Hoje em dia precisamos ficar atentos. Os golpes envolvendo engenharia social estão ficando cada vez mais sofisticados. Algum tempo atrás quase acabei caindo num golpe por telefone, o golpista ligou dizendo ser do Banco BS2 e me informou que alguém tentou invadir a minha conta. Até aí tudo bem, ele confirmou alguns dados, como CPF, nome completo e nome da mãe, detalhe importante, não fui eu que informei essas informações, simplesmente ele já tinha em mãos. Logo depois fui direcionado à uma “central eletrônica”, onde uma voz robotizada pediu pra mim digitar a senha de acesso do aplicativo do BS2, num momento de distração e descuido acabei digitando a senha, depois ele pediu que eu informasse um código que chegaria por SMS, como o código nunca chegava eu decidi olhar no e-mail, havia uma mensagem do banco informando de uma tentativa de substituição de número de celular. Foi nesse momento que percebi a enrascada que eu tinha me metido. Desliguei a ligação na hora e liguei pro BS2 informando o ocorrido. Foi feita o bloqueio preventivo da conta e felizmente deu tudo certo, o setor de segurança do banco resetou a senha e depois de três dias tive o acesso restaurado. Foi uma situação bastante desagradável. Porém ficou de aprendizado pra ficar mais atento a essas coisas. Olha que sempre falo pras pessoas tomarem cuidado e não informar senhas por telefone, porém na prática no calor do instante nós acabamos nos descuidando.
Segue abaixo os prints: