IR 2024: as dores de parto se aproximam

Que o Brasil é um país mergulhado em burocracia ninguém tem dúvida, mas impô-la a meras pessoas físicas na declaração de imposto de renda é o ápice da crueldade. Seria o mesmo que condenar um inocente e forçá-lo a cava a própria cova. Parecem palavras duras, mas quando se trata do governo brasileiro, não há espaço para eufemismos.

O Imposto de Renda brasileiro já é uma cobrança injusta e gravosa, visto que pesa mais sobre pessoas de baixa renda com suas alíquotas mal distribuídas. Mas o simples fato de ter que passar pelo calvário de preencher uma declaração complexa, entediante, maçante e repleta de detalhes e especificações inúteis, já deixa o pequeno investidor desestimulado a comprar qualquer ativo na bolsa.

Se soma a isso o mercado recente e crescente de criptomoedas que já conta com uma centena de regras específicas criadas pela Receita Federal que, a meu ver, é uma máquina de gerar burocracia. Mas o que será que está por trás desse interesse do governo em complicar as coisas em vez de facilitá-las? Eis a questão.

Certamente que existem grupos beneficiados com essa obstaculizarão intencional ou não na declaração de impostos. Penso que não seja apenas incompetência na gestão dessas cobranças, visando torná-las mais práticas e intuitivas para os “declarantes”. Posto que fazer isso até incrementaria a arrecadação do governo, incluindo automaticamente milhões de pessoas na bolsa de valores.

Declarar IR 2024: DARF causa desinteresse nos investimentos

Ninguém tem interesse em colocar o seu dinheiro em investimentos sabendo que vai ter dor de cabeça ao fazer uma declaração extremante trabalhosa sobre criptomoedas, ações e/ou outros ativos. Sem falar do famigerado DARF mensal que já é um suplício para quem não tem nenhuma familiaridade com esse tipo de burocracia.

Sem dúvida alguma estamos no melhor momento para que o governo reveja a sua conduta, com ajuda de ferramentas de inteligência artificial ele pode automatizar esses processos e simplificar a vida do pequeno investidor. Pois os grandes investidores contam com equipes especializadas e capital suficiente para cumprir com suas obrigações tributárias junto ao governo sem complicações.

Nem mesmo Albert Einstein tinha a capacidade mental de efetuar cálculos matemáticos com a mesma precisão de uma planilha Excel em sua primeira versão, como podemos julgar que algoritmos de Inteligência artificial, do governo ou de qualquer corretora, podem cometer erros no cálculo automático de uma simples DARF?

Imagino que conceder ao cidadão a prerrogativa de declarar seus impostos era válido nas décadas passadas quando tudo era feito na base da “caneta”, por seres humanos sempre sujeitos a erros. Atualmente, com a tecnologia de vanguarda de possuímos persistir nesse caminho é sinal de pouca inteligência. Sem bem que essa é uma característica acentuada em boa parte dos governantes do país.

Além do mais, o cidadão sempre teria a possibilidade de contestar qualquer cobrança que ele julgasse incorreta em DARF até o momento da declaração do seu IR no começo do ano. Sendo descontado no mesmo, caso houvesse algum equívoco no cálculo, mas convenhamos, isso é quase impossível sem intervenção humana no processo.

Declarar criptomoedas: um calvário para pequenos investidores

Acompanhei alguns vídeos sobre declaração de criptomoedas é vi tanta confusão que nem mesmo quem ensina sabe o que está dizendo. Há um emaranhado de regras estapafúrdias capazes de dá um nó na mente de um prêmio Nobel de matemática ou física. Desse modo, julgo que a maior parte das pessoas que investe em plataformas como o Nubank, o fazem de forma inocente sem preocupação com o que está por vir.

A própria declaração já devia vir toda preenchida, dessa maneira seria eliminado qualquer risco de cair na malha fina. Também deveriam ser proibidas corretoras fake nacionais e internacionais, e impor às honestas, com sede no exterior, que tenham escritórios de representação no país. Com todas as plataformas autorizadas e legais repassando dados ao governo, tudo ficaria bem mais simples.

Para falar a verdade essas plataformas deveriam ser as primeiras a bater de frente com o governo para que os processos de DARF e declaração sejam facilitados ao máximo; afinal de contas, o interesse delas também está em jogo, não apenas os dos clientes. Os sistemas do governo precisam de IA, necessitam de uma injeção de nubankarização, para que todos saiam ganhando. :relieved:

15 curtidas

Resumiu aqui tudo que o governo precisaria para tentar mudar o rumo desse desastre tributário… :yin_yang:

Obrigado pelo tópico , @Edson_Bezerra , muito bom mesmo… :clap:t5::clap:t5:

Tudo de bom para nós…
:grin::v:t5:

12 curtidas

Verdade. Eles buscam aumentar a arrecadação a todo custo, mas não facilitam a vida de quem deve pagar impostos.

5 curtidas

Confesso que minha maior preocupação, desde o início do Nucoin, é o IR. Cada vídeo que assisto fala uma coisa diferente…

Excelente texto.

2 curtidas

A de muita gente, e os bancos e corretoras perdem muita grana com isso, poderiam estar ganhando muito mais se fosse eliminada essa burocracia.

