Gostaria de saber o motivo de terem removido o tópico que criei intitulado “Dúvidas sobre Nucel e nova Caixinha Turbo”.
Por alguns dias percebi que as dúvidas não eram apenas minhas, mas de muita gente também que comentou. Porém, “misteriosamente” após eu postar as respostas do suporte comprovando que não compensa e demonstrando as desvantagens omitidas nas divulgações, foi removido.
Cadê a clareza das informações?
Vou ter que abrir um tópico repetido e começar a mesma discussão de novo?
Esta é a mensagem que recebo ao acessar meu tópico: “Este tópico está fechado. Não serão aceitas respostas novas. Este tópico não está listado. Não será exibido nas listas de tópicos e só poderá ser acessado por meio de um link direto. Este tópico foi removido da lista manualmente por um administrador ou moderador.”
Não sei se você chegou a fazer alguma outra postagem, mas eu acho que você está se referindo a um tópico que foi apenas movido para um outro que já tratava de dúvidas e esclarecimentos sobre a caixinha Turbo, não foi censurado não. Dá uma olhada aqui:
É que depois que um tópico é movido, a postagem original fica com essa mensagem de tópico fechado, mas acho que tá tudo lá.
Bom dia Fernando.
Obrigado por responder, mas na verdade eles só pioraram ainda mais.
O que chamam de “mover”, na verdade fazem uma cópia, afinal o antigo continua existindo.
Se tivessem movido para uma categoria eu até entenderia, mas jogar um tópico específico para dentro de outra discussão como se fosse um comentário, atrapalhou tudo.
O link disponibilizado para compartilhamento do tópico só fez eu trabalhar a toa nas discussões onde publiquei, pois direciona para o que foi desativado (só aparece a minha pergunta, sem nenhuma resposta e sem possibilidade de interação).
Infelizmente o fórum tá mais bagunçado que as informações sobre a caixinha.
Seria bom se o antigo link direcionasse para o novo.
Concordo. Já aconteceu comigo. Não dá para entender o motivo de não deixar um simples link para o tópico de destino, deixa transparecer que é uma medida padrão para esconder tópicos indesejados.
Pois é, uma vergonha e total falta de respeito com a comunidade que participa.
E ainda ficaram nervosinho quando falei que é censura.
É uma forma deliberada de esconder mesmo as críticas.
Do que adianta criar um tópico falando as verdades, se eles vão literalmente apagar ele? (a própria moderadora me falou que será excluído).
Muita gente se ferra fazendo aplicações e investimentos errados por omitirem as letras miúdas.
Obrigada por compartilhar sua percepção. Reforçando o que o @FernandoLacerda já comentou: seu comentário não foi censurado, e sim movido para um tópico que já reunia dúvidas e opiniões sobre a caixinha Turbo.
Quando um conteúdo é transferido, a postagem original aparece como “tópico fechado” e, em alguns casos, a exclusão é feita automaticamente pela própria plataforma. Isso não significa que a conversa foi perdida, e sim que está reunida com outras similares, pra manter a comunidade organizada.
A NuCommunity é um espaço de trocas entre clientes, onde todo mundo pode expressar opiniões (inclusive críticas) desde que com respeito e dentro das regrinhas da casa.
Vale dizer também que estamos revisando nossos processos de organização dos tópicos, levando em consideração outros feedbacks que já apareceram por aqui. Mas quero reforçar não há nenhuma intenção de prejudicar autores ou silenciar vozes.
A participação de todos é muito importante e esperamos te ver em outros tópicos também, compartilhando vivências, opiniões e ajudando a construir um espaço cada vez mais rico por aqui. Muito obrigada por contribuir
Remover a postagem, excluir a postagem, e/ou proibir que as pessoas vejam minha postagem original através do link que tinha disponível, é censura sim.
A prova disso é que sabem (e assumem) que minha crítica não será mais vista por todos que receberam (e que ainda receberão) o link original.
O que chamam de “mover a postagem”, na verdade é a exclusão de um tópico original, e inclusão dele como resposta em outro tópico. Claramente escondendo o conteúdo anterior de quem porventura quisesse vê-lo posteriormente.
É bem cômodo simplesmente ficarem movendo o conteúdo para outro local, sabendo que ele ficará inacessível.
