Manter as finanças organizadas e elaborar um bom planejamento financeiro são fundamentais nas finanças para casais. Pode acreditar, dinheiro é um dos principais motivos para separação e brigas em um relacionamento. Como fazer o planejamento financeiro de um casal?
Eu reuni alguns pontos básicos:
Falar sobre dinheiro é muito importante, mas ainda é um tabu em muitas casas. Que tal acabar com esse medo? Seja transparente com seu parceiro/ sua parceira. Não esconda patrimônio, rendas, muito menos dívidas! (É meu povo, isso acontece demais e destrói lares. Ainda tem gente escondendo dinheiro embaixo do colchão )
Façam um planejamento de todos os gastos: tenham uma planilha, um caderno, o que seja mais prático para vocês. Mas sempre se reúnam para anotar tudo o que entra e sai.
Dividam as contas de forma proporcional ao salário de cada um, assim ninguém vai se sentir injustiçado.
Tenham metas em conjunto de curto, médio e longo prazo: dinheiro não é só para gastos imediatos, mas é uma ferramenta importante para construir os sonhos.
Realize investimentos: Casais que poupam juntos têm maiores chances de continuarem juntos#ficaadica [ E a função “guardar dinheiro” da nuconta serve como uma ótima ferramenta para isso]
Separe o orçamento para lazer: todo mundo precisa ter um momento de descontração e nada melhor do que aproveitar sem preocupação né?!
IMPORTANTE: CELEBRAR AS CONQUISTAS - A gente foca tanto nos problemas e esquecemos de comemorar os avanços financeiros, a dívida paga, o dinheiro que sobrou no final do mês… então celebre de maneira a incentivar a alcançar mais metas.
E vocês? Já seguem essas dicas? Como é que vocês administram o dinheiro do casal? Um sabe quanto o outro ganha? As contas são divididas igualmente no final do mês ou cada um paga a sua? Vocês são a favor da conta conjunta ou não? E deixem suas dicas, quanto mais, melhor!
mas a gente compartilha rsrs, temos uma planilha no Google Docs que controlamos nossos gastos e agora que temos TED ilimitadas com o Nubank tudo se torna mais fácil, é que despesas de casa como mercados, escolas, roupas ela que administra quando eu tenho algum gasto adicional ou ela tem, sempre um fica sabendo do outro pois se baseamos através dessa planilha, no final a minha parte reunir os boletos e pagar
@mcantero kkkkk aqui a gente aprende, ensina, leva dicas pra casa, rumo à boa independência financeira e ainda salvamos relacionamentos kkkkk Bom demais! Essa comunidade é shooow!
Aqui em casa eu e minha esposa temos uma renda equivalente, então organizamos nossas contas da seguinte forma: temos um cartão do Nubank que chamamos de “Cartão corporativo” ( No caso é o que está no nome dela, pois o limite é maior que o do meu Nubank. ), aí para todas as despesas da casa, lazer, alimentação e transporte a gente usa ele e quando a fatura fecha dividimos o valor. Aí para despesas unicamente pessoal, usamos cada um, um outro cartão (no meu caso o Nubank que está no meu nome e ela o de um banco que ela possui conta a muito tempo), assim organizamos nossas despesas e não ultrapassamos a intimidade financeira um do outro.
Aqui em casa eu que administro tudo, mas tudo é muito bem falado, porque sou a louca dos valores, das barganhas, antecipações e descontos. Não gosto de pensar que ele pode achar que não sei onde gasto nossa grana (sim, administro os ganhos dos dois e os gastos fazemos em conjunto, afinal, temos uma familia e filhos).
Tudo eu mostro e digo: olha a grana voando.
Precisa ser assim, precisa haver consciência nos gastos.
Importante falar dos gastos pessoais, como falado acima. Somos casados mas ainda somos indivíduos. Aqui em casa nao foi preciso estipular limite para esse tipo de gasto, sabemos que temos e acreditamos no bom senso de cada um.
Mas sim, tudo é visto por mim (pois eu administro todas as contas e cartões) e por ele (pois instalei tudo no celular dele tbm, incluindo apps, alertas e encaminhamento de emails).
Nubank: temos duas contas mas somente uma tem cartao de crédito. Esse app esta nos celulares de ambos.
A segunda nuconta esta no meu celular de trabalho e uso ela para recebimentos de freelances que faço. Raramente uso ela para pagamentos, normalmente transfiro para a conta que tem crédito e pago por lá.
É o que tem funcionado para a gente.
“…dinheiro não é só para gastos imediatos, mas é uma ferramenta importante para construir os sonhos.” Eu adorei essa frase kk eu desde que comecei a trabalhar estou solteiro então não tive companheira para usar essas dicas, quem sabe no futuro, excelente tópico!