Acabei de terminar Os Axiomas de Zurique e sinceramente o livro virou minha cabeça.
Esperava encontrar mais um manual sobre investimentos, cheio de gráficos e teorias, mas o que encontrei foi quase uma conversa sobre a vida, usando o dinheiro apenas como pano de fundo.
O autor fala muito sobre risco, e é curioso como ele coloca isso: tentar evitar o risco é, na verdade, o jeito mais rápido de perder oportunidades.
Essa ideia me fez pensar em quantas vezes deixei de fazer algo (um investimento, um projeto novo, até uma viagem) só por medo de “e se der errado?”.
Outra parte que ficou martelando na minha cabeça foi sobre a sorte. Ele diz que sorte existe, mas não se deve depender dela, e isso me soou tão verdadeiro quanto desconfortável.
A gente adora achar que é tudo estratégia, mas no fim, a vida é feita de decisões com um toque de incerteza.
Desde então, comecei a observar mais o que me move quando tomo uma decisão: é medo, é ganância, ou é convicção?
Acho que essa é a grande provocação do livro, ele não te ensina a ganhar dinheiro, ele te ensina a pensar como alguém que entende o jogo.
Se alguém aqui já leu, quer compartilhar sua experiencia?
Qual axioma mais te marcou?
Ou, se ainda não leu, te recomendo fortemente, é curto, direto, e faz você repensar muita coisa além do mercado financeiro.