IR está saindo da conta corrente!

Pessoal, tá acontecendo um erro bizarro no resgate tipo de títulos do Tesouro Direto onde ao invés do IR ser descontado do resgate do investimento está saindo valor da nossa nuconta. Tô meio perplexo com essa situação. Fica o alerta e espero que corrijam, porque esse erro não pode acontecer jamais.

4 curtidas

@Lucas.b, você se refere ao que foi relatado nesse tópico aqui?

Realmente estranho. Se o IR é descontado na fonte, o desconto do IR deve ocorrer antes da entrada do valor líquido na conta. Se for só uma forma de exibição das informações, para dar transparência de quanto IR foi retido, menos mal. Mas se o valor está efetivamente entrando bruto na conta e somente depois o IR está sendo descontado, isso não é legal. Aliás, pode acabar minando o rendimento da conta, visto que o resgate deve sair do depósito mais antigo.

Vale, mesmo, o Nubank vir esclarecer isso ou, se for o caso, corrigir essa implementação.

13 curtidas

Não é o mesmo problema não, eu até conferi antes.

O que acontece é que um resgate do Tesouro Direto leva 2 dias para cair na conta, mas em tese o IR já sai do próprio resgate, porém está acontecendo do IR ser descontado diretamente da conta corrente bem antes do valor sequer chegar na nossa conta, desse modo se tivermos saldo em conta o valor desaparece para pagar o IR. Já estou no chat tentando resolver com eles, mas é uma situação sem cabimento algum.

5 curtidas

Vixe! :scream:

Não deixa de trazer um retorno aqui pra a gente! :wink:

13 curtidas

Nubank de uns meses pra cá perdeu completamente a mão. Bizarro o giro de 180° que deram de melhor banco do país para uma instituição não tão confiável assim, são muitos tropeços em sequência.

1 curtida

tambem concordo o ir tem que ser descontado no vencimento o que entra na sua conta e seu acho que isso pode ser ate iiegal pq se esta entrando todo o valor na sua conta e em seguida sai o valor do ir e alguem que esta sacando esse valor

É um situação inusitada, o Nu precisa esclarecer o que está acontecendo com o seu sistema.

Pessoal, atualizando aqui…

Só contextualizando vocês do ocorrido

  1. Fiz o resgate de um título público (Selic) no dia 05/06 que ficou agendado para o dia seguinte no caso 06/06 e normalmente esse valor só entra em conta em 2 dias úteis
  2. Já no próprio dia 06/06 saiu valores da minha conta corrente para pagar o IR (imposto de renda) do resgate do meu investimento antes mesmo sequer do valor do resgate entrar na minha conta.
  3. Tive uma solução só para vocês ficarem cientes. @FernandoLacerda

O que acho que houve? Suposições…

  • Assim que recebi o e-mail da liquidação do investimento pelo Tesouro Nacional me parece que ocorreu esse problema de retirada automática e indevida da minha conta corrente para pagamento do IR do resgate do investimento.
  • Isso NÃO pode acontecer em hipótese alguma, pois o IR é retido na fonte nesse caso e sai do próprio valor do resgate do investimento.
  • Possivelmente a Nubank está trazendo o saldo bruto para a nossa conta e descontando só depois o IR depois como já foi relatado em outra post citada pelo @FernandoLacerda, isso no entanto é o que pode gerar esse conflito que mencionei até aqui.

Não preciso nem dizer a vocês o tamanho do erro que é você ter indevidamente um valor saindo da sua conta corrente e todos os transtornos gerados por isso. Não vou compartilhar mais detalhes, pois tenho muitas ressalvas sobre o que ocorreu e acho que essa recente integração está causando situações muito desagradáveis, pois antes eu nunca tive problema com resgate de investimentos e sendo sincero era melhor a manutenção da conta NuInvest e nós fazermos manualmente o resgate, porque se é para se ter tanta confusão e situações desse nível que estou relatando é porque o banco está bastante perdido para lidar com tudo assim às pressas e eles deveriam ir pelo caminho mais tranquilo sem prejudicar os usuários.

Fica o alerta para quem tem investimentos e for resgatar.

3 curtidas

Obrigado pelo feedback, @Lucas.b.

Torcendo muito para que esse trem retorne logo aos trilhos, viu?

10 curtidas

Olá Lucas! O mesmo aconteceu comigo, porém eu não solicitei o resgate e ainda não recebi o valor. Somente foi debitado o IR correspondente. @FernandoLacerda Poderia, por favor, apoiar neste caso?

2 curtidas

Bom dia, @Ale_Gouvea, e seja bem-vinda à nossa Comunidade!

Só quero, antes de tudo, esclarecer que sou um simples cliente do Nubank. Aqui somos gente de todo tipo e todo canto que encontra no Nubank um interesse comum. A gente troca muitas experiências e tem interações muito bacanas, mas não é um canal de atendimento.

Como eu não tive experiência similar, não vou conseguir ajudar muito, mas talvez consiga ajudar a entender. Qual foi o tipo de título onde você viu esse recolhimento do IR acontecer? CDB, fundo, Tesouro Direto…?

Vale só lembrar que no Tesouro Direto tivemos no dia 01/07 a cobrança da taxa de custódia da B3. Essa taxa costuma sair da conta mesmo.

De todo modo, o mais recomendado seria você entrar em contato com o atendimento pelo chat no aplicativo, para receber um retorno oficial sobre o seu caso. E, depois, não deixe de voltar pra nos contar, pois pode ajudar a outros com experiência similar.

Mais uma vez, bem-vinda!

