Nomes e CPF's expostos (completos)

Ao exportar o extrato anual de minha conta constatei que o mesmo expõe o nome e CPF completo de todas as pessoas que realizaram transferências (TED/DOC/PIX) para mim. . Isso é muito grave! Fere a LGPD.

Desde de 2021 o Nubank vem tendo dificuldade para manter os dados de seus clientes seguros.

Façam alguma coisa a respeito!

3 curtidas

É assim que funciona mesmo, quando você faz um TED identificado a conta que recebe o dinheiro tem acesso ao CPF e nome de quem fez a transferência.

18 curtidas

Consegue dispor mais sobre o assunto? Em que parte específica essa questão entraria?

Isso ajuda muito a Comunidade a levar a informação ao Nubank.

Bem Vindo @Joao232 !

16 curtidas

Nos extratos de outros bancos não aparece o CPF e Nome Completo de quem realizou transferência para mim. Bancos que testei: Banco do Brasil, Banco Inter e Bradesco.

Entendo que o Banco tenha acesso a esses dados, mas o usuário não deveria ter, né?

Se realizo uma compra em uma loja e pago com um PIX para uma conta Nubank, automaticamente já estão com o meu CPF e Nome completo. Se 100 pessoas fazem compras nessa loja, basta eles emitirem um extrato e pronto. Podem, por exemplo, usarem esses dados para cadastrarem 100 chip de aparelhos de telefonia móvel.

Se vocês não acham isso perigoso deveriam consultar as diretrizes sobre proteção de dados.

A divulgação indevida de qualquer dado pessoal pode gerar prejuízos para seu titular. Endereços, números de CPF e de cartão de crédito não são dados sensíveis, mas podem resultar em cartões clonados e fraudes.

Pode não ser ilegal que os extratos bancários contenham o CPF completo de quem tenha realizado uma transferência, mas prefiro manter conta em um banco que não adote tal prática.

2 curtidas

Sua conta é PJ?

3 curtidas

Não.

Mas tenho conta PJ no Inter e no extrato deles também não consta o CPF de quem transfere dinheiro para mim - seja PIX, DOC ou TED.

1 curtida

Sim. Nas transferências via TED, DOC e Pix (quando a chave é o CPF ou quando você informa os dados da conta) nós também temos acesso ao CPF do destinatário.

Aparece o CPF das pessoas que enviaram transferências pra você ou das pessoas que você transferiu?

3 curtidas

Das pessoas que transferiram para mim.

Não sei se é ruim ter acesso a estes dados, já que uma conta corrente não é uma máquina de cartão, rs

Assim como quem transfere dinheiro a você tem acesso aos seus dados, você também tem acesso aos dados de quem transfere.

Claro que, conforme você disse, estes dados podem servir para gerar prejuízos, clonagens…

Eu ainda não vi uma proposta de pix anônimo ou transferência anônima.

1 curtida

Uma conta corrente pode ser semelhante a uma máquina de cartão uma vez que recebe pagamentos.

Claro que compartilhamos dados… Posso dizer meu CPF para qualquer pessoa, mas o ponto é que ao tranferir qualquer quantia para qualquer conta Nubank necessariamente você está compartilhando seu CPF, basta a pessoa que recebeu exportar um extrato.

Outra coisa, no próprio histórico de transações do Nubank isso não ocorre. Ocorre apenas ao exportarmos o extrato.

Alguém mal intencionado com CPF e nome pode fazer algo ruim.

Os extratos de outros bancos não trazem o CPF de quem realizou transferência para você… Seria por excesso de zelo ou por segurança mesmo?

1 curtida

Olha, em resumo, não sei.

1 curtida

Nenhum criminoso consegue fazer nada com o número do CPF. Isso acontecia no passado. Hoje às coisas são bem diferentes. Até na conta de energia elétrica tem o CPF. Não se preocupe com isso.

3 curtidas