2 curtidas

Sinceramente, eu não vejo complicação nenhuma pra fazer a Declaração, penso que é só ter tempo, conhecimento e atenção. Mas nem sempre foi assim, sim, tive muita dor de cabeça quando fiz minha primeira declaração há 19 anos atrás. O ano era 2004, eu não sabia que naquele ano, precisaria declarar. Marinheiro de primeira viajem com zero conhecimento no assunto, não conhecia ninguém que já declarava pra pedir ajuda, não tinha PC em casa, não haviam tantas informações disponíveis no YouTube/Google/ mídia como tem hoje, nem existia o app Meu imposto de Renda que é uma verdadeira mão na roda. Enfim, naquele ano eu me lasquei, paguei pra fazer a declaração atrasada e tomei multa por atraso na entrega. Errei, mas aprendi direitinho a lição.

5 curtidas

Tambem nao temho problemas em preenchimento da declaração, acho que ta passado da Hora de aumentar o valor minimo pra cobrança de imposto de renda

1 curtida

Do mesmo jeito que foi complicado pra vc fazer o é para milhões de pessoas que evitam investir na bolsa ou comprar criptomoedas por isso. Além do mais, existe a DARF que é um pé no saco do contribuinte, tomando um tempo precioso que devia ser usado para analisar o mercado, descobrir novos ativos promissores, acompanhar as próprias operações.

1 curtida

Me refiro mais especificamente a declarações de pequenos investidores que monitoram o mercado em busca de oportunidades lucrativas. Que precisam preencher as DARFs hediondas, calcular preço médio e outros procedimentos que podem ser feitos de modo automático pela corretora ou a própria Receita Burocrática Federal. Declarações de funcionários públicos ou particulares com salário fixo, que não investem, são mais simples mesmo.

É nada!
Todo ano eu faço a DARF da minha esposa, rapidinho e agora com App do Meu Imposto de Renda, ficou ainda mais rápido e fácil.
A prática leva a perfeição. :wink::+1:

3 curtidas

Compre criptos por variados preços diariamente e efetue vendas em quantidades diferentes da de compra, deixe algumas para vender no mês seguinte, realize operações com distintos tipos de criptodivisas. Efetuar duas compras da mesma cripto e vender na mesma quantidade dentro do mês não tem muito mistério. Eu falo justamente disso: deixar o investidor cuidar especificamente dos seus investimentos, de suas operações; cáulculos e burocracias de tributos destinados ao governo que fique por conta dele. Ele que deve correr atrás daquilo que lhe pertence; mesmo porque, se você fizer algo errado, “eles sabem”, então por que não o fazem diretamente!? Talvez para dar uma impressão de “lisura” aos olhos do contribuinte.

1 curtida

Bobagem, entrei no mercado cripto em meados de 2021, na minha empolgação fiz isso aí muitas vezes e não tive mistérios nem surpresas na hora da declaração, claro que levei um tempinho, mas nada do outro mundo.

Exatamente, por isso a importância de saber o que está fazer e se necessário, usar apps que nos ajudam como o Grana Capital e o Meu Imposto de Renda. :wink:

2 curtidas

Nem todo mundo tem as mesmas habilidades, não podemos reduzir tudo ao nosso mundo particular. Se trata simplesmente de atribuir ao governo a tarefa que é obrigação dele: “recolher os impostos”, principalmente agora que ele conta com ferramentas tecnológicas para isso. Ou seja, não há desculpas para empurrar essa tarefa para o contribuinte. Não atoa o Nubank disponibiliza gráfico simples e apenas dois botões: “comprar” e “vender”, facilitando e, consequentemente, popularizando essa classe de investimento. Se esse não fosse o pensamento do banco, ele já teria disponibilizado funções como: take profit, stop loss, e operações limite e stop limite, dentre outras funcionalidades inerentes.

Ahhhh!!! Entendi.

2 curtidas

É bem isso. Mas o governo e a receita nao esta nem ai para o povo, só querem comer nosso dinheiro e no resto que se exploda. Muitas vezes não invisto por causa da declaração que eles querem nos mínimos detalhes mas nao prestam nem pra explicar como preencher, vc que tem que se virar nos 30

3 curtidas

Já é intencional, para você: ter que pagar mais dinheiro! Com uma multa absurda!

1 curtida

O valor do teto de isenção, era para ser uns 4 a 5 mil por mês (no mínimo).

Agora um detalhe: Se o governo sabe tudo, pq não basta você logar no site do GOV.com e ter o uma palhinha informando tudo, sobre… E os valores, que você tem que pagar… Acabando com esse rodeio, de preenchimento de imposto de renda! E essa maldita DARF.

1 curtida

Agora se eles querem essa burocracia toda, pq não tem nenhum conteúdo, sobre isso, nas escolas públicas, no ensino médio…

1 curtida

Nem no site da própria receita tem tutoriais a respeito, pra você até onde vai a ineficiência. O atendimento online deles é uma precariedade total, ainda disponibilizam isso ao cidadão. Deviam cancelar de vez.

Vendo essa situação… @wennder.santos poderia lança uma prestação de serviços, pago em nucoins, informando quanto os investidores, devem pagar ao governo( o que achar da ideia, NUBANK oferece serviços de contabilidade ou pode colocar uma inteligência artificial, para fazer esses serviços, para seus investidores, que investem em NUCOINS)

Ou caso não possa fazer isso… Poderia levar essa ideia, para a equipe da NUBANK, debater, sobre o assunto…

Caso, seja possível @wennder.santos , pense no assunto, com carinho.
Muitos clientes… Não tem ideia, de como fazer, esses detalhes burocráticos.

3 curtidas