Os Axiomas de Zurique

Acabei de terminar Os Axiomas de Zurique e sinceramente o livro virou minha cabeça.

Esperava encontrar mais um manual sobre investimentos, cheio de gráficos e teorias, mas o que encontrei foi quase uma conversa sobre a vida, usando o dinheiro apenas como pano de fundo.

O autor fala muito sobre risco, e é curioso como ele coloca isso: tentar evitar o risco é, na verdade, o jeito mais rápido de perder oportunidades.
Essa ideia me fez pensar em quantas vezes deixei de fazer algo (um investimento, um projeto novo, até uma viagem) só por medo de “e se der errado?”.

Outra parte que ficou martelando na minha cabeça foi sobre a sorte. Ele diz que sorte existe, mas não se deve depender dela, e isso me soou tão verdadeiro quanto desconfortável.
A gente adora achar que é tudo estratégia, mas no fim, a vida é feita de decisões com um toque de incerteza.

Desde então, comecei a observar mais o que me move quando tomo uma decisão: é medo, é ganância, ou é convicção?
Acho que essa é a grande provocação do livro, ele não te ensina a ganhar dinheiro, ele te ensina a pensar como alguém que entende o jogo.

Se alguém aqui já leu, quer compartilhar sua experiencia?
Qual axioma mais te marcou?

Ou, se ainda não leu, te recomendo fortemente, é curto, direto, e faz você repensar muita coisa além do mercado financeiro.

7 curtidas

@qayrasound para contribuir com o seu tópico, segue mais um pouco sobre Os Axiomas de Zurique, de Max Gunther:

É um livro sobre investimentos que apresenta 12 axiomas principais e 16 secundários, baseados nas táticas de sucesso dos banqueiros suíços.

O livro ensina a gerenciar riscos e incertezas para aumentar o potencial de lucro em investimentos, abordando temas como risco, ganância, esperança, previsões, padrões, mobilidade e intuição.

Principais conceitos.

Gerenciamento de risco:

O livro enfatiza que o sucesso não vem da ausência de risco, mas da capacidade de gerenciá-lo e até mesmo aproveitá-lo.

Axiomas:

São regras e princípios que os banqueiros suíços estabeleceram para diminuir riscos e aumentar lucros.

Exemplos práticos:

Gunther utiliza exemplos práticos transmitidos por seu pai, que trabalhou em um banco de investimento suíço, para ilustrar como assumir riscos e administrar incertezas pode alavancar o retorno potencial.

Temas abordados:

Os axiomas cobrem diversos aspectos do mercado financeiro, incluindo a psicologia do investidor, como a ganância e a esperança, e a importância de seguir padrões e ter mobilidade.

O que o livro ensina.

Não se deixe dominar pela ganância:

Quando estiver com um bom lucro, aproveite-o e saia do negócio.

Defina metas:

Entre no negócio sabendo quanto quer ganhar e saia quando atingir esse objetivo.

Reaja ao que acontece:

O especulador de sucesso não se baseia em previsões, mas reage ao que realmente acontece no mercado.

Aposte no que vale a pena:

Só arrisque o que vale a pena ser perdido.

8 curtidas

Boa tarde @qayrasound :slightly_smiling_face:
Obrigado pela recomendação de leitura :grimacing:
Parece ser um ótimo livro :purple_heart:

4 curtidas

Catela e pânico são coisa bem distintas, deve-se arriscar quando se sabe o que está fazendo, e optar por oportunidades com possibilidades de lucros bem maiores que potenciais perdas. :relieved_face:

3 curtidas