IOF e IR na Reserva de Emergência

Bom dia pessoal. Com a Selic cada vez mais baixa, e existindo a possibilidade de que venha a sofrer mais outras reduções, sabemos que o Tesouro Selic não é mais tão atrativo como antes correto. Uma dúvida que me surgiu é: Ora, reserva de emergência serve exatamente para imprevistos. Mas também sabemos que ao retirar alguma quantia antes dos 30 dias, além do IOF, pagamos tb IR sobre essas retiradas! Então somando esses dois impostos, ainda vale a pena colocar sua reserva no Tesouro Selic? Para casos em que se precise resgatar antes dos 30 dias?

3 curtidas

Até 10 mil vale a pena.

4 curtidas

Os impostos são sobre os rendimentos e qualquer rendimento é melhor que rendimento nenhum.
O TD Selic é ruim por outras razões: liquidez marginal e burocrática, rendimento líquido variável acima dos 10k e perde até pra poupança para valores maiores.

3 curtidas

Percebo que você, @LuckPass, conhece e gosta do tema. Estamos em um momento complicado para aplicarmos nossas economias… Você não gostaria de postar suas impressões de quais os melhores investimentos, em termos de segurança e rentabilidade, para a gente?

3 curtidas

Já criei alguns tópicos nesse aspecto.
Pode ser que o faça novamente após a próxima reunião do COPOM.

5 curtidas

Em primeiro lugar obrigado pelos esclarecimentos amigo :blush:
Mas gostaria de expor um exemplo prático: Vamos supor que eu tenha depositado 1.000 mil reais na Poupança correto. Desde janeiro, ela vem rendendo algo em torno de 0,23% correto?
Agora vamos supor que esses mesmo 1.000 eu coloque por exemplo na NuConta, e precise retirar digamos, 10 dias depois para uma emergência. A tabela regressiva do IOF começa em 96% encima dos rendimentos em Tesouro Direto correto? Mas ainda temos o IR regressivo tb, que nesse caso seria de 22% devido ao curto prazo de resgate. Daí vem a questão, para esse exemplo prático, a Poupança não seria o melhor caminho? Essa é minha principal dúvida. Saques de curtíssimo prazo em casos de oportunidades ou até mesmo imprevistos num orçamento por exemplo…

Se você fizer uma retirada na poupança após 10 dias, o seu rendimento será zero. Ou seja, é como se você pagasse 100% de IOF em qualquer resgate antes dos 30 dias.

1 curtida

Entendi agora amigo. Saques da Poupança não descontam IOF. Muito obrigado pelo esclarecimento irmão.
E já pegando um gancho :speak_no_evil: gostaria de sanar mais outra dúvida. Suponhamos que eu invista num CDB que oferece 130% do CDI hoje. Supondo que futuramente a SELIC volte a aumentar, esse CDB vai render mais tb? Já que CDI e SELIC são taxas bem aproximadas?

3 curtidas

Sim. No vencimento você receberá uma média ponderada de todas as taxas do período.

3 curtidas

Dessa forma, quanto maior a taxa do CDI oferecida por um determinado CDB, melhor será o rendimento? Estou descartando o risco dos médios e pequenos bancos.

1 curtida

Elementar, meu caro!
Mas lembre-se que 1000% de zero será sempre zero.

1 curtida

Cara, lembrando que é uma reserva de emergência, o importante é ter e não a rentabilidade em si hoje não faz muita diferença pra reserva de emergência o melhor é deixa em um local onde possa ter o resgate imediato diante de uma emergência
Por exemplo o Nubank é bom deixar lá.

Se quer rentabilidade é bom ter separado um dinheiro para colocar em investimentos mais rentáveis.

1 curtida

Isso amigo. Irei guardar exatamente na NuConta. Obrigado.