O que mais te trava na hora de empreender?

Oi, comunidade! Tudo bem com vocês?

Abrir o próprio negócio parece um sonho, até a realidade bater na porta.

Pouco dinheiro, falta de conhecimento técnico, medo de dar errado, tempo que falta, papelada que sobra… todo mundo tem uma trava diferente.

E a gente quer saber: o que mais pega pra você?

:speech_balloon: Responde pra gente aqui embaixo.

:brain: E se quiser ir além, os comentários estão abertos pra desabafar, trocar ideia, contar sua história ou só colocar pra fora o que está travando.

A gente vai acompanhar tudo de perto e, nos próximos dias, trazer caminhos que podem ajudar a tirar essa vontade do papel.

Bora nessa?

18 curtidas

O principal problema do empreendedor iniciante não é a insuficiência (ou ausência) do Capital Inicial para dar início ao negócio.

A questão maior é a falta de conhecimento em Matemática Financeira básica, essencial para avaliar se o empreendimento, por mais conhecimento técnico sobre o ramo do negócio ele tenha.

Sem esse conhecimento, a emoção prevalece sobre a razão e um negócio aparentemente rentável, poderá se mostrar, num curto espaço de tempo, inviável ou até mesmo fadado ao fracasso.

Não basta uma Linha de Crédito que supra o Capital Inicial necessário e até mesmo mantenha o Capital de Giro, por algum tempo, se o empreendedor não calcular, com muita cautela se o Faturamento Bruto será suficiente para cobrir as Despesas (Material, Estoque, Mão de Obra, Impostos, Financiamentos, Empréstimos, etc) e ainda sobrar algum recurso, que é o Lucro Líquido.

Um Algoritmo, à guisa de assessoria, alimentado com dados fornecidos pelo empreendedor permitiria uma análise mais precisa quanto a viabilidade (ou não) do negócio, antes do empreendedor obter uma Linha de Crédito para essa finalidade.

10 curtidas

Ao meu ver, é um conjunto de fatores, muitos querem empreender, mas não fazem da forma correta, como o amigo acima citou a falta de conhecimento financeiro é o básico e os empreendedores fracassam demais nisso.

Além disso vem as formas de pagamento(muitos começam nem se quer pensar nisso), localização do negócio, se tem o público alvo naquela região e se é suficiente e o principal:
Ter uma reserva de no mínimo 1 ano, antes de começar.

Pessoalmente eu acredito que o negócio quem nos escolhe, simplesmente acontece, e quando o negocio cresce organicamente sem precisar tanto de capital de banco (emprestimo e financiamento) é a melhor forma para o sucesso! Espero um dia conseguir abrir algo meu, que seja rentável e lucrativo, se Deus quiser kkkkk

8 curtidas

O que trava na hora de empreender é a burocracia, quantidade e valor de impostos excessivos exigidos pelo governo, nas três esferas.

3 curtidas

No meu ramo, vejo que muitos “quebram a cara”, por não saber administrar o recurso de terceiro.

Praticamente 70% do dinheiro que entra é do fornecedor, isso é, se não errar na compra, depois disso, sobra apenas 30% para cobrir funcionário, imposto, aluguel, energia… e uma infinidade de despesas e custos para manter a operação funcionando…

Por isso a margem de lucro que sobra no final de um supermercado é pequena.

3 curtidas