Olá amigos,
Hoje, na comunidade, vi um post sobre esquecimento de senha que me estimulou a escrever esse breve artigo. Sabemos que o problema de esquecer senhas é algo recorrente e que afeta milhões de brasileiros que precisam lidar com tecnologia. Pois atualmente a maioria das pessoas dispõe de e-mail, cadastros em sites, registros em aplicativos, dispositivos móveis e muitas outras situações que requerem o uso de credenciais numéricas ou alfanuméricas.
Todavia, indivíduos sem qualquer conhecimento sobre segurança online, encontram grande dificuldade em decorar suas senhas. Desse modo, acabam criando códigos de acesso que seja mais fáceis de recordar, como aqueles que começam com 123…, os que usam teclas em sequência como qwerty, alguns usam até nome, sobrenome, data e/ou local de nascimento, etc…
Obviamente que as alternativas citadas acima não são recomendadas, pois são as primeiras opções que os criminosos virtuais usam para ter acesso a e-mails, contas bancárias e em redes sociais de terceiros. Diante de tantos casos de violação de contas, roubo de dados e dinheiro das pessoas, os especialistas recomendam criar senhas cada vez mais longas e que incluam números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas.
Atualmente se aconselha criar senhas com pelo menos 12 caracteres e, se possível, fazer uso da autenticação de dois fatores para dispor de uma conta com um mínimo de proteção. Entretanto, por uma questão de praticidade, muitas pessoas acabam abrindo mão de outras camadas de segurança e usam apenas a senha mesmo, evitando recursos como o fator 2FA que requer algum trabalho de configuração.
Dica infalível para quem esqueceu a sua senha
Se você deseja apenas criar uma senha e não quer ter o trabalho e obrigação de decorá-la, hoje trago uma valiosa dica. Ou seja, um método através do qual você pode evitar os transtornos que envolvem o esquecimento de uma senha. Todo mundo sabe que decorar palavras é bem mais simples que decorar números; então, por que não criar frases e depois transformá-las em números!?
É muito simples. Digamos que no mesmo dia, semana ou mês em que abriu uma conta no Nubank, você se formou em Educação Física na faculdade ou seu time foi campeão estadual, seu filho completou 5 anos, ou você comemorou uma década casamento etc.; você pode usar esses fatos para gerar sua senha. Tendo o cuidado de acrescentar, além dos números, um símbolo e letras maiúscula e minúscula, caso seja requerido.
Na prática, você precisa simplesmente usar a quantidade total de letras de cada palavra da frase como caracteres numéricos de sua senha, atribuindo a cada uma delas o seu respectivo número.
Vejamos. Quando abri a conta no Nubank aconteceu:
• Se for necessário acrescer letra maiúscula e minúscula, basta usar as duas primeiras da primeira palavra da frase; se for necessário um símbolo, adicione qualquer um ao final da senha. Se faltar algum caractere para atingir a quantidade mínima de caracteres, basta repetir o símbolo ao final.
• Nesse caso sua senha será: Me27286295&& (12 caracteres).
• Nesse caso sua senha será: Ap110362108# (12 caracteres).
• Nesse caso sua senha será: Op18311253$$ (12 caracteres).
Lembrando que esse método é mais recomendado para quem deseja criar senhas seguras, mas que não sejam usadas com frequência. Posto que o seu cérebro tem a capacidade de memorizar as senhas usadas habitualmente, isto é, repetidas vezes ao longo do tempo. Por que esse método é seguro? Pelo fato de que somente você sabe os fatos que aconteceram em sua vida e a forma como os descreverá em uma frase.