Fechar fatura com 30% do limite ajuda a aumentar o limite?

Pessoal, queria compartilhar uma estratégia que tenho testado e ouvir a opinião de vocês.

Sabemos que o Nubank não libera aumento de limite só porque a gente pede. Eles analisam o perfil, comportamento de uso e risco de crédito. Uma das coisas que muita gente comenta (e que estou aplicando agora) é a tal regra dos 30% de utilização.

A ideia é simples:

Mesmo que você use bastante o cartão, o que conta é o quanto do seu limite está comprometido no dia do fechamento da fatura. Se você conseguir manter esse uso abaixo de 30% no fechamento (antecipando pagamentos se necessário), teoricamente isso melhora sua imagem pro algoritmo de crédito.

Exemplo:

• Se seu limite é R$ 16.000, o ideal seria fechar a fatura usando até R$ 4.800.

• Isso mostra pro banco que você tem controle, não está “estourado” e tem margem pra receber mais crédito.

No meu caso, estou antecipando parcelas e pagando parte da fatura antes do fechamento, justamente pra manter esse percentual baixo - mesmo continuando a usar o cartão normalmente.

A promessa é que isso aumenta as chances de conseguir aumento de limite nos ciclos seguintes.

E vocês? Alguém aqui já testou essa estratégia de fechar fatura com menos de 30% do limite? Funcionou pra vocês?

6 curtidas

Eh, nada ai faz muito sentido, rsrs.

Tens dinheiro investido no Nu?
Já consultou seu SCR pelo Registrato para ver se seu limite total é compatível com sua renda?

4 curtidas

O que faz limite aumentar é renda comprovada, baixo comprometimento dessa renda e ótimo relacionamento (financeiro) dentro do SNF como um todo.

10 curtidas

Acredito que não funcione muito bem hem… minhas faturas sempre passam de 30% do limite e não recebo aumento a anos!
Na verdade, num vejo ninguém recebendo mais aumento de limite… Complicado.

4 curtidas

@Petherson a estratégia que vi é não deixar a faturar passar dos 30% na hora do fechamento, isso para enganar o algoritmo e mostrar que você pode ter crédito seguro e não ser inadimplente.

2 curtidas

Nunca testei @jv.acosta .

Só o que eu sei é que de 3 em 3 meses aumenta o meu limite do cartão da conta PJ que praticamente não uso. Já está acima de 3x o limite do cartão da minha conta pessoal. :man_shrugging:t2:

7 curtidas

Meu limite já foi aumentado em duas ocasiões por conta de ter utilizado mais de 50% do limite, inclusive com mensagem do Nubank informando essa atualização e o motivo.

2 curtidas

Minha fatura não costuma passar de 30 por cento e não recebo aumento de limite há muito tempo. Os últimos aumentos aconteceram quando quase estourei o limite. Acredito que usar menos o limite indica que o já concedido é suficiente.

4 curtidas

Cara.. não é uma receita certa…

Tem gente que argumenta que essa tua estratégia mais atrapalha do que ajuda, principalmente antecipar pagamento.

Se tu tem condições de antecipar pagamento pra liberar mais limite e seguir usando o cartão, é ótimo pro banco e ele entende que não precisa te liberar mais limite, pq sempre que tu precisar de limite tu vai antecipar.

O mesmo se aplica a usar pouco limite ou ficar usando cada vez mais o CDB Mais Limite.

Pessoalmente o que sempre me deu mais sucesso em aumentar limite no Nubank e em outros bancos foi:

• Usar o limite todo ou quase todo
  • Aumentar limite via CDB por uns meses, e utilizar.
  • Retirar o limite via CDB e voltar a ficar só no limite que o banco te da.
  • Se chegar no limite do cartão para de usar até fechar a fatura e começa a gastar em outro cartão (agora com o OpenFinance isso até ajuda mais ainda, pq ele vai ver que tu ta usando cartão em outro banco).

A verdade é que uma das formas que o banco ganha dinheiro com o uso do cartão de crédito é através do Float bancário do cartão de crédito.

A ordem sequencial do dinheiro em um uso de cartão de crédito é: Usuário > Banco > Operadora da Maquininha > Lojista.

Mas essa ordem não é cronológica. O lojista geralmente recebe D+1 da compra (pago pela operadora), mas o fluxo do dinheiro do comprador é variável e esse float é onde o banco pode ganhar/perder dinheiro.

O usuário do cartão paga o banco entre 8 e 40 dias após a compra (distância entre data da compra e vencimento da fatura)

O banco paga a empresa de cartão em 20 a 25 dias. Então as compras de cartão de crédito mais vantajosas pro banco são as mais próximas do fechamento da fatura, pq o banco vai receber do titular do cartão antes de repassar pra operadora da máquina. As compras no início do ciclo levam até 40 dias pro banco receber, e aí tem que repassar dinheiro pra operadora antes de receber, o que é ruim.

Se tu só usa o cartão no início do ciclo, estoura o limite logo cedo e então passa a usar outro cartão, o banco vai querer te dar mais limite pra tu usar o cartão no final do ciclo.

