Os Nucoins deverão ser declarados no Imposto de Renda?

O Nucoin, a criptomoeda em processo de lançamento do Nubank, assim como as demais criptomoedas já disponíveis na NuConta, devem ser declaradas no Imposto de Renda?

Como funciona a Declaração de criptomoedas?

Só se declara se houver lucro?
Não precisa ser declarado?
Só se declara se houver a venda?


Quem souber e puder ajudar nessa dúvida…

Abraços à todos!

5 curtidas

é algo que você só vai precisar se preocupar ano que vem…

MAS respondendo sua pergunta

Vai precisar ser declarada, provavelmente em bens e direitos
Se tiver ganho de capital vai ter que pagar imposto tambem.

Mas como todo ano muda a regra tanto de cripto como do IR o ideal é ter em mente que tudo você precisa declarar.

22 curtidas

Olá @DiegoLima, tudo bem?

Como explicou o amigo @Everton_J_da_Silva é necessário declarar os criptoativos em sua posse na aba “Bens e direitos” da declaração. Esse ano de 2023 foi usado o código 08.

Mas lembre que declarar imposto de renda é uma coisa, pagar é outra.

Atualmente, lucros obtidos sobre vendas inferiores a R$ 35 mil em um único mês são isentas de IR.

Então, apenas no caso do total de vendas de criptoativos ultrapassar esse valor dentro de um mesmo mês, e houver lucro, o cidadão deverá pagar, via DARF, entre 15% e 22,5% de imposto sobre o lucro obtido até o último dia útil do mês seguinte.

6 curtidas

Obrigado pela ajuda!!!

1 curtida

Agradeço demais pela contribuição e ajuda!!!

1 curtida

Ótima explicação @MaxC!mas ficou uma dúvida…caso eu faça um lucro rápido e venda todos os meus nucoins ou qualquer outro ativo cripto antes da declaração e não ter feito mais dq os 35k de lucro eu preciso declarar essa movimentação? Obrigado pela ajuda !

1 curtida

Obrigado, @Jonas_Paiva_de_Carva.

Respondendo sua pergunta, há uma diferença entre fazer a declaração e o pagamento de imposto de renda.

DECLARAÇÃO: Em 2023, mudaram algumas regras. A Receita Federal exigiu que todas as pessoas que tinham valor de aquisição igual ou superior a R$ 5 mil em criptomoedas no fim de 2022, fizessem a declaração desses ativos, ou seja, informassem isso na declaração de Imposto de Renda entregue este ano.

Aquisição: Nas regras atuais, o que importa é o valor pelo qual as criptomoedas foram adquiridas (compradas) independente do seu valor atual.

PAGAMENTO DE IMPOSTO: Já o imposto é cobrado apenas quando o investidor vende suas criptomoedas e total em vendas ultrapassa R$ 35 mil no mês. Ou seja, se você vendeu criptomoedas e total em vendas foi abaixo 35 mil dentro do mês, você não precisa pagar nenhum imposto.

EXEMPLO: Digamos que você comprou 50.000 Nucoins por R$ 0,01. O valor de aquisição foi de R$ 500,00. Se essa foi sua única aquisição de criptomoedas em 2023, pelas regras atuais, você não precisaria declará-las na Declaração de Imposto de Renda no ano que vem.

Digamos que você guardou esses Nucoins esperando a valorização. Se, em novembro, 1 Nucoin estiver valendo R$ 1,00 e você decida vender todos os seus 50.000 Nucoins, o seu lucro será de R$ 49.500,00.

R$ 50.000,00 (da venda) - R$ 500,00 (da compra) = R$ 49.500,00 (lucro)

Nesse exemplo hipotético, você deverá pagar R$ 7.425,00 de imposto sobre esse lucro.

Em caso de tributação, a alíquota é de 15% sobre o lucro obtido. (para ganhos abaixo de 15 milhões de Reais). O valor deve ser pago, através do documento chamado DARF, até o último dia útil do mês seguinte.

Como emitir e pagar o DARF.

https://blog.nubank.com.br/imposto-de-renda-criptomoedas-2023/

Ficou um pouco longo, mas espero que tenha conseguido explicar bem. :purple_heart:

5 curtidas

Importante uma correção aqui pra não ficar a desinformação.

O gatilho para o recolhimento de imposto sobre ganho de capital é a soma de R$ 35 mil em vendas (não lucro :warning:) ao longo do mês.

O recolhimento do imposto será calculado, este sim, sobre o lucro, mesmo que seja de R$ 1,00.

Naturalmente, se no somatório das operações do mês não houve lucro, o total a recolher será zero.

5 curtidas

CORRETÍSSIMO @FernandoLacerda farei a edição do texto. Obrigado.

2 curtidas

Imagina! Aliás, vale aqui o comentário, você tem contribuído demais para a multiplicação do conhecimento aqui na NuCommunity, @MaxC! :clap:

5 curtidas

Imagina digo eu, estou aprendendo muito com vocês, aqui na NuCommunity! :purple_heart:

2 curtidas

Olá, não entendi muito bem. Eu não declaro imposto de renda, já que não tenho renda. Eu apenas ativei os nucoin, e falaram que vou receber 50 de graça. Vou ser obrigado a começar a declarar por conta desses 50?

1 curtida

Não, seria bom, seria
mas não é obrigado

Mas se vc vender 35mil reais de nucoins ou outras criptos ai sim passa a ser obrigado

4 curtidas

Boa noite , se essas vendas por exemplo de eu colocar 10 mil e tirar 3 vezes , obtendo apenas lucro de 6 mil por ter feito 3 vezes os mesmos 10 e necessário ? Dês de já obrigado

1 curtida

Se vc vender 35 mil no mes já tem q declarar ( não importa quantas operações )
ai o imposto é em cima do lucro

4 curtidas

Excelente explanação dos colegas acima.
Portanto, por precaução, reserve uma parte dos lucros para, se necessário, garantir a parte do Leão.
Aplique em CDB, LCI, TD, etc; qualquer aplicação é válida.
Dessa forma, se não precisar, em 2024 você terá um extra.

2 curtidas

Qualquer pessoa que tiver comprado ativos de renda variável precisa declarar o IR. Atenção: declarar não é sinonimo de pagar.

Essa regra é antiga. Para o exercício de 2023 já foi diferente. :point_down:

De todo modo, declarar mesmo sem ser exigência continua sendo recomendado, economiza dor de cabeça lá na frente.

E na hora de apurar o lucro, eu posso descontar as taxas de compra e as taxas de venda… ou somente as taxas de venda?

Em fevereiro do próximo ano, a entidade financeira (bancos, corretoras, etc) em que você negociou irá disponibilizar o Informe de Rendimento dos Investimentos.
Nesse documento, haverá as instruções necessárias para lançar os dados na Declaração.

2 curtidas