Eu gosto muito da ideia de ter um cartão de débito virtual, porém, ela não é tão funcional quanto se imagina. Na maioria dos sites de vendas, não são aceitos, além do pagamento em débito pela Nubank limitar ainda mais, ficando somente com alguns poucos serviços.
A própria Nubank já possui a função de cartão de crédito virtual e o de pagamento virtual fazendo o desconto direto da conta. Teria sido muito mais interessante, além de economizar tempo dos programadores para algo mais assertivo e ainda faria a empresa e nós clientes ganharmos mais ainda se fosse feito o cartão virtual na função crédito com desconto direto no saldo da conta.
Neste tempo de pandemia, boa parte das compras se voltaram pro online, mas ou você paga no boleto e fica refém dos horários comerciais ou tenta pagamento no débito, se o sistema aceitar, se o seu banco oferecer esta modalidade e se for para qualquer banco (em alguns sites, somente pagamento em débito somente para Caixa).
Para as empresas que investem nos pagamentos via cartão de crédito, ao estilo pré-pago (desconto direto do saldo), têm maior retorno, pois ganham como crédito e não correm os riscos que envolvem os atrasos de pagamento.
Sempre deixo parte do que tenho em outros sistemas financeiros para poder comprar com crédito e terminar a transação na hora, mas gostaria de poder centralizar tudo na Nubank.
Como solução de pagamentos, que é como a empresa se oferece, está faltando solucionar um problema tão grande que fez ao menos duas grandes empresas mudarem seu modo de operar para atender o mercado nacional, sendo elas WhatsApp, que deixou de cobrar a anuidade pela baixa quantidade de pessoas que tem cartão de crédito, e Uber, que começou a oferecer pagamentos via débito e dinheiro.
Em resumo, oferecer um cartão virtual na função crédito e o pagamento sendo feito pelos valores da conta, fariam tanto a Nubank ganhar mais se adequando ao cenário atual e faria com que muito mais gente centralizasse seu dinheiro somente com ela.