Oi, comunidade! Tudo bem com vocês?
Abrir o próprio negócio parece um sonho, até a realidade bater na porta.
Pouco dinheiro, falta de conhecimento técnico, medo de dar errado, tempo que falta, papelada que sobra… todo mundo tem uma trava diferente.
E a gente quer saber: o que mais pega pra você?
Responde pra gente aqui embaixo.
E se quiser ir além, os comentários estão abertos pra desabafar, trocar ideia, contar sua história ou só colocar pra fora o que está travando.
A gente vai acompanhar tudo de perto e, nos próximos dias, trazer caminhos que podem ajudar a tirar essa vontade do papel.
Bora nessa?
18 curtidas
O principal problema do empreendedor iniciante não é a insuficiência (ou ausência) do Capital Inicial para dar início ao negócio.
A questão maior é a falta de conhecimento em Matemática Financeira básica, essencial para avaliar se o empreendimento, por mais conhecimento técnico sobre o ramo do negócio ele tenha.
Sem esse conhecimento, a emoção prevalece sobre a razão e um negócio aparentemente rentável, poderá se mostrar, num curto espaço de tempo, inviável ou até mesmo fadado ao fracasso.
Não basta uma Linha de Crédito que supra o Capital Inicial necessário e até mesmo mantenha o Capital de Giro, por algum tempo, se o empreendedor não calcular, com muita cautela se o Faturamento Bruto será suficiente para cobrir as Despesas (Material, Estoque, Mão de Obra, Impostos, Financiamentos, Empréstimos, etc) e ainda sobrar algum recurso, que é o Lucro Líquido.
Um Algoritmo, à guisa de assessoria, alimentado com dados fornecidos pelo empreendedor permitiria uma análise mais precisa quanto a viabilidade (ou não) do negócio, antes do empreendedor obter uma Linha de Crédito para essa finalidade.
10 curtidas
Ao meu ver, é um conjunto de fatores, muitos querem empreender, mas não fazem da forma correta, como o amigo acima citou a falta de conhecimento financeiro é o básico e os empreendedores fracassam demais nisso.
Além disso vem as formas de pagamento(muitos começam nem se quer pensar nisso), localização do negócio, se tem o público alvo naquela região e se é suficiente e o principal:
Ter uma reserva de no mínimo 1 ano, antes de começar.
Pessoalmente eu acredito que o negócio quem nos escolhe, simplesmente acontece, e quando o negocio cresce organicamente sem precisar tanto de capital de banco (emprestimo e financiamento) é a melhor forma para o sucesso! Espero um dia conseguir abrir algo meu, que seja rentável e lucrativo, se Deus quiser kkkkk
8 curtidas
O que trava na hora de empreender é a burocracia, quantidade e valor de impostos excessivos exigidos pelo governo, nas três esferas.
3 curtidas
No meu ramo, vejo que muitos “quebram a cara”, por não saber administrar o recurso de terceiro.
Praticamente 70% do dinheiro que entra é do fornecedor, isso é, se não errar na compra, depois disso, sobra apenas 30% para cobrir funcionário, imposto, aluguel, energia… e uma infinidade de despesas e custos para manter a operação funcionando…
Por isso a margem de lucro que sobra no final de um supermercado é pequena.
3 curtidas