MUITO CUIDADO com o cartão virtual

Os comentários de @durgante e @chinnonsantos entre outros são excelentes.

Como disse @durgante, a Nubank escolheu um dentre vários “modelos” de cartão virtual, no caso o modelo em que o cartão fosse permanente como o cartão físico, inclusive para ser usado em pagamentos recorrentes (ou assinaturas e outros tipos).

Seria ótimo se a Nubank disponibilizasse um cartão de uso único ou o modelo do banco da @anacaroolliinna, no entanto ele só disponibilizou um e devemos usar de acordo com a finalidade pensada para ele, pois se não nos atentarmos podemos ter problemas como o colega @Rhulio_Victor teve.

No entanto foi um conjunto de fatores que causou o problema do @Rhulio_Victor.
-Não cancelar a renovação automática no site em que ele fez o pagamento
-Uso do cartão virtual de forma “inadequada” (já que ele foi pensado para ser usado em assinaturas e renovações automáticas e não de uso único)
-E ainda juntou a função de atualização automática dos dados do cartão.

E reparem, a função de atualização dos dados esta presente justamente “como uma comodidade” no cartão virtual por ele ser usado em assinaturas. Se você não quiser desative. Já no caso de clonagem do cartão avisa-se a Nubank, ocorre o bloqueio e ela deixa de fazer a renovação automática em todos ou somente no lugar em que foi reportada a fraude.

Quanto a função de atualização automática ela é uma função implementada pela Mastercard e até pela Visa, ou seja, até mesmo em cartões de outros bancos isso pode ocorrer, bem como a mesma falta de comunicação ao usuário.

Seria igualmente ótimo que a Nubank informasse todos os clientes
de tempos em tempos sobre benefícios e funções, mas muitas informações estão disponíveis no site, FAQ, termos de uso, contrato ou outros lugares e nós não procuramos lá.

E de fato, o post serve muito bem como um aviso sobre:
-A atualização automática dos dados do cartão físico/virtual.
-Que é possível desativá-la.
-Que o cartão virtual não deve ser usado como único/descartável e;
-Que também devemos ser proativos e buscarmos informações.

1 curtida