Janeiro Roxo 💟

Olá comunidade!!

Espero que estejam todos bem e prontos para um ano cheio de desafios e oportunidades! :dizzy: :purple_heart:

A Saúde possui um calendário colorido que vem ganhando visibilidade nos últimos anos.

O calendário colorido da Saúde surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre algumas doenças/causas negligenciadas e incentivar a prevenção e o tratamento. Não existe, porém, um calendário oficial estabelecido sobre a cor de cada mês, inclusive algumas se repetem ao longo do ano.

Como as cores foram/são escolhidas?

Associações médicas podem se reunir e escolher a cor e doença/causa para determinado mês.

A cada mês uma ou mais cores fazem alusão a uma doença/causa, as campanhas mais conhecidas são o Outubro Rosa que tem como foco o combate e conscientização sobre o câncer de mama e o Novembro Azul com foco na conscientização e combate ao câncer de próstata.

Quanto maior for a divulgação, maior a chance de a cor ficar fixada na mente do público e tomar a mesma proporção que o Outubro Rosa e o Novembro Azul e para isto até monumentos e pontos turísticos são iluminados de acordo com a cor do mês.

No mês de janeiro duas cores marcam o calendário da saúde, o Branco em alusão aos cuidados com a saúde mental e o ROXO, Sim!! Janeiro também é roxo em alusão à Hanseníase, doença negligenciada e pouco conhecida da população, caracterizada por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

images (4)

No calendário da saúde o roxo também aparece no mês de fevereiro para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer, nos meses de março e agosto aparece o lilás, sendo um tom de roxo mais suave, em alusão ao câncer do colo de útero e proteção à mulher, respectivamente.

O Janeiro Roxo foi oficializado em 2016 e tem o último domingo do mês como data símbolo desde 1981, neste dia é celebrado o Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase.

O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) tem trabalhado ao longo dos anos para conscientizar a população sobre as manifestações clínicas da doença e assegurar a todos acesso ao diagnóstico e ao tratamento precoce.

No Brasil, são cerca de 30 mil novos casos da doença detectados todos os anos, é o país com o segundo maior número de casos, perdendo apenas para a Índia.

É importante que cada um faça sua parte e esteja atento ao próprio corpo, procurando orientação médica em caso de sinais e sintomas suspeitos, a hanseníase tem cura e tratamento completo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais informações sobre sinais,sintomas e tratamento :point_down:

38 curtidas

Obrigado por trazer informações detalhadas, @Limah. :clap:t4:

Tinha escutado sobre o janeiro roxo (aqui na cidade percebi que tem algumas campanhas), mas não me aprofundei tanto, é sempre bom aprender mais todos os dias, parabéns pelo tópico!

19 curtidas

Que conteúdo bacana, @Limah!

Aqui na minha cidade tem monumento iluminado de roxo nesse mês. Isso me chamou a atenção uns dias atrás e quando pesquisei o motivo fui ler sobre a questão da hanseníase. A estratégia de iluminar os monumentos funciona!

Evoluímos um bocado desde os tempos em que os infectados eram excluídos da sociedade, considerados “pecadores amaldiçoados”, e chegamos em um tempo onde existe conscientização, acolhimento, tratamento e cura! Ufa!

Obrigado pelo tópico! :purple_heart:

20 curtidas

Vlw :smiling_face:

Sim , é muito bom saber sobre tudo e este espaço nos proporciona isso!

16 curtidas

:clap: :clap:

Exatamente, e por isso o termo “Lepra” foi substituído por hanseníase com a Lei 9010/95

16 curtidas

Bem interessante! Informação para agregar! Obrigada por compartilhar com nós!

17 curtidas

Muito bem @Limah. Obrigado por trazer esse tema por aqui! :clap:

17 curtidas

Muito obrigado por trazer esse conteúdo para a Comunidade, @Limah! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::slightly_smiling_face::purple_heart::purple_heart::purple_heart::purple_heart:

Eu, como profissional da saúde, fico super contente quando vejo esse tipo de assunto sendo disseminado! Parabéns pela iniciativa! :hugs:

16 curtidas

Obrigado pelas informações @Limah

13 curtidas

Olha, eu não sabia viu! Essas informações valem ouro! O primeiro passo para a cura é a conscientização e saber que pode procurar ajuda! Muito bom! :clap:t2:

Isso mesmo!! Como sempre diz nosso amigo @Itamar, ainda pode melhorar!! :muscle:t2:

13 curtidas

Obrigada pelo tópico @Limah, eu não fazia ideia que existia o Janeiro roxo pra conscientização da Hanseníase.

14 curtidas

Parabéns pelo tópico @Limah. Essa do Janeiro Roxo não sabia, vivendo e aprendendo! :hugs::hugs::hugs::hugs:

Ainda tem Setembro Amarelo, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Obrigado pelo tempo dedicado ao tópico!

12 curtidas

Adorei o tema @Limah, parabéns!!

13 curtidas

Gratidão a tds q dedicaram um tempinho p ler sobre o Janeiro Roxo :smiling_face: :purple_heart:

Sim, @Kleber_Vieira1 e é importantíssimo, infelizmente o Elevador Lacerda, cartão postal aq de Salvador ,já foi utilizado muitas vezes para este fim :pensive: o Setembro Amarelo é muito divulgado no local.

10 curtidas

Não me fala que tu é Baiana tambem :purple_heart::purple_heart::purple_heart::purple_heart:

11 curtidas

Sim!!!

10 curtidas

Que bom saber disso minha conterrânea! :purple_heart: :purple_heart: :purple_heart:

11 curtidas

Tô sentindo que vai sair um rolê aí eim, é isso mesmo produção?!

10 curtidas

Chamar @Limah, @ranielreis e @LuisGuilhermee kkkkkkk. Encontro em Salvador!

13 curtidas

Opa chamou o bonde dos baianos #partiu :running_man::star_struck:

12 curtidas