Janeiro Branco - Saúde Mental enquanto há tempo

Com redes sociais isso é factível, mas com a tecnologia é impossível. Ela já faz parte da vida, sobretudo no trabalho e estudos. Redes sociais é uma espécie de droga extremamente viciante para muitas pessoas, você sempre se sentirá tentado a usá-las.

4 curtidas

Olá você que está lendo esta minha interação. Escrever diariamente sobre gratidão é uma prática simples, mas poderosa, para promover uma mentalidade positiva, melhorar o bem-estar emocional e cultivar relacionamentos saudáveis. Essa prática regular pode ter impactos significativos na forma como você percebe e vive a vida.

Bora de dicas como podemos fazer esta prática:

  1. Reserve um Momento Diário
    Escolha um momento do dia que seja tranquilo e que você possa dedicar a fazer esta prática, como de manhã ao acordar ou à noite antes de dormir.

  2. Escolha um Local Agradável
    Encontre um local confortável e tranquilo para se sentar e refletir. Pode ser na sua mesa, num canto aconchegante da sua casa, ou até mesmo ao ar livre.

  3. Tenha um Caderno ou Diário Específico
    Anote em caderninho suas reflexões de gratidão. Ter um local pensado com antecedência ajuda a manter a consistência.

  4. Reflita sobre o Dia
    Pense no seu dia e identifique três coisas pelas quais você se sente grato. Podem ser experiências, pessoas, conquistas, ou até mesmo pequenos momentos de felicidade.

  5. Escreva com Detalhes
    Ao registrar sua gratidão, não se limite apenas a listar as coisas. Descreva-as com detalhes. Por exemplo, ao invés de simplesmente escrever “grato pela família”, você pode detalhar algo específico, como “grato pelo apoio da minha família durante um determinado desafio que tive hoje”.

  6. Seja Consistente
    Estabeleça esta prática como um hábito diário. Quanto mais consistente você for, mais impacto positivo esta prática terá no seu bem-estar emocional.

  7. Revise Suas Anotações
    De tempos em tempos, tire um momento para reler suas anotações. Isso não só reforçará os sentimentos de gratidão, mas também permitirá que você veja padrões positivos na sua vida.

  8. Experimente Variações
    Além de listar coisas pelas quais você é grato, experimente diferentes variações, como agradecer por características pessoais que você valoriza em si mesmo ou expressar gratidão por desafios que te fizeram crescer.

Bom que você leu tudo e chegou até aqui, vou te fazer um convite:

Vamos lá, vou escrever as minhas 3:

  • Sou grato:
    pela por acordar hoje
    pela presença e amor da minha esposa e filho
    pelo meu café que acabei de tomar

Agora é a sua vez escreva 3 coisas que você é grato hoje, não precisa descrever!

14 curtidas

Sou grato:

  1. Pela vida.
  2. Por ter saúde para trabalhar todos os dias.
  3. Pela família que construí.

:pray:t3::purple_heart:

16 curtidas

Sou grato:

  1. Pela vida.
  2. Pela minha saúde.
  3. Pelo meu nível de consciência de classe.

Não sou grato:

  1. Por não ter recebido convite para UV. :sweat_smile:
10 curtidas
  • Por mais um dia de vida e saúde
  • Pela minha família :heart_hands:
  • Por esta comunidade especial :two_hearts:
12 curtidas

Todos temos de ser gratos pelo privilégio da vida, uma dádiva rara, diante da incomensurável grandiosidade do Universo, independentemente da fé professada, ou da ausência dela, somos seres sencientes, capazes de desenvolver soluções para resolver problemas, muitas vezes criados por nós mesmos.

Podemos amar ou odiar na mesma intensidade; podemos ajudar ou ignorar, sob os mais diversos argumentos; podemos ceder ou insistir, com ou sem a razão, mas principalmente, temos o livre arbítrio, que nos permite decidir entre o que é certo e o que é errado.

@ThiagoMoura, novamente, parabéns pelo Tópico, que nos faz reservar alguns momentos de reflexão e, @ClaudioSilvaDigital, parabéns pelo post que reitera o quão importante é isso.
E, parabéns a todos nós que temos a oportunidade de expressar nossa gratidão.

