Nucoin vai subir?

Vale lembrar que “transações”, no indicador “Número Diário de Transações” do Nucoin Block Explorer muito provavelmente inclui qualquer registro inserido na blockchain, ou seja, de modo geral qualquer transferência de Nucoin entre carteiras na blockchain do Nucoin, o que inclui a concessão de NCN bônus quando alguém efetua uma compra no crédito ou no débito, ou compra criptos.

Esses picos aos domingos me parecem refletir muito mais o comportamento de consumo das famílias nos finais de semana do que um comportamento de negociação do Nucoin no pool de liquidez.

Aproveitando o ensejo, comecei recentemente a acompanhar os NCN distribuídos pelo Nubank como bônus (total distribuído) e os NCN que o Nubank mantém em carteira prontos para distribuir (total disponível), isto na seção “Patrocinadores” do explorer. Ainda é muito cedo para eu tirar qualquer conclusão (o período de observação ainda está muito curto), mas achei curioso notar que, apesar do aumento no número de transações na blockchain aos domingos, isto não se refletiu como aumento na quantidade de NCN distribuída como bônus. Isto me leva a concluir que o aumento no consumo no final de semana:

  1. Tem valor médio por transação menor do que o do consumo feito em dias úteis; E/OU
  2. É feito predominantemente por participantes em níveis mais baixos do NCN em comparação ao consumo feito durante os dias úteis.

Aproveito para trazer alguns insights do que venho observando. Me parece que um dia típico tem as seguintes características:

  1. O Nubank recebe diariamente 4.109.589,04 NCN, o que equivale a uma taxa de 171.232,88 por hora.
  2. Em um dia típico, o Nubank distribui uma taxa média de aproximadamente 240 mil NCN por hora. Ou seja, na média, a cada hora, o Nubank está perdendo cerca de 70 mil NCN da sua carteira de NCN disponíveis para distribuir.
  3. A taxa de distribuição de NCN ao longo de um dia típico varia entre cerca de 20 a 25 mil NCN por hora, o que acontece entre 2 e 5 da madrugada, e chega a 400 a 450 mil NCN por hora nos períodos de maior atividade (próximo da hora do almoço e próximo do fim da tarde).

Eu aqui sofrendo pra descrever acima quando eu podia simplesmente mostrar… :person_facepalming:
image

Enfim, a informação é mais curiosidade mesmo e pode não ser representativa, visto ser um período de observação ainda muito curto. Eu comecei a olhar pra esse dado mais para entender melhor essa pausa que o Nubank deu na abertura de novas carteiras. A meu ver, o Nubank está distribuindo muitos NCN em benefícios, e o programa ainda tem poucos usuários. Se o Nubank quiser voltar a crescer o número de carteiras de forma mais significativa, vai ter que dar um jeito de distribuir menos. Vale lembrar ainda que janeiro está logo ali na frente, e por volta de 24 de janeiro a distribuição da Reserva Diária dos Patrocinadores vai cair 20%.

23 curtidas