Ao exportar o extrato anual de minha conta constatei que o mesmo expõe o nome e CPF completo de todas as pessoas que realizaram transferências (TED/DOC/PIX) para mim. . Isso é muito grave! Fere a LGPD.
Desde de 2021 o Nubank vem tendo dificuldade para manter os dados de seus clientes seguros.
Nos extratos de outros bancos não aparece o CPF e Nome Completo de quem realizou transferência para mim. Bancos que testei: Banco do Brasil, Banco Inter e Bradesco.
Entendo que o Banco tenha acesso a esses dados, mas o usuário não deveria ter, né?
Se realizo uma compra em uma loja e pago com um PIX para uma conta Nubank, automaticamente já estão com o meu CPF e Nome completo. Se 100 pessoas fazem compras nessa loja, basta eles emitirem um extrato e pronto. Podem, por exemplo, usarem esses dados para cadastrarem 100 chip de aparelhos de telefonia móvel.
Se vocês não acham isso perigoso deveriam consultar as diretrizes sobre proteção de dados.
A divulgação indevida de qualquer dado pessoal pode gerar prejuízos para seu titular. Endereços, números de CPF e de cartão de crédito não são dados sensíveis, mas podem resultar em cartões clonados e fraudes.
Pode não ser ilegal que os extratos bancários contenham o CPF completo de quem tenha realizado uma transferência, mas prefiro manter conta em um banco que não adote tal prática.
Sim. Nas transferências via TED, DOC e Pix (quando a chave é o CPF ou quando você informa os dados da conta) nós também temos acesso ao CPF do destinatário.
Aparece o CPF das pessoas que enviaram transferências pra você ou das pessoas que você transferiu?
Uma conta corrente pode ser semelhante a uma máquina de cartão uma vez que recebe pagamentos.
Claro que compartilhamos dados… Posso dizer meu CPF para qualquer pessoa, mas o ponto é que ao tranferir qualquer quantia para qualquer conta Nubank necessariamente você está compartilhando seu CPF, basta a pessoa que recebeu exportar um extrato.
Outra coisa, no próprio histórico de transações do Nubank isso não ocorre. Ocorre apenas ao exportarmos o extrato.
Alguém mal intencionado com CPF e nome pode fazer algo ruim.
Os extratos de outros bancos não trazem o CPF de quem realizou transferência para você… Seria por excesso de zelo ou por segurança mesmo?
Nenhum criminoso consegue fazer nada com o número do CPF. Isso acontecia no passado. Hoje às coisas são bem diferentes. Até na conta de energia elétrica tem o CPF. Não se preocupe com isso.