Extrato Cryptos - Imposto de Renda 2024

Isso mesmo, @Gabriele_Cavalcanti.

2 curtidas

Muito obg :slight_smile:

2 curtidas

Você pegou essa informação no Extrato do Nucoin ou foi o que colocou na planilha pessoal :question:

Pergunto, pois esse valor que teve de custo é porque você comprou Nucoin.

Se você recebeu Nucoin Bônus que são ao gastar via cartão/cripto você recebe Nucoin nesses gastos.

Então a quantidade de NCN pode ser maior do que informou, não o custo que em caso de Nucoin bônus é R$0,00.

Caso queira saber onde encontra o extrato do Nucoin, basta ir em Nucoin > No final da tela (lá embaixo) > Extrair extrato Nucoin.

1 curtida


De todo o extrato, só aparecem esses 2 valores, o restante está todo zerado

1 curtida

Obrigado pelas palavras que nós encima sou eu muito grata por tudo :kissing_closed_eyes::revolving_hearts: amo vc :star_struck::gift_heart: e acima de tudo eu quero todos felizes :heart_eyes_cat::heavy_heart_exclamation: aus muito obrigado por tudo

Pra mim não compensa mais investir pela nubank, ter que pagar 15% sobre o lucro…prefiro investir em ações

Os 15% sobre o lucro são em criptomoedas, se ultrapassar os R$35 mil de vendas por mês.

Ações para swing trader é a isenção de 20 mil no mês e passando disso 15% sobre o lucro. E para day trader em ações, não tem isenção e são 20% sobre o lucro.

AVISO

  • Postei 2 informações erradíssimas, neste tópico.

Devido a essa retratação, não justifica deixar vocês de fora nesse momento. Aqueles que curtiram ou referiu ao meus 2 post, marquei aqui para avisa-los. São eles @Gabriele_Cavalcanti @Edson_Bezerra e o @smj


Sobre a informação: Criptos

Eu busquei informação em tudo que imaginar, mas a conclusão mais clara é:

  • Vendas abaixo de R$ 35 mil mensais, o seu ganho de capital (lucro) é na ficha Rendimento Isento e não Tributável com o Código 5.

No entanto, todo post, aviso sempre para procurar um contador. E essa informação mais precisa obtive no guia Ajuda IRPF2024 que fica no programa.


O problema!

O ganho de capital (lucro) fiquei totalmente na dúvida como proceder nos cálculos. Ainda mais que não existe uma regra elaborada para o cálculo de ganho capital em cripto.

Vai então dois dilemas:

  • Utilizar a UEPS (Ultimo que entra, primeiro que sai) do Nubank que utiliza Compra Bruta (com taxas) e a Venda Liquida (sem taxa). E para isso precisei jogar na planilha para calcular o total. (Extrair para planilha);

  • Utilizar a mesma regra de cálculo para ganho de capital em ativos da bolsa.

Resolvi, utilizar o cálculo do Nubank.


E como por acaso, a Nucommunity me recomendou esse tópico, obtive informações depois de muito tempo sobre a ficha certa para declarar.

No mais, o de praxe, procure um contador para vocês não cometer erros infantis como eu, e me desculpem pelo erro que era preencher em operações comuns.

Corrigindo, “Último que entra, primeiro que sai”.

Também usei essa forma de cálculo na declaração, e declarei igual vc acabou de relatar.

1 curtida