Imposto de Renda 🫠

Alguém me ajuda!!

Realizei a compra dos nucoins e não tinha conhecimento sobre o imposto de renda gerado sobre criptomoedas.

Como movimentei mais de R$35.000,00, terei que pagar imposto de renda. Como realizei diversas compras e vendas, só não sei sei se o valor de referência sempre vai ser a última compra, ou terei que pagar o valor integral de todas as vendas ?:melting_face:

Se tiverem algum manual ou vídeo para indicar, seria de grande ajuda…

3 curtidas

Também tenho essa dúvida. Eu movimentei pakas. Principalmente trade. Será que o Nubank pensou nisso e vai providenciar um relatório mensal de movimentação? Porquê é complexo você pagar imposto sem saber o valor exato da movimentação.

2 curtidas

Olá @Bruno_Leandro e @Wagner_Souza1 Sejam bem vindos a comunidade. Essa foi uma boa pergunta. Tambem gostaria de saber se essa conta vira no documento que o nubank nos envia com os dados para fazer o importo de renda.

Algum nubankrs para nos exclarecer? @Bini @Andre.C @lorenatelles

Desde ja agradeço a colaboração de vocês.

3 curtidas

No Brasil, todas as pessoas físicas e pessoas jurídicas que obtiverem ganhos de capital na negociação de criptomoedas estão sujeitas ao pagamento do Imposto de Renda . Isso inclui a compra e venda de criptomoedas, bem como a conversão de criptomoedas em moeda fiduciária (real) ou em outras criptomoedas.

Artigos explicativos:

  1. Serasa - Como lançar criptomoedas no IR
  2. XP - Como declarar criptomoedas no Imposto de Renda?
  3. Nubank - Como declarar criptomoedas no Imposto de Renda?
6 curtidas

Isso que é FD, a gente que tem que ir atrás, sendo que eles que deveria mandar quanto foi e quanto não foi, seja a receita ou o banco, palhaçada isso deveriam mudar esse sistema

2 curtidas

5 curtidas

Kkkkkkkk é isso mesmo, palhaçada né, ao invés de facilitar pro Cidadão fica essa por#@$

1 curtida

Amigos, para a alegria de vocês, e principalmente a minha, sou contador.

Não entendi direito, você já obteve lucro acima de 35 mil reais ess mês?

1 curtida

informações detalhadas no blog sobre como declarar criptomoedas em 2023. (As regras podem mudar ano que vem, então não tem jeito, temos que ficar atentos caso haja alguma mudança).

Também neste tópico.

E no canal do InvestNews no YouTube.

E seja bem-vindo à comunidade @Bruno_Leandro ! :handshake:

5 curtidas

Caro contador :warning:, faça uma revisão do normativo urgentemente. Não é o lucro acima de 35 mil reais, mas o total alienado no mês.

Se eu alienei 36 mil reais e, neste processo, tive lucro de R$ 1,00, vou ter que recolher imposto a título de ganho de capital calculado sobre esse R$ 1,00 e recolher até o último dia útil do mês seguinte.

9 curtidas

Declarar é diferente de pagar imposto. Declarei nos últimos anos e na verdade recebi restituição :money_mouth_face: Mas acho q em relação a venda de ações e cripto é preciso fazer de forma mensal…

Mas admito que não entendo sobre esse tipo de operação. Quando declarei imposto anual, utilizei o manual que tem no blog do nubank, foi bem simples e rápido… Como a questão de cripto é recente, pode ser que pra declaração do ano q vem mude alguma coisa, então resta ficar de olho, pq podemos falar algo q foi válido pra esse ano, mas aí no ano q vem já tenha mudado…

Quem dera eu fosse nubanker, mas se quiserem, podem me contratar sem problema nenhum :rofl: :heart_hands:

9 curtidas

O correto é fazer o acompanhamento do preço médio do ativo a cada transação. Calcular o lucro em cada venda. Somar o lucro de todas as operações de venda do mês. Se resultar em lucro positivo e se o total em vendas for superior a R$ 35.000, é necessário recolher imposto sobre o ganho de capital.

