Hey, Nu Invest e a Cannabis?

Jay-Z está se tornando o maior nome em Cannabis medicinal e recreativa, inclusive, acaba de criar um fundo para apoiar comunidades de pequenos produtores negros e de baixa renda… Além dele, Bey, Tyson, Rihanna entre outros!

Muitos investidores brasileiros estão aplicando em ativos ou fundos da cannabis medicinal e recreativa estadunidense… Quando vai chegar a hora do roxinho nos trazer essa possibilidade?

Darei puramente minha opinião particular levemente embasada pelo que conheço da cena do hip-hop americano.

Jay-z é um investidor e eu entendo isso, mas não entendo como isso poderia ser algo útil ou positivo, boa parte das empresas que negociam marijuana nos EUA estão com problemas de caixa pelo simples fato de que o mercado ilegal é grande e continua crescendo, estados como a Califórnia que tem a substancia legalizada a nível estadual, tem visto o mercado ilegal crescer em níveis assustadores nos últimos anos por um simples motivos, o mercado ilegal não paga imposto.

No que toca o nível federal, não podemos esquecer que a venda de marijuana continua sendo um crime federal, as dispensarias normalmente não usam o sistema financeiro de forma regular. (bancos como CitiBank ou BoFA Merry Lynch)

No que toca o apoio a aos artistas, isso não passa de “propaganda positiva”, o hip hop nasceu das ruas e desde o inicio essas pequenas organizações já existem (muitas sustentadas por gangues, isso é verdade)

Então deixo na área dos investimentos sem sal, com chance grande de capotar pra baixo, New York recentemente legalizou a nível estadual, mas na minha opinião, vai acabar como mercado ilegal dominando todo o cenário, não podemos esquecer ou simplesmente fingir que as raízes dos bloods, crips, gdks etc… não estão lá, veja o que aconteceu na Califórnia e veja o que vai acontecer em NY.

Artigo da NBC comentando sobre a situação.
California’s cannabis black market has eclipsed its legal one (nbcnews.com)

Infelizmente ainda não existe nenhum BDR desse tipo aqui na bolsa brasileira. Hoje eu invisto no ETF MJ Alternative Harvest, mas esse tipo de investimento só está disponível em corretoras americanas, como a Avenue e a Passfolio. A outra opção é procurar fundos multimercado com essa finalidade, como o Fundo Cannabis Ativo FIM da BTG Pactual.