas as pessoas desenvolvedoras! E como eu me incluo nessa, parabéns para nós! :partying_face:

Esse dia foi escolhido pois o número 256 é bem comum para os profissionais da área. Ele é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits. Além disso, 256 em hexadecimal é 100 (0x100)! :nerd_face:


E para comemorar esse dia tão bacana, eu trouxe aqui o @Caio_Moreira, que é Engenheiro de Dados do Nubank e topou dar uma pausa no debugging pra participar de uma rápida entrevista! Bora lá?

Como você descobriu o interesse por programação e tecnologia no geral?

Sempre fui muito mais de humanas do que de exatas (História e Filosofia nunca foram meu forte :joy:), quando chegou naquela hora decisiva no fim do Ensino Médio foi um pouco assustador de pensar o que eu queria fazer pelo resto da vida.

Uma coisa que sempre tive muito claro na cabeça é que queria algo que ajudasse de alguma forma, e como eu era muito ligado em inovações tecnológicas e no impacto social delas acabei encontrando na programação uma forma de atingir esse meu objetivo e me aprofundar em algo que eu já gostava.

Como foi o processo para conseguir o seu trabalho atual e como você se sentiu?

Foi um processo muito legal! adorei participar, mesmo que tenha ficado bem ansioso e nervoso em alguns momentos, ainda bem que resolvi tentar!

De cara me pareceu um processo bem longo, mas olhando para trás eu vejo que foi bem rápido considerando os outros que participei ao longo da carreira, em 3 semanas saí do contato inicial a receber a oferta, e sempre falavam comigo por e-mail e respondiam rápido quando eu mandava dúvidas, o que foi me deixando mais a vontade.

Nesse meio tempo tive um mini projeto — case —, a apresentação dele e duas entrevistas. Inclusive temos um artigo no nosso blog que fala com mais detalhes sobre o processo que participei.

Você poderia descrever como é um dia típico no seu trabalho?

Geralmente estou em casa (moro em São Luís - MA), mas a cada 8 semanas vou ao escritório em São Paulo pra ter uma integração melhor com o time (que faz parte do novo modelo de trabalho do Nubank), fui uma vez e adorei o clima e já estou bem ansioso pra voltar! Queria dar esse contexto antes por que acho importante ressaltar que os dias mudam bastante entre esses dois cenários — casa e escritório.

Mergulhando na resposta da pergunta, meu dia a dia como Analytics Engineer é bem focado em programação, mas envolve também trocar com pessoas que entendem mais do negócio que eu, o que eu acho incrível no Nubank, sempre falo com várias pessoas que entendem mais que eu sobre diversos assuntos, então tô sempre aprendendo algo novo!

Então em um dia típico eu passo boa parte do tempo desenvolvendo aplicações que coletam e tratam dados, mas sempre com algumas reuniões pra entender qual dor queremos resolver, o que é muito importante pra qualquer pessoa desenvolvedora.

Quais os maiores desafios que você enfrenta na sua rotina?

Falando de trabalho, acho que é o normal da comunidade dev ter uma dificuldade de entender o negócio, isso pra mim sempre foi um desafio, então é onde mais trabalho pra melhorar. Aí volto na minha resposta anterior pra ressaltar que quando a gente desenvolve sem saber o que queremos resolver, acabamos fazendo por fazer, isso acaba deixando a gente muito desmotivado as vezes.

Como você usa a tecnologia para tornar a vida das pessoas melhor?

Hoje no Nubank eu trabalho pra ajudar as pessoas ao meu redor a proporcionar a melhor experiência possível pra todo mundo que acompanha nossos conteúdos, acho que falando assim parece que é só “trazer mais clientes”, mas pra mim é realmente ajudar as pessoas a terem um melhor controle da vida financeira, e vejo muito que o Nubank se importa de verdade com as pessoas.

Isso vai de produtos fáceis e acessíveis aos conteúdos que ajudam, acho incrível termos esse empenho em querer que as pessoas entendam as pequenas coisas que podemos fazer para mudar a forma de lidar com o dinheiro. Só de sentir essa preocupação genuína que estamos ajudando as pessoas a tomarem as decisões certas pra si mesmo, já me sinto realizado com o que era meu objetivo ao sair da escola.


É isso aí pessoal! Acho que deu pra conhecer um pouquinho mais sobre esse mundo e sobre como as coisas funcionam no Nubank!

Tem alguma dúvida, quer saber mais sobre algo ou tem alguma curiosidade? Podem perguntar aqui no tópico ou por mensagem privada que o @Caio_Moreira está de olho! :eyes:

Será que hoje vai ter bolo? :birthday:

image

42 curtidas

Felizão de poder participar dessa iniciativa incrível!!!
<chorando em 8 bits> sou uma vergonha de programador :cry: , nunca soube que era comemorado no 256º dia do ano :rofl: :rofl: </chorando em 8 bits>

29 curtidas

Relaxa mano que o choro é binário :rofl::rofl:
E parabéns pelo tópico @endydealmeida e parabéns pelo dia de vocês programadores!
:fist_right::fist_left::beers:

24 curtidas

Um tópico sensacional @endydealmeida , seja feliz junto com a gente @Caio_Moreira

23 curtidas

Excelente tópico, @endydealmeida e @Caio_Moreira pela entrevista sensacional! É bem interessante aprender sobre esse universo imenso da programação e ainda trouxe junto um pouco do backstage do Nubank para nós. :purple_heart::clap:

20 curtidas

Lembrando que Programador é diferente de Garoto de Programa, mas nada impede a pessoa ser as duas coisas.
200

26 curtidas

Grande @endydealmeida, que tópico bom de ler. Parabens pelo conteúdo, eu mesmo nem sabia que existia o dia do Programador.

Parabens a todos os programadores. :clap::clap::clap::clap::clap:

Parabéns pela idéia @endydealmeida, de fazer essa mini entrevista com @Caio_Moreira (Sucesso pra vocês brother).

Bom, eu sou leigo nesses assuntos. Mas gostaria de saber de @Caio_Moreira:

1 - Qual projeto em que trabalhou e do qual se orgulha?
2 - Qual processo utiliza para encontrar bugs?

Obs: Desculpa se por acaso essas perguntas não seja da tua área, mas me bateu essa curiosidade. :face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth:

23 curtidas

Poxa que demais @endydealmeida e @Caio_Moreira. Amei a entrevista! :clap:

18 curtidas

Que leitura gostosa, parabéns @endydealmeida pela programação em forma de texto.:clap:t4::clap:t4::rocket:

@Caio_Moreira dá pra sentir o quanto você ama o que faz :clap:t4::clap:t4::star_struck:

20 curtidas

Opaa! vou tentar dar uma luz sim! :smile:

Achei ótimas essas perguntas!!! Mostram um pouco de como é meu dia a dia no Nu mesmo!

1 - Qual projeto em que trabalhou e do qual se orgulha?

Entrei no Nubank há pouco tempo, cheguei tem pouco mais de 3 meses, então tenho poucas histórias pra contar :joy: mas um projeto que tenho curtido muito é justamente o que eu estou hoje!

Nele eu ajudo o pessoal de conteúdo a entender melhor como o nosso desempenho está, e logo de cara foi muito desafiador pra mim por nunca ter tido contato com essa área, ter que tocar uma comunicação com pessoas bem de fora da tecnologia e tornar visível o impacto do nosso conteúdo!

Tenho muito orgulho de ajudar esse time incrível a trazer assuntos cada vez mais relevantes e que tem ajudado as pessoas a se relacionar melhor com seu dinheiro! :smile:

2 - Qual processo utiliza para encontrar bugs?

Acho que é um processo bem pessoal (no sentido de que muda pra cada profissional), eu sempre tento deixar minhas aplicações com o máximo de validações possível, é até costume aqui no Nu, usamos alarmes, validações de qualidade e integridade dos dados, testes de resultados esperados…

Esse tipo de coisa ajuda a encontrar bugs em coisas que já estão rodando, algo que não consegui pegar em testando, por exemplo. Mas quando acontece algo super estranho que não disparou nada disso… (afinal, bugs sempre acontecem né? :rofl: se não fossem por eles, nunca ninguém teria criado uma validação)

Bom, aí é na raça mesmo :laughing: abro o código, vou rodando pedacinho por pedacinho, tipo um passo a passo com o maior número de passos possível, mostrando o resultado depois de cada passo pra ver quando acontece o que não deveria!

@Kleber_Vieira1 não sei se foram as melhores respostas do mundo, mas espero ter conseguido explicar bem :slight_smile: e brigadão pelas perguntas!!

24 curtidas

Obg por responder esta minha curiosidade @Caio_Moreira. Explicou direitinho nos mínimos detalhes. Essa do Bug mesmo nem sabia como funcionava. Kkkkkkk

Cara eu dou valor a esse trabalho de vocês, deve ter uma equipe fantástica.

Valeu Brother. :hugs::hugs::hugs::hugs:

21 curtidas

TÓPICO INCRÍVEL!! Quero seguir a carreira da tecnologia também, e esse tópico/entrevista foi maravilhoso para tirar algumas dúvidas e saber mais como é o dia a dia e os desafios de um profissional. Parabéns @endydealmeida e @Caio_Moreira , vcs são os caras! kkkkk

19 curtidas

Excelente entrevista @endydealmeida e @Caio_Moreira :clap:t5:

Feliz Dia do Programador a todes.

Filosofou aqui hein @Caio_Moreira hahaha :v:t5:

20 curtidas

Show de bola o tópico, parabéns @endydealmeida e @Caio_Moreira!

16 curtidas
<head>
Que tópico massa Endy!
</head>

<body>
<p> Genial a ideia de chamar alguém 
do Nubank pra falar mais sobre a profissão. 
Eu tô entrando nessa área, então 
tudo sobre o assunto tem me interessado </p>
<body>
19 curtidas

Muito obrigado pelas felicitações pessoal! :tada:

Agradeço demais por topar essa entrevista meu amigo! :facepunch:

Realmente há uma diferença! :rofl:

Ou enchendo o código de console.log('ATÉ AQUI RODOU')!

:rofl: :rofl:

16 curtidas

Eu não canso de chamar meu marido de garoto de programa :rofl::face_with_hand_over_mouth:

Romulo me explicando as coisas pra eu poder ajudar ele nessa parte do trabalho dele é o melhor, segundo ele pq eu não entendo é mais facil de eu dar feedback de como ele faz pra explicar pro resto do time :woman_shrugging: ou seja, sou cobaia dele…

Aqueles bugs q so aparecem depois q sobe pra produção :smiling_face_with_tear:

17 curtidas

Parabéns a todos os programadores!!! :clap:t5:

Ainda tenho desejo de um dia aprender pelo menos o básico. :purple_heart: :fire:

15 curtidas

Você é o rubber duck dele! :rofl:

16 curtidas