O cálculo do preço médio do ativo na primeira venda é fácil de fazer, basta dividir o quanto você gastou em compras pelo total de NCN que você possui (neste total incluindo aqui o airdrop e os nucoins recebidos como bônus, que são considerados NCN adquiridos a custo zero).

A partir da segunda venda, o cálculo já começa a ficar mais complexo e vai depender do quanto sobrou na carteira depois da primeira venda, do quanto foi acumulado entre a primeira e a segunda venda, seja recebido como bônus (custo zero) ou operações de compra, e os respectivos custos de aquisição. Precisaria de mais tempo para detalhar esse cálculo, um tempo que não tenho neste momento, mas já quis escrever pra deixar pelo menos essa orientação inicial.

9 curtidas

Pelo q entendi e so lucrar ate 34.000 e estamos isentos?
Se for isso ta suave

:warning: Lucrar NÃO, vender :bangbang:

7 curtidas

Pessoal, depois de muito trabalho, o nubank liberou um relatório de movimentação da Nucoin contendo valores de compra, venda e taxas pagas ao banco. Dessa forma, contratei um contratador para realizar a declaração.

Em relação a declaração, fui orientado que será cobrado imposto de renda em todas as vendas realizadas. Porém será abatido o valor de compra. A taxa que pagamos ao nubank na compra e venda de Nucoin, também será descontada na declaração, então aconselho solicitar isso ao banco.

Espero ter ajudado vocês!

Caso tenham alguma informação a passar, estou a disposição!!:grin:

1 curtida

Só pra confirmar você vendeu mais de 35mil de cirpto no mes certo ?

Na mesma duvida…vendi mais de 35 mil e agora ( mes que vem) tenho que recolher imposto sobre o lucro. Como ainda nao entendi o calculo para preencher a GCAP entao vou pagar um contador para fazer isso. Na minha cidade ele cobra 100 reais. Melhor que ter dor de cabeça depois.

1 curtida

Lembrando que o imposto é de 15% em cima do lucro.

2 curtidas

não tem muito segredo não, mas o ideal seria fazer com um contador mesmo

vendas acima de 35 mil

calcula o preço medio (incluindo as taxas de compra e venda )
verifica quanto deu de lucro , aplica os 15% do imposto.

2 curtidas

Se comprou parcelado, tipo: 10000 reais de XPTO a um cotação de 0,10 em 10/08, depois 2000 reais de PPPTO a uma cotação de 0,08 em 29/08… E então, vendeu parcelado 3000 reais de XPTO a uma cotação de 0,08 no dia 30/08 e 32000 reais de PPPTO a uma cotação de 0,07 no dia 28/08

Ou seja, dentro de um mesmo mês, criptos diferentes ou iguais e no final resultou em vendas R$ 35 MIL reais vai ter que emitir a Darf. e pagar o imposto.

Veja, dentro do mesmo mês. Vendeu em meses diferentes, abaixo dos 35 mil reais de vendas, não necessita emitir a Darf.

De todas as formas com Darf ou sem Darf, conforme informei acima. No ano que vem vai ter que declarar e preencher os campos correspondentes das vendas.

  • Só comprou e não vendeu este ano? Precisa só declarar ano que vem a Posse das criptos. Menos de R$ 5 MIL de compra (posse), não precisa declarar. Veja bem, declarar é diferente de Darf…

  • Comprou e vendeu no mês abaixo de 35 mil reais? Precisa declarar ano que vem, sem choro e nem vela.

  • Comprou e vendeu no mês acima de 35 mil reais? Precisa declarar* ano que vem e pagar a Darf naquele mês.

*Uma situação especial: Se você vendeu tudo que tinha em cripto, vai precisar declarar mesmo assim. Pois, a corretora de cripto, ou o Nubank por exemplo, já demonstrou a receita as operações que você já fez. E se você não declara, a Receita pode interpretar com inconsistência, realizou lucro, pagou a Darf, mas não declarou se tem posse de mais alguma cripto [Cripto nas Wallet é mestre de dar problema, por não “achar” que precisa declarar]

No entanto, ao declarar, lembre-se que precisa calcular o preço médio em compras parceladas e vendas parceladas.

Se te ajudar, neste post marcado tem alguns links :arrow_heading_down:

1 curtida