13 curtidas

Creio que esta mentalidade de identificar o mês com cada cor que lembra um cuidado uma atenção às doenças que mais tem ênfase naquele mês,merece uma agenda no google para nós e família observar como anda os nossos ao nosso redor e poder orientar quanto aos seus exames e cuidados, vamos nos atentar a esses meses que não é só 01-janeiro e sim são 12 meses com doenças típica que cada mês surge com mais intensidade. Obrgado.

9 curtidas

Grato pela vida. :pray:t5:
Grato pela família e amigos que me cercam. :pray:t5:
Grato por ter força e fazer a diferença na sociedade. :pray:t5:

11 curtidas

Esse tópico é muito relevante, @ThiagoMoura! Muito obrigado por trazê-lo à discussão. A saúde mental é como a receita secreta para a felicidade. Podemos incluir uma pitada de humor, uma colher de autoaceitação e uma boa dose de relações sociais. Experimentar diferentes ingredientes é parte da jornada para encontrar o sabor único que funciona para cada um. Vale sempre estarmos atentos e fazendo o necessário para mantê-la em dia! :purple_heart:

12 curtidas

Gostei dessa analogia, meu amigo! :handshake:

Isso é verdade… agora pouco assisti uma palestra no trabalho sobre este tema, que nos mostrou com clareza o quanto costumamos reconhecer que precisamos de ajuda e procurar um profissional, somente quando nossa “bateria mental” já está em estado crítico.

A palestrante fez até uma analogia com a bateria do celular. Quando está quase descarregando, ficamos doidos atrás de um carregador o mais rápido possível. Por vezes, se chega a descarregar, o celular leva muito mais tempo para retomar a energia e suas funções. E assim ocorre com a mente humana, mas não costumamos dar a mesma preocupação e rapidez em recarregá-la! :white_heart:

12 curtidas

Ótimo lembrete @Clezio_juca é muito importante estarmos atentos à nossa saúde o ano todo! :clap: :clap: :clap:

Cores para concientização:

Janeiro Branco: Saúde Mental.
Janeiro Roxo: Combate à Hanseníase.
Fevereiro Laranja: Conscientização da Leucemia.
Fevereiro Roxo: Conscientização da lúpus, do Mal de Alzheimer e da fibromialgia.
Março Azul Escuro: Prevenção ao câncer colorretal.
Abril Azul: Conscientização sobre o Autismo.
Maio Roxo: Conscientização das doenças inflamatórias intestinais (DIIs)
Maio Amarelo: Prevenção aos acidentes de trânsito.
Maio Vermelho: Prevenção da Hepatite.
Junho Laranja: Prevenção da Anemia.
Junho Vermelho: Conscientização da doação de sangue.
Julho Amarelo: Conscientização sobre o câncer ósseo e também as hepatites virais.
Agosto Dourado: Conscientização do Aleitamento Materno.
Setembro Vermelho: Conscientização sobre a saúde do coração.
Setembro Amarelo: Prevenção ao suicídio.
Setembro Verde: Conscientização da Doação de Órgãos e prevenção do câncer no intestino.
Outubro Rosa: Conscientização sobre o câncer de mama.
Novembro Azul: Prevenção e combate ao câncer de próstata.
Dezembro Laranja: Combate ao câncer de pele.
Dezembro Vermelho: Prevenção contra a AIDS.

12 curtidas

Parabéns @ThiagoMoura por trazer mais uma cor do calendário da saúde para conhecimento e conscientização de todos! :clap:

11 curtidas

Eu que agradeço pela interação. É sempre importante e necessário enfatizar essas datas! :pray:t3::white_heart:

13 curtidas

É verdade @ThiagoMoura . Lembrei que o mês de fevereiro é dedicado à concientização sobre o Alzheimer. E o seu tópico sobre saúde mental tem tudo a ver. É importante ficarmos atentos a sinais precoces de declínio cognitivo e se notarmos mudanças repentinas na memória ou em nosso comportamento, consultar um médico.

Li tambem que fazer palavras cruzadas/caça palavras pode ajudar a retardar os sintomas do Alzheimer. Que bom que o @ClaudioSilvaDigital sempre traz pra nós esse tipo de diversão que ajuda a passar o tempo e ainda contribui para nossa saúde! :pray:

12 curtidas

Importantíssimo, @MaxC… e o mais triste é que esse tipo de acometimento cognitivo está acontecendo cada vez mais de forma precoce. Então é super necessário cuidarmos da nossa saúde mental.

Verdade. É um ótimo passatempo para exercitar a memória e raciocínio lógico.

13 curtidas