6 curtidas

O resgate do Tesouro Direto está estranho, última vez que fiz, pelo que entendi, foi descontado o valor de IR da Nuconta e transferido ao Nuinvest, e o valor cheio do resgate ficou disponível na Nuinvest, fazem uma compensação que fica confusa.

2 curtidas

Puxa, muito obrigada pelos esclarecimentos. Estou conduzindo com o Suporte do NuBank mesmo. Agradeço a atenção!

2 curtidas

Essa situação ainda está acontecendo?

Eu não sei bem o que pensar, mas não tem muita lógica um saldo da nossa Nuconta ser descontado para pagar impostos de resgate de renda fixa, fora o transtorno que isso tende a causar, não sei qual é a treta lá para essa situação, mas daqui a pouco vão começar a desistir de investir em renda fixa pelo app, não podemos ter valores sumindo da conta corrente assim, fica uma confusão calcular depois.

2 curtidas

Minha maior preocupação é esta prática ficar “girando” os depósitos RDB da NuConta, afetando a rentabilidade.
Além disso, se a prática é como descrita de recolher o IR a partir da NuConta antes do resgate, a inexistência de saldo na NuConta, em tese, iria prejudicar a operação. Estranho demais!

6 curtidas

@FernandoLacerda tem alguém que podemos ‘convocar’ para cá para chamar a atenção sobre esse tema? Acho que seria importante alguém do banco dar uma atenção a isso, seja para explicar ou para poder levar para o time responsável.

Só relembrando a situação, aparentemente o IR é descontado direto da nossa conta corrente na hora do resgate de alguns tipos de investimentos (exemplo: Títulos do Tesouro Direto). Só para contextualizar, eu não me recordo desse problema acontecer antes do processo de integração, pois essa operação acontecia toda pela conta da Nuinvest e o valor chegava líquido na nossa conta corrente da Nubank.

Por que isso é um problema grave e por que estou chamando a atenção para isso? Pois se o valor é descontado direto da nossa conta corrente isso exige que tenhamos um saldo suficiente para a operação, porém não tem sentido isso acontecer, já que o valor da nossa conta corrente é para uso diário, passar o cartão no débito, transferências, PIX, e se tivermos esse valor em conta sendo abatido para pagamento de IR temos um transtorno na normalidade do nosso uso da conta corrente, pois ainda que o resgate chegasse imediatamente na nossa conta corrente (algo que não ocorreu no meu caso quando passei por isso) ficaria difícil e confuso calcular o que está acontecendo na nossa conta corrente, pois não temos uma visualização muito boa no extrato do que foi resgatado, o quanto foi de impostos que foi efetivamente abatido e ficaria bem confuso nós sabermos se o que foi abatido foi mesmo só o suficiente para o IR, teríamos que analisar mais a fundo, recorrer à calculadora, bem chato passar isso para o cliente, não acham?

@andreobueno @Julia_Prado ou alguém que possa ver isso, por favor!

Fica o tópico aqui também para quem estiver passando por essa situação ou encontrou uma situação diferente da que citei mas também teve o IR descontado direto da conta corrente.

4 curtidas

Acho que seriam a Júlia e o André mesmo, como você já marcou :wink:

7 curtidas

@Lucas.b , desculpe a demora… estava esperando o time responsável por essa parte nos passar as informações e a Julia saiu de férias nesse meio tempo.

Primeiramente, muito obrigado pelo feedback! Esse ponto realmente tem gerado descontentamento para alguns clientes e estamos discutindo formas de resolvê-lo.

No momento, o fato do IR ser descontado da conta corrente é o esperado mesmo. Esta foi a forma encontrada de dar visibilidade sobre a cobrança dos impostos. Porém, devido a dor que você muito bem mencionou no seu post, o time já está testando uma solução onde não será necessário mais ter o dinheiro na NuConta para o pagamento dos impostos :grin:. A ideia é que os impostos sejam cobrados logo após cair o crédito do investimento, assim, o dinheiro sairia desse valor já, sem atrapalhar a questão do uso da Nuconta como transacional.

O que acham?

6 curtidas

@andreobueno, obrigado por estar aqui conosco! :purple_heart:

Dúvida: essa cobrança ocorreria enquanto o saldo ainda estivesse na NuInvest, antes da transferência para a NuConta?

Se for desta forma, tem o meu apoio. Para mim, a principal preocupação é essa cobrança ocorrer na NuConta e fazer uma certa bagunça nos depósitos em RDB…

6 curtidas

Gostei… Mas, seria uma engenharia (“ciclo”) fenomenal isso ai, hein…

Exemplo:

  • Resgate do Tesouro p/Nuconta R$: 100,00 (Depósito 1°)
  • Desconto do IR na Nuconta R$ -5,00 (Depósito 1°)

Deposito 1°: R$ 100 - 5 = R$ 95,00

Como o valor vai para a Nuconta, a aplicação começa a render depois de 30 dias, logo:

  • Depósito 1°: R$95,00
  • IOF do depósito: 30 dias - isento.
  • IR do depósito: 30 dias - 22,5% x rendimento
    (Ex: Pagou R$1,00 no 30° dia, no RDB do Nubank = R$1,00 X 22,5% = R$0,225)

Logo, a partir do 30° dia, começa a render em cima dos R$95,775.

Isso, sem considerar, retiradas no período, (pix,cartão…) e aplicações em outros investimentos…


Hipotese 1°: Ao resgatar o valor para a Nuconta, demonstar:

  • Imposto: (R$ 5,00)
  • Saldo liquido do “tesouro” R$95,00

Exemplo visual:

4 curtidas