Nome sujo: o que isso realmente significa?

Nome sujo: o que isso realmente significa?

É o mesmo que ter o nome negativado ou apontado nos serviços de proteção ao crédito? Como isso acontece? Quais as consequências?

Dizem que, numa época em que não existia internet nem outras tecnologias de comunicação, comerciantes se reuniam na praça para compartilhar o nome das pessoas que compravam e não pagavam – o que as deixava com o nome sujo .

Os anos passaram, as tecnologias avançaram, mas ainda é comum ouvir essa expressão por aí.

Afinal, o que significa estar com o nome sujo?

Basicamente, uma pessoa que tem o “nome sujo” é alguém que comprou um produto ou serviço, não pagou e teve seu nome apontado/negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC.

De acordo com o Serasa, fazem parte deste grupo mais de 61 milhões de brasileiros – sendo que, entre os jovens de 18 a 24 anos, 40% estão ou estiveram com o nome nessas listas, segundo um levantamento da Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC.

Como um nome vai parar nas listas de proteção ao crédito?

Quando uma empresa não recebe o pagamento de um cliente, ela avisa um ou mais órgãos de proteção ao crédito sobre a dívida.

Esses órgãos, então, entram em contato com o consumidor (por carta, telefone ou mensagem de celular) para avisar que seu nome será incluído nas listas de proteção ao crédito caso ele não pague a dívida no prazo determinado.

Se isso de fato acontecer, o nome do cliente será apontado em órgãos como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista e poderá ser consultado por qualquer empresa que tenha acesso a estas bases de dados e queira checar o histórico financeiro de alguém.

Quais as consequências de estar com o nome negativado?

Todo mundo sabe que é ruim ter o nome apontado em qualquer serviço de proteção ao crédito, mas nem todo mundo sabe como isso de fato afeta a vida das pessoas.

Como ter o nome negativado indica para o mercado que a pessoa é má pagadora, ela encontrará dificuldades para:

  • Conseguir um empréstimo ;
  • Fazer qualquer tipo de financiamento , seja de imóvel, carro ou outros bens;
  • Abrir uma conta corrente ou adquirir um novo cartão de crédito (para quem já é correntista, o banco pode bloquear o cheque especial e cancelar a emissão de novos talões de cheque).

Além disso, existe um dispositivo na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que permite que bancários sejam demitidos se tiverem o nome sujo.

Atenção com os mitos

Com exceção das instituições financeiras, empresas de nenhum outro setor podem se recusar a contratar alguém que esteja com o nome sujo. Isso é considerado discriminação e não é permitido por lei.

O mesmo vale para concursos públicos . Apenas aqueles para setores bancários e para instituições como Banco Central, Casa da Moeda e BNDES podem barrar candidatos com o nome sujo.

Além disso, quem está com o nome negativado não pode ser impedido de tirar passaporte nem visto para o exterior.

Como limpar o nome?

Para sair das listas de proteção ao crédito, o único caminho é entrar em contato com a empresa onde a dívida foi feita e negociar o pagamento .

Se o valor for muito alto e a pessoa decidir pagar em parcelas, assim que a primeira for paga a empresa deve acionar o órgão para que este retire o seu nome da lista de proteção ao crédito. Mas, caso as próximas não sejam quitadas, o nome volta a aparecer.

Para quem não consegue pagar a dívida, o nome sai automaticamente da lista de inadimplentes depois de cinco anos. Mas a conta não deixa de existir: a empresa ainda poderá entrar na justiça com a cobrança cobrar a pessoa na justiça.

Como saber se um nome está negativado?

O Serasa e o Boa Vista SCPC disponibilizam sites onde é possível consultar gratuitamente o status de um nome. Basta fazer um cadastro simples e pronto.

Já para consultar um nome no SPC, é possível acessar pelo site ou ir em algum posto de atendimento do órgão, mas ambos os serviços são pagos.

Seja para quitar uma dívida ou ficar longe das listas de proteção ao crédito, o importante é ter controle sobre as finanças e saber que as contas cabem no orçamento.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.

Fonte: Blog: Fala Nubank!

7 curtidas