Eu acreditaria que não tem censura aqui, se a postagem original fosse mantida e acessível alternativamente. Ou, na pior das hipóteses, fosse direcionado para o novo local.
Defender o errado, é pior que assumir o erro para corrigí-lo.
Entendo seu incômodo, @VICIOGAME, e agradeço por continuar compartilhando sua visão com a gente.
Queria esclarecer que, quando um conteúdo é migrado para outro tópico, a própria plataforma gera uma mensagem automática indicando essa mudança. Esse aviso fica visível tanto para o autor quanto para quem acessa o link original.
No seu caso, esse redirecionamento foi feito com a seguinte mensagem aqui:
Isso significa que o conteúdo continua acessível mesmo após a migração. A proposta não é esconder ou apagar opiniões, mas sim reunir conversas semelhantes no mesmo espaço. Isso ajuda outros leitores a encontrar informações mais facilmente e evita que o mesmo assunto se espalhe por vários tópicos.
Recebemos feedbacks sobre esse tipo de organização e, por isso, estamos trabalhando em melhorias no processo. E vale lembrar que tudo isso é feito por pessoas, com a intenção de melhorar a experiência na comunidade, jamais com o objetivo de prejudicar alguém.
Obrigada por levantar esse ponto e por seguir participando da NuCommunity. Estamos por aqui para continuar ouvindo e ajustando o que for preciso.
Do que adianta um aviso na postagem antiga, se vocês mesmos me disseram “Em breve ele será excluído, e a postagem continuará disponível no outro tópico”?
Boa pergunta, @VICIOGAME. O aviso gerado pela plataforma ao mover um conteúdo é mesmo temporário, e existe justamente para que o autor e outros leitores consigam localizar a nova postagem antes da exclusão automática.
Entendemos que, por vezes, isso pode causar a sensação de que o conteúdo original “sumiu” ou perdeu visibilidade. A intenção da migração nunca é diminuir a relevância do que foi dito, mas sim manter a comunidade organizada, agrupando conteúdos semelhantes em um mesmo espaço para facilitar a navegação.
Ao mesmo tempo, sabemos que o processo, da forma como está hoje, pode não estar gerando a percepção de organização que gostaríamos de transmitir – e esse ponto está sendo reavaliado com carinho. Estamos ouvindo os feedbacks da comunidade e trabalhando em melhorias para melhorar a experiência de todos.
Se a postagem é apagada deliberadamente, só vejo intenção de, não apenas diminuir a relevância do que foi dito, mas também de calar a boca de quem falou.
Não adianta de nada ter um link de compartilhamento no tópico, se depois de divulgado massivamente, pode ser excluído quando lhes convém.
Aviso temporário de nada serve, pois vai expirar. Já a crítica e o link viralizado não deveriam tem prazo validade se a empresa fosse séria.
Resumindo: apagar críticas é censura, e provei que é isto que está acontecendo.
@Viciogame, de boa cara, o que é que você acha que escreveu de tão contundente que lhe faz pensar que estaria havendo um movimento pra esconder o seu post? Não vi nada de mais… achei as dúvidas relevantes, até ajudei a trazer as respostas, mas super normal.
Às vezes eu também não curto muito as movimentações das postagens que a moderação faz, e a @erika.p já explicou que essa política de organização da NuCommunity está sendo revista. Organização é uma coisa que muitas vezes o que funciona pra um não funciona pro outro, mas faz parte, vida que segue.
Os posts estão aí, sigamos trazendo discussões interessantes aqui na NuCommunity. Bora?
Você ajudou muito, e sou grato por isso. Minha discussão está sendo com quem não reconhece o erro claro na plataforma.
Eu também não vi nada demais para esconderem o conteúdo. Exatamente essa é minha reclamação. Bastava deixá-la.
Para mim, trazer sugestão de melhoria que proporciona mais transparência e respeito pelos usuários, é uma discussão interessante sim.
Alguns não estão assumindo a censura e colocam a culpa na plataforma. Porém, se um erro ou limitação da plataforma leva à censura, não significa que ela deixa de existir (ainda mais que é deliberada por algum moderador que faz manualmente, sabendo que isso vai acontecer). Se fosse automático ainda teria alguma pouca justificativa.