Extrato Cryptos - Imposto de Renda 2024

Boa tarde, galera!!

Não sei se já viram, mas está liberado lá no extrato das movimentações em Criptos, a solicitação para recebimento de PDF contendo todas as movimentações de compras, vendas e recebimentos de NCN bônus.

Para a declaração de IR, ficou bem tranquilo!

E o Nubank ainda disponibilizou esse super material pra facilitar ainda mais a nossa vida! :purple_heart:

19 curtidas

valeu pela dica @OtavioFernando
já até solicitei o meu.

13 curtidas

Nubank sempre nos ajudando com extrema facilidade!!

12 curtidas

O Nubank sempre entregando os conteúdos bem mastigadinho pra facilitar a nossa vida :clap:t4:

14 curtidas

Apenas declarar com informe de rendimentos é bem simples. Ganhou uma graninha? Precisa pagar DARF e aí que vem dor de cabeça, amiiiigo…

2 curtidas

Não necessariamente.
Mas precisa declarar o ganho de capital.

Lembrando que declarar é diferente de pagar.

4 curtidas

Sempre bom enfatizar isso :clap:

4 curtidas

Eu até hoje não entendi nada disso nucion está descongelando e não sei usa kkk

3 curtidas

@Lucas.R , sugiro que releia minha publicação.
Em nenhum momento falei do Informe de Rendimentos.

Estou falando do extrato que o Nubank disponibilizou, que justamente contempla informações que não constam no Informe.

2 curtidas

Esse extrato também não é suficiente para fazer a declaração, serve apenas como base para que o cliente não cometa erros. Visto que a Receita vai cruzar as informações fornecidas pelo Nu com as declaradas pelo cliente para ver se batem.

2 curtidas

SIM

Gente,

No menu tem a opção de extrair em PDF as movimentações por meses.

E agora vocês viram que nno rodapé do Nucoin tem a opção de extrato para criptos e para o nucoin?

E fantástico. Não precisa selecionar mês a mês. Vem do último ano todo. :heart_eyes:

Isso ajuda bastante a preencher a planilha.

  • Será que a IA ajuda a extrair os dados, separando por coluna via PDF? :thinking: (Ainda não testei)
2 curtidas

Boas muito obrigado

1 curtida

Bom dia, alguém mais reparou na diferença de preço que consta no extrato do dia da transação e o extrato para o imposto de renda liberado em PDF?

O valor das taxas, o valor investido na compra e o valor recebido na venda estão diferente.

Alguém pode me explicar?

1 curtida

Está certo isto : " * Ficha “Rendimentos isentos e não tributáveis”: os clientes que venderam criptoativos em 2023 e que tiveram lucros mensais abaixo de R$ 35 mil não pagam Imposto de Renda, mas precisam informar o total dos ganhos ao longo do ano nesta ficha;

  • Ficha “Ganhos de Capital”: quem teve lucro acima de R$ 35 mil na venda de criptoativos precisa pagar Imposto de Renda e declarar esse lucro na ficha “Ganhos de Capital”. ?
    Ou deveria estar escrito venderam acima de 35000 mensais (e não lucro de 35000 mensais) ?
1 curtida

@F.Oliveira,

Você está corretíssimo! O correto seria “venderam acima de R$ 35.000” em qualquer mês.

Se você está falando da página do blog, realmente essa informação saiu errada na parte resumida, mas saiu correta na parte detalhada. Enquanto o Nubank não corrige fica essa confusão aí, né?

Mas, só pra tranquilizar, veja como a mesma página fala, mais abaixo:

Pelo menos isso, né? :person_shrugging:

6 curtidas

Sempre eu paguei o meus DARF nunca fazer jogos xuos com o governo pois sempre sou muito feliz Otávio vc está muito certo quando nos fazemos uma grande vendas e o máis certo epagar

2 curtidas

Alguém pode me ajudar?
NCN - Quantidade em 2023 325.850079972 e custo em 2023 R$ 12,28

Lanço em bens, códigos 8 e 99, multiplico o 325.850079972 x 12,28 = R$ 4.001,44
Esse valor é o que coloca na situação em 31/12/2023?

1 curtida

Penso que não.
Situação em 31/12/2023 é esse valor de 12 reais.

2 curtidas

Olá, @Gabriele_Cavalcanti, seja bem-vinda à nossa Comunidade!

Não é correto fazer essa multiplicação. No informe do Nubank, o “custo em 2023” se propõe a ser o quanto você pagou, no total (não por Nucoin), pelos Nucoins que você tinha em 31/12/2023 (“quantidade em 2023”), isto pelo método UEPS conforme explicado no informe do Nubank.

Caso você tenha vendido Nucoins ao longo do ano, você precisa decidir se vai seguir mesmo o método UEPS, ou se vai adotar o método do preço médio (e neste último, vai ter que calcular você mesma ou pedir auxílio a um profissional competente nesta área), pois a depender do método esse número vai variar. Caso opte pelo UEPS, basta declarar o número informado pelo Nubank.

Se você nunca vendeu Nucoins ao longo do ano de 2023, este valor representa tudo o que você já pagou em compras de Nucoins ao longo de 2023 desde a criação do Nucoin, e representa a “situação em 31/12/2023” a ser informada na declaração. Neste caso, visto que não houve vendas, esse número vai ser o mesmo independentemente se você vai optar pelo método do custo médio ou pelo método UEPS.

6 curtidas

Não foram vendidos não, então na situação 31/12/2023 declaro somente os R$ 12,28 mesmo?