Edit:
Só por curiosidade, uma compra no cartão de R$100, por exemplo fica assim.

Float negativo (banco perde dinheiro)
Dia 25/05 fechamento de fatura
Dia 28/05: Compra de R$100
Dia 18/06: Banco paga R$100, divididos entre operadora da maquina (R$99,80) e bandeira (R$0,20)
Dia 25/06: fechamento de fatura
Dia 01/07: Cliente paga R$100 pro banco

Float positivo (banco ganha dinheiro)
Dia 25/05 fechamento de fatura
Dia 20/06: Compra de R$100
Dia 25/06: fechamento de fatura
Dia 01/07: Cliente paga R$100 pro banco
Dia 10/07: Banco paga R$100, divididos entre operadora da maquina (R$99,80) e bandeira (R$0,20)

5 curtidas

Mas aqui o banco já viu que você usou todo o limite, não vai mudar nada você antecipar parcelas e pagar parte de todos limite que você usou.

2 curtidas

Rapaz, eu chutaria o contrário.

Sempre considerando antes de tudo, o que alguns amigos já disseram ali acima, sua comprovação de renda, capacidade financeira.

Pra mim essa sua lógica está inversa. Se você possui capacidade financeira e gasta apenas 70% do limite, isso indica para o banco que o limite atual está adequado, logo sem motivos para aumento.

Se você finaliza o mês com o limite total utilizado e possui capacidade financeira, indica que você precisaria de mais limite.

Mas, na verdade, nenhuma das duas estratégias é garantia de aumento de limite, porque os critérios exatos do Nubank são proprietários, dinâmicos e baseados em modelos de risco. Porém, o histórico de crédito (score, uso consciente, pagamentos em dia) e a renda são, de fato, determinantes.

Portanto, ambos argumentos são lógicos, mas tudo depende do algoritmo de decisão do banco.

10 curtidas

A minha estratégia foi utilizar o Nu limite garantido para fazer uma compra parcelada.

O Meu limite é X, coloquei o valor de 2X aplicado como limite garantido para fazer uma compra dividida em 12x.

Então, eu demonstrei o crédito para a empresa que tanto o meu histórico do passado com a projeção do futuro estavam consolidadas ou garantida. Bom. Pelo menos eu não planejei o aumento de limite, apenas tentei na C… e deu certo. Até porquê, eu já tinha meses em que eu havia tentado o aumento de limite p/+R$2000,00 e não obtive sucesso…

E com esse uso, após 1 ou 2 meses consegui o aumento de limite. Sabe quanto aumentou R$100,00. Os 10% de aumento em que eu precisava. Agora só falta **buscar os outros 90% de aumento de limite. Haha…

Tá, baum!
Baum, baum num tá…
Mas, tá baum…
Parece que pioró! :face_holding_back_tears:

Opinião

Infelizmente, eu entendo que reclamar disso, já sei que não vai mudar em nada. Principalmente pelo fato em que estamos vivendo essa situação lamentável do país com Selic e inflação alta e que só corrobora para uma queda na análise de crédito.

É ainda pior para Neo Bancos que ainda não sobrevivem de empréstimos e dívidas do povo. Diferente dos bancos tradicionais (bancões) que vivem e sustentam o negócio bancário na base de dívidas e muitos juros do empreendedorismo p/empresas de pequeno a alto porte…

Conclusão: Os clientes em grande maioria não dão confiança aos bancos para a análise de crédito. Pois, sabemos que a pirâmide social, a primeira a ser afetada drasticamente é a classe C e D. Com a piora da economia vai só subindo as classes e a análise de crédito ficando cada vez mais difícil.

Em outras palavras, a confiança maior na análise de crédito, ao meu ver está em quem é PJ e agora estamos vendo essa decadência de quem é PF. Me pergunto se em um futuro próximo, será a imigração de PF para PJ.

3 curtidas

Taxa juros alta é para restringir o crédito, Selic alta dá um bom retorno para que investe, porém é péssimo para quem for tomar um empréstimo ou atrasar fatura de cartão.

Se atrasar uma fatura do cartão o cahsback vai embora com os juros.

Eu não saberia dizer porque meu limite é tão generoso no Nubank.

4 curtidas

Como assim generoso (se puder responder no privado)?

1 curtida

Não sou UV e Nubank+, tenho pouco mais 8k nas caixinhas, não uso o cartão, mas me deram um limite perto dos 20K

3 curtidas

Se você mostrar que usa pouco, eles vão te dar mais limite pra quê? :thinking:

6 curtidas

Quem pode responder é o algoritmo do Nubank?

Open Finance talvez…

1 curtida

Malemá consigo chegar a 1/6 do meu limite, imagine um terço. Mais vale testar a estratégia por algum tempo, quem sabe funciona.

2 curtidas

Não sei se tem algo relacionado. Mas eu que tenho alto limite pedi um adicional para uma pessoa que não recebia limite a séculos e defini um limite de 10k pra ela. Após isso no mesmo dia ou dia seguinte o Nubank liberou um aumento de 4mil no limite dela. E 1 mês depois deu mais um 2º aumento. Saiu de 4K para 12k.

